20/01/2024 - Bate papo com a igreja
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
PERGUNTAS E RESPOSTAS
PERGUNTAS E RESPOSTAS
COMO FOI MINHA CHAMADA PARA O MINISTÉRIO?
1Timóteo 3.1“Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.”
FAMÍLIA E MINISTÉRIO.
1Timóteo 3.4“e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito”
DOM ESPIRITUAL
Pregação e ensino. Romanos 12.6–7“tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;”
CRESCIMENTO ESPIRITUAL
Tive muitos momentos marcantes na minha vida, inclusive tenho vivido alguns deles no tempo presente, creio que todos estão contribuindo para o meu crescimento espiritual.
Filipenses 1.6“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”
Romanos 8.28“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
DEVOCIONAL, PRESENÇA DE DEUS E VONTADE DE DEUS.
Devocional - 1Coríntios 15.58“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.”
Presença de Deus -
Deus é onipresente - Deus está presente em todos os lugares e não esta limitado a qualquer local ou espaço físico.
Salmo 139.7–10“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.”
Isaías 66.1“Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?”
Entretanto Deus escolheu habitar em Sião
Salmo 132.13–14“Pois o Senhor escolheu a Sião, preferiu-a por sua morada: Este é para sempre o lugar do meu repouso; aqui habitarei, pois o preferi.”
No novo Testamento o Espírito habita os crentes com base na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, eles se tornam templo de Deus.
1Coríntios 3.16“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”
1Coríntios 6.19“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”
Isso nos leva a entender a vontade de Deus.
Deus tem sua vontade soberana ou decretiva, por meio dela Deus faz acontecer o que Ele quer.
Gênesis 1.3“Disse Deus: Haja luz; e houve luz.”
Temos Também a vontade preceptiva de Deus ou a vontade permissível.
A vontade preceptiva de Deus se acha em sua lei e seus estatutos, por ela somo governados, entretanto essa lei é violada diariamente por nós.
A vontade de Deus é que não pequemos.
João 8.11“Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.]”
Pregação expositiva . 2Timóteo 4.2“prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.”
EVANGELISMO - Anunciar as boas novas da morte, sepultamento, ressurreição e ascenção de Cristo.
DISCIPULADO - É a tarefa de treinar os crentes para se tornarem seguidores maduros de Cristo, crescendo em seu conhecimento, amor e obediência ao Senhor.
O evangelismo e o dissipulado são elementos fundamentais da missão da da igreja tornando a glória de Deus conhecida entre todos os povos.
Salmo 96.3“Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas.”
Mateus 28.18–20“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
ADORAÇÃO - Adoração esta mais ligada a uma vida com deus do que um ato publico.
João 4.23“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.”
AÇÃO SOCIAL -
Fazemos porque amamos e obedecemos a Deus, fazemos porque amamos nosso proximo, fazemos para mostrar ao mundo a obra e o carater de Deus, fazemos porque é uma ação do Espirito em nós que chamamos de frutos do Espirito.
1João 4.19“Nós amamos porque ele nos amou primeiro.”
Mateus 22.39“O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Mateus 5.13“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.”
Mt.7.16-20.
Tiago 2.26“Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.”
VIDA POLITICA DA SOCIEDADE
A igreja deve orar pela politica da sociedade, a igreja deve se submeter as autoridades estabelecidas por deus para governar, (claro que a escessao), a igreja deve alertar sempre os politicos de suas responsabilidade diante de deus.
não acredito que uma igreja deva fazer politica partidária, mas ela pode encorajar seus membros a votar corretamente, também acredito que as igrejas devem preparar pessoas para trabalharem na politica, dando-lhes uma cosmovisão cristã.
A politica em si é boa, o ruim é a politicagem, A igreja como instituição nao deve participar da politica partidaria, mas deve sim, encorajar e preparar seus membros a se envolverem.
1Timóteo 2.1–3“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,”
Romanos 13.1“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.”
DONS ESPIRITUAIS NA IGREJA - São habilidades dadas aos crentes individualmente pelo ES, a fim de equipar o cristão para o ministerio, tanto para a edificação da igreja quanto para a missão salvifica de Deus no mundo.
O dom de linguas é biblico, foi dado para a edificaça da igreja por isso é necessario que haja interpretação.
Atos dos Apóstolos 2.4–6 “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu. Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua.”
1Coríntios 14.1–5“Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis. Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando. O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja. Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.”
Os dons são diversos. 1Coríntios 12.4“Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.”
Somos batizados no Espirito na conversão.
Atos dos Apóstolos 2.38“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”
-DISCIPLINA - Autoridade divina delegada a igreja por Jesus para manter a ordem através da correção de membros que estão persistentement pecando e para o bem dos que foram pegos em pecado, para a pureza da igreja e para a glória de Deus.
Mt 18.15-20.
formativa, corretiva, cirurgica.
INTEGRIDADE - Está relacionada a inteireza de coração, que se aplica a retidão, a santidade e a um espirito irrepreensivel.
Salmo 51.10“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.”
Salmo 78.72“E ele os apascentou consoante a integridade do seu coração e os dirigiu com mãos precavidas.”
Mateus 22.37“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.”
Êxodo 28.36“Farás também uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao Senhor.”
Dizimos
2Coríntios 9.6–8“E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,”
Mateus 23.23“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!”
Malaquias 3.7–11“Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.”
SACRAMENTOS DA IGREJA
BATISMO - Jesus ordenou o batismo
Mateus 28.19“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”
Significado, Romanos 6.4“Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.”
Ceia do Senhor- Lucas 22.19–20“E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.”
1Coríntios 11.23–26“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.”