Ap 7:1–8

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Os 144.000 selados - Ap 7:1–8.
- Introdução
# Os 144.000 selados são os "servos e irmãos" que devem ser mortos antes que os mártires possam ascender (5 selo - Ap 6.9-11).
# O selamento é uma continuação do episódio do colapso em Ap 6:12-17 (6 selo - parte 2 de 3).
Em Ezequiel 9, os destruidores são convocados a virem destruir a cidade. Um homem vestido de linho intervém, passando pelo meio de Jerusalém para marcar a testa de todos os que lamentam as idolatrias e injustiças da cidade, a fim de protegê-los.
Quando os anjos chegam a Sodoma, eles inspecionam a cidade e salvam Ló antes que a destruição aconteça.
Na Páscoa, quando o anjo da morte passou pelo Egito para matar os primogênitos, as casas seladas com uma marca de sangue na verga da porta eram salvas.
- Os selados em Apocalipse 7 são poupados quando o juízo chega, embora sejam "poupados" pelo martírio.
Parte 1 - Ventos, Anjos e Selo.
- Os anjos nos cantos retêm os ventos que poderiam prejudicar a terra, o mar e as árvores, mas os ventos têm autoridade para prejudicar apenas os dois primeiros: a terra e o mar (Apocalipse 7:2).
Mais tarde, os santos são imaginados como grãos e videiras (Ap 14). O salmo 1 os apresenta como árvores.
- Os quatro ventos na Bíblia representa o poder de Deus. Também apontam para os santos, o povo de Deus soprado pelo Espírito (Zacarias 2:6-7).
Os ventos simbolizam o poder destrutivo do Espírito, carregado pela Igreja.
- O versículo 2 apresenta outro anjo, subindo do leste (como o Sol), trazendo um novo dia, cura para o mundo.
O anjo é o Espírito (a presença de Jesus) que vem para selar (2Coríntios 1:22; Efésios 1:13; 4:30).
Ele coloca o selo do Deus vivo, o selo do Espírito que dá vida, naqueles que se tornam vivos por primeiro se tornarem mortos!
- o Selo com o nome de Deus e do Cordeiro pode ser também uma referência ao batismo: Nem toda pessoa batizada é massacrada por sua fé, mas o batismo marca o batizado como um mártir, uma testemunha de Jesus, que pode levar a uma cruz literal.
Agora, não um livro (Ap 5), mas pessoas são seladas. Os santos são a escrita de Deus, escrita não com tinta, mas pelo Espírito.
O selo é colocado na testa, como a placa de ouro do sumo sacerdote (Êxodo 28:36-38). Agora, um grupo inteiro é selado como santos, com acesso ao Lugar Santíssimo e ao Rei supremo.‌
Parte 2 - Os 144.00
- Os 144.000 são um número simbólico, que representa os judeus marcados e martirizados.
Apocalipse tem como ponto central a transição do antigo para o novo, de um mundo centrado em Israel e Jerusalém para um mundo organizado em torno da nova Jerusalém.
A numerologia deixa claro que se trata de um Israel. O número 144 é o quadrado de 12, o número de Israel. As tribos são enumeradas, com 12.000 de cada tribo, porque esse grupo é formado pelas tribos de Israel.
- Marcados pelo anjo, eles usam o nome do Cordeiro (Ap 14:1-5) e, portanto, são judeus cristãos. O número simboliza um Israel aperfeiçoado.
Desde o início, um grande número de judeus se tornou discípulo de Jesus. Três mil foram batizados no Pentecostes (Atos 2:41), e outros cinco mil homens creram pouco tempo depois (Atos 4:4). Paulo ouviu dos "muitos milhares (...) entre os judeus (...) que creram, e são zelosos da lei" (Atos 21:20).
Os 144.000 são judeus, e o final do capítulo 7 prevê também um grupo de crentes gentios.
- Em todo o AT, os censos são realizados para fins militares. Os 144.000 são sacerdotes militantes (Sl 110) que lutam por meio de sacrifício, oração e louvor. Eles lutam oferecendo a si mesmos, como Jesus fez.
Eles são vencedores que compartilham com Jesus sua conquista vitoriosa.
Related Media
See more
Related Sermons
See more