Pregação expositiva - Apocalipse 5
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 635 viewsNotes
Transcript
Jesus Cristo no controle da historia
Jesus Cristo no controle da historia
Introdução
Introdução
O Livro de apocalipse, é um livro que causa medo em muitos, um livro que fala sobre o fim dos tempos, fala sobre o Anti Cristo, sobre o Falso Profeta, sobre a marca da Besta, Grande tribulação, Satanás e um monte de coisa. Também é um livro muito difícil de se interpretar, tem muitos símbolos, coisas misteriosas como 7 taças, 7 selos, 7 chifres, o número 666 que ninguém sabe o que é exatamente, mas todo mundo cria uma teoria pra falar o que significa. De fato, é um livro que é difícil de se interpretar e entender. Mas o livro de Apocalipse não nos deve trazer medo, e sim esperança! Pois a palavra Apocalipse significa Revelação. E o Apostolo João escreve exatamente para isso: Para nos dar esperança, e nos revelar a vitoria de Jesus Cristo com a sua igreja sobre Satanás e seus demônios.
Então hoje, pela graça de Deus e ajuda do nosso amigo Espirito Santo, eu gostaria de jogar luz e trazer algumas verdades maravilhosas sobre Jesus Cristo e de como ele está no controle da historia!
PANORAMA CAPÍTULO 1 AO 4
PANORAMA CAPÍTULO 1 AO 4
Antes de dar inicio a mensagem, eu gostaria de rapidamente explicar um pouco sobre o capítulo 1 ao capítulo 4, para que possamos compreender melhor o que Deus está querendo nos dizer nesta noite.
O Apostolo João ele inicia
Dizendo o seguinte em Apocalipse 1:1-3
Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo. Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.
Então João, ele inicia falando que o livro de Apocalipse, foi uma revelação direta de Jesus Cristo, querendo mostrar para nós tudo aquilo que vai acontecer. Como foi dito anteriormente, Apocalipse significa revelação, tirar o véu, descobrir o que estava oculto.
No capítulo 1 então vai nos mostrar a visão que João teve com Jesus Cristo num corpo glorificado
e entre os candelabros alguém “semelhante a um filho de homem”, com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito. Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo. Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas. Tinha em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.
João ele se assusta e a Palavra fala que João em sua visão cai aos pés de Jesus como morto, e Jesus fala para João:
Apocalipse 1.17–19
“Ao vê-lo, caí aos seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: — Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último e aquele que vive. Estive morto, mas eis que estou vivo para todo o sempre e tenho as chaves da morte e do inferno. Escreva, pois, as coisas que você viu, as que são e as que hão de acontecer depois destas.”
No capítulo 2 e capítulo 3 João vai falar sobre as 7 igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.
Onde Jesus manda João escrever aos anjos das igrejas, aos pastores das igrejas a respeito de suas obras, ele começa dizendo “Conheço a suas obras” e isso nos mostra que nada está oculto dos olhos de Deus, os nossos pecados podem estar escondidos aos olhos dos nossos pastores, mas nada está oculto aos olhos de Deus! Cada uma das setes igrejas Jesus mostra a suas faltas: 1) perda do primeiro amor; 2) medo do sofrimento; 3) apostasia ; 4) desvio moral; 5) tinha aparência que estava viva, mas estava morta ; 6) falta de perseverança; 7) Não praticava as obras.
Mas também para cada uma tinha uma promessa: 1) Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus; 2) O Vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte; 3) Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito. Conhecido apenas por aquele que o recebe; 4) Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações; 5) O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos; 6) Farei do vencedor uma coluna no meu santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá; 7) Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espirito diz às igrejas.
Este é o livro que Jesus revela para nós a suas promessas maravilhosas, aquele que crê, aquele que persevera, aos vencedores ele tem preparado para nós coisas maravilhosas. As coisas podem ficar difíceis, mas Deus sabe o que está fazendo e está nos guiando a uma nova Jerusalém, onde enxugará nossas lágrimas e onde habitaremos com Ele para todo o sempre. Jesus Cristo ele está no controle da historia!
No capítulo 4; vai nos mostrar que João viu uma porta aberta no céu onde ele ouve uma voz o chamando para subir para mostrar a ele coisas que iriam acontecer. João então vê no céu um trono e ao redor do trono tinha também 24 tronos com 24 anciãos assentados, esses 24 anciãos são o povo fiel de Deus sendo representado pelas 12 Tribos de Israel como o povo de Deus no período do antigo testamento e os 12 Apóstolos representando o povo de Deus do novo testamento, formando apenas 1 só povo, seremos um só povo na eternidade, a igreja, a noiva de Cristo.
Adorando a Deus por toda a eternidade, como a Palavra diz em Apocalipse 4.8 “E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estavam cheios de olhos, ao redor e por dentro. Não tinham descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.””
APOCALIPSE 5.1-14
APOCALIPSE 5.1-14
1 Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro em forma de rolo escrito por dentro e por fora, e selado com sete selos.
2 Vi, também, um anjo forte, que proclamava com voz forte: — Quem é digno de quebrar os selos e abrir o livro?
3 Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele.
4 E eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.
5 Então um dos anciãos me disse: — Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para quebrar os sete selos e abrir o livro.
6 Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, em pé, um Cordeiro que parecia que tinha sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra.
7 O Cordeiro foi e pegou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono.
8 E, quando ele pegou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos se prostraram diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,
9 e cantavam um cântico novo, dizendo: “Digno és de pegar o livro e de quebrar os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação
10 e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.”
11 Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,
12 proclamando com voz forte: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor.”
13 Então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: “Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o domínio para todo o sempre.”
14 E os quatro seres viventes respondiam: “Amém!” Também os anciãos se prostraram e adoraram.
Toda a historia começa com Deus, o mundo inteiro está sob o controle de Deus e terminará segundo a vontade de Deus. Não são os presidentes, os reis, ou qualquer outra figura politica deste mundo que determinam o rumo da historia. E no livro de Apocalipse, João deixa bem claro, principalmente no capitulo 5, que Deus ele está no controle, por mais que nós quando ouvimos uma reportagem, ou sabemos de tragedias que acontecem ao redor do mundo, as guerras, as fomes e a violência, e o pior quando algo de ruim acontece na nossa vida, e a gente se vê sem saída, a gente percebe que a gente não tem o controle de nada, e nós perguntamos muita das vezes “Onde está Deus?”.
Voltando um pouco na historia, no contexto em que João viveu, com intensa perseguição aos cristãos do império romano, decapitando, crucificando, teólogos-historiadores dizem que o Apostolo João foi torturado cruelmente pelo imperador Valério e foi jogado num caldeirão de azeite fervendo e preso numa ilha isolada.
E João então tem essa experiencia maravilhosa com Deus. João vê Deus sentado no trono e isso significa poder e autoridade. Ele vê na mão direita de Deus um livro, um livro escrito por dentro e por fora, e selado com sete selos. Esse livro representa o plano, o proposito e os decretos de Deus para o mundo inteiro do inicio ao fim. Deus ele tem o controle da historia da minha vida e da sua vida, não importa a fúria de Satanás, as preocupações do mundo, a historia sempre estará na mão de Deus. E eu to pregando isso pra mim irmãos, na sexta feira foi conversado aqui sobre como nós estamos e o que devemos melhorar, cada um compartilhou um pouco daquilo que está passando, as preocupações e as dificuldades e como cada um tem tentado melhorar. Cheguei a comentar com os irmãos que tem dias que eu com a cabeça lá no futuro esquecendo de viver o presente, as preocupações do mundo as vezes toma o meu coração: “será que vou conseguir fazer isso”, “como vou fazer isso” A Thayla até comentou que “Depressão é ficar preso ao passado, e a ansiedade é excesso de futuro estando no presente” Mas muita coisas não estão nas nossas mãos, aquilo que está nas nossas mãos, nós devemos fazer, pastor sempre dá esse exemplo na passagem de Lázaro, Jesus realiza o milagre e ressuscita Lázaro mas o natural que é tirar a pedra ele pede os discípulos. Se você nesta noite, está passando por isso, com ansiedade, depressão, com o coração cheio de duvidas e preocupação, está mensagem é para você, Jesus tem um convite pra você “Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo, e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”
João vê o livro da historia escrito por dentro e por fora. o Futuro está nas mãos de Deus.
Versículo 2-3
2 Vi, também, um anjo forte, que proclamava com voz forte: — Quem é digno de quebrar os selos e abrir o livro? 3 Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele.
Essa palavra “Digno” ela é importante aqui nesse versículo, ela demonstra que ninguém poderia se aproximar do trono e abrir o livro, não poderia nem olhar para ele. E ser “digno” aqui não se refere a uma capacidade ou habilidade especial, mas se refere a qualificação para cumprir uma tarefa. No céu, na terra nem debaixo da terra se encontrou tal pessoa, Miguel, Gabriel, Abraão, Moisés, Paulo, Pedro, Maria. Ninguém foi encontrado digno para abrir os sete selos. Ninguém pôde desvendar o desenrolar da historia. Como foi falado aqui na sexta-feira, as vezes nós vemos as pessoa com um pré julgamento e não sabemos da historia da pessoa, eu já errei nisso também, muita das vezes são os próprios familiares que lançam palavras de maldição dizendo que você não consegue, que isso que você está fazendo não é para você, julga sua vida e a sua historia por um erro que aconteceu, e você então aceita essas palavras e começa a se diminuir, se menosprezar, acaba não vivendo a sua vida por causa das coisas que os outros falaram para você. Davi disse no Salmo 139.16
Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia.
Versículo 4
E eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.
João chorava diante dessa informação, ninguém respondeu ao chamado do anjo, demonstrando a indignidade de cada um, não houve ninguém digno de quebrar 7 selos e abrir o livro. Se permanecesse selado este livro, os propósitos de Deus não seriam realizados. Abrir o livro, não significa apenas revelar o plano de Deus, mas também executa-lo. O numero 7 significa completo. O Livro está totalmente selado. A Historia está totalmente completa. A Historia da nossa vida sem Deus é um livro selado. Só Deus pode dar sentido à historia e à sua vida.
E o choro de João é também o nosso choro, a gente vê o mal, as tragédias, a violência, as coisas bizarras que acontecem até mesmo entre família, jovens se entregando cada vez mais as drogas e a prostituição, a gente olha e pensa que realmente está tudo perdido, que não tem jeito.
Versículo 5
5Então um dos anciãos me disse:
— Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para quebrar os sete selos e abrir o livro.
Mas o anjo se dirige a João e fala “ Não chore”. Há consolo para nós diante de todo o caos: “Não chores” Às vezes, choramos como João com medo do futuro. O que vem pela frente? Como será o meu amanhã? Mas a voz que ecoa do céu, a voz do Anjo, diz: “Não chores”.
O digno que estava sendo procurado, ele foi encontrado. Existe um alguém capaz de dirigir a historia e dar sentido à vida. A Solução da historia está em Jesus. O livro está nas mãos de Jesus. Ele tem todo o poder e toda a autoridade. Jesus venceu para abrir o livro. Ele é o Leão da tribo de Judá e a Raiz de Davi. Ele venceu o diabo, o mundo, o pecado e a morte. E ele como o único digno quebrou os sete selos e abriu o livro. Gloria a Deus!
Versículo 6
6Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, em pé, um Cordeiro que parecia que tinha sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra.
João vê no meio do trono, um Cordeiro que parecia que tinha sido morto. Mostrando que a vitória de Jesus foi conquistada na cruz. João o vê em pé que demonstra ação e poder. Ele tinha 7 chifres: O chifre é simbolo da força, e com seus sete chifres ele possui toda autoridade para governar no céu e na terra. Ele tem 7 olhos, visão total, ele é capaz de observar tudo o que acontece no universo; nada escapa à sua atenção. 7 Chifres e 7 Olhos que são os 7 Espirito de Deus. Os 7 espiritos enviados por toda a terra é a plenitude perfeita do Espirito Santo atuando no mundo, como lá em Gênesis que o Espirito se movia sobre as águas. Isso tudo é basicamente o que nós conhecemos como Onisciência, Onipotência e Onipresença de Deus.
Versículo 7 e 8:
7O Cordeiro foi e pegou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono. 8E, quando ele pegou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos se prostraram diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,
O Cordeiro, recebeu, pegou o livro da mão do que estava sentado no trono. E quando ele pego o livro toda criatura se prostrou diante do Cordeiro e começaram a adorar. Eles tinham taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
E a primeira coisa pratica que eu queria trazer hoje a noite, algo que falo pra mim, é que tudo isso deve nos levar a oração, as orações fazem sentido. Orar é falar com quem está com o livro da historia nas mãos. É falar com quem tem autoridade no céu e na terra, o todo poderoso Jesus Cristo! No Salmo 141.2 Davi ele vai falar:
Recebe a minha oração como se fosse incenso, e que as minhas mãos levantadas sejam como a oferta da tarde!
Jesus ouve as nossas orações, ele sonda os nossos corações, ele sabe quando a gente deita, quando a gente se levanta, ele tem cuidado sobre nós, como um verdadeiro Pai tem com o seu filho. A Palavra nos diz em Tiago, “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós” Temos que busca-lo de todo coração, busca-lo no secreto, entregar a nossa vida, os nossos caminhos, a ELE, pois somente Ele tem o controle sobre todas as coisas.
E a Palavra continua com um cântico no céu, os seres viventes e os 24 anciãos prostrados, adorando o Cordeiro e aquele que está assentado no trono, dizendo:
Apocalipse 5.9-10
9 e cantavam um cântico novo, dizendo: “Digno és de pegar o livro e de quebrar os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação 10 e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.”
O Primeiro hino os 24 anciãos adoram o Cordeiro, por quebrar os selos e abrir o livro. O louvam pelo seu sacrifício na cruz, e pela nossa salvação, “nos compraste para Deus” E no verso 10 eles dizem que Deus nos constituiu reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra. Primeiramente essa passagem nos mostra que os que foram comprados, são colocados no reino de Deus, depois são feitos sacerdotes e por fim recebem o privilégio de reinar como reis no reino de Cristo.
Apocalipse 5.11-12
11 Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, 12 proclamando com voz forte: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor.”
Quando João diz milhões de milhões e milhares de milhares é algo incontável, e todos eles adorando ao Senhor, imagina isso irmãos, um louvor estrondando o céu, e eles adoram os feitos e os atributos de Jesus: A sua morte, que nos trouxe a salvação, o poder, a riqueza, sabedoria, força e honra, Eles estavam louvando e adorando Jesus por quem ele é. E isso nos ensina muito.
Apocalipse 5.13-14
13 Então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: “Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o domínio para todo o sempre.” 14 E os quatro seres viventes respondiam: “Amém!” Também os anciãos se prostraram e adoraram.
E essa terceira parte de adoração, termina com todos os seres no céu, na terra e debaixo da terra adorando aquele que está sentado no trono e ao Cordeiro. E todos finalizam com um grande e alto “Amém”.
Conclusão
Para terminar queria trazer alguns pontos que eu queria destacar.
1º Deus ele está no controle da historia. Nada está fora do seu controle, tudo foi feito por meio de Jesus e sem ele nada do que foi feito se fez, tudo é Dele por Ele e para Ele são todas as coisas. Saia daqui hoje sabendo que Deus ele está em pleno controle de tudo que acontece na sua vida.
2º Que Ele ouve todas as nossas orações, as nossas orações sobem como incenso ao Senhor, tudo está registrado no seu livro, tudo está registrado no livro Daquele que tem o controle de todas as coisas no céu e na terra, e isso deve nos incentivar a oração constante e confiar de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus!