A VOLTA DE CRISTO DEVE SER O COMBUSTIVÉL DA LUTA CRISTÃ. 1TM 6.13-16.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
PRESERVANDO A FÉ IMACULADA E IRREPREENSÍVEL.
PRESERVANDO A FÉ IMACULADA E IRREPREENSÍVEL.
Não sei se você já se perguntou se vale a pena lutar pelo cristianismo, lutar pela sã doutrina, afinal de contas as falsas doutrinas se multiplicam e tem ganhado inúmeros adeptos, enquanto que aqueles que vivem e querem espalhar a sã doutrina são por vezes zombados, taxados de atrasados ou coisa desse tipo. isso causa desanimo no cristão as vezes e por isso nós temos a necessidade de receber incentivos para continuar lutando.
pois bem, esse não é um problema somente nosso, esse é um problema que a igreja enfrentou no decorrer das eras, Paulo tinha consciência da apatia humana e dessa necessidade que o ser humano tem de receber incentivos, Timóteo não era diferente e isso pela maneira que ele foi tratado por alguns que se desviaram da fé, olha o verso 20, Timóteo foi muitas vezes acusado falsamente.
depois de dizer a Timóteo pelo que ele deveria lutar e que este era o bom combate agora ele vai dizer o porque ele deve lutar. em outras palavras ele vai dar o combustível para essa luta.
pense em todo o contexto dessa carta irmãos, Timóteo é um pastor jovem que está assumindo a pedido de Paulo a igreja de Éfeso que esta cheia de falsos mestres, esses falsos mestres tinham argumentos embora infundados mas tinham e com certeza havia irmãos que os apoiavam, Timóteo tinha que enfrentar isso sozinho, diante disso Paulo faz esse apelo a Timóteo e estabelece base para esse apelo.
1º PAULO INVOCA DEUS QUE A TODOS DA VIDA V.13.
paulo descreve Deus como o doador, o sustentador da vida de todas as criaturas, existe uma intima ligação de Deus em relação avida de suas criaturas e o evangelho de Cristo. na verdade não há vida fora do evangelho, Paulo ao escrever a carta aos Efésios ele deixa claro para eles que Cristo com sua morte na cruz é que restaura tudo aquilo que o pecado danificou, a harmonia na criação é restaurada por causa de Cristo, sem evangelho sadio não há cristianismo e sem cristianismo não há vida.
aqui esta o primeiro motivo pelo qual devemos lutar cotidianamente pela sã doutrina, a vida está na santo e puro evangelho.
2º A MORTE DE CRISTO V.13
Paulo fala da boa confissão de Cristo diante de Pilatos, Paulo nos trás aqui teologia histórica, o credo dos apóstolos nos diz que ele padeceu sobre o poder de Poncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado.
Cristo manteve a boa confissão e mesmo assim foi morto. o que Paulo esta dizendo é que a morte não é o fim para o Cristão, embora o cristão possa se tornar um mártir, ainda assim não é o fim, porque Cristo morreu, mas ressuscitou.
veja que Paulo não diz que é fácil manter a sã doutrina, é uma luta constante e pesada e pode até terminar em martírio, no entanto não devemos desanimar porque Cristo venceu a morte por nós e nele nós temos vida.
3º A VOLTA DE CRISTO V.14.
Paulo está tão certo desse evento como também está incerto quanto a seu tempo. ele lembra a Timóteo que Cristo vai voltar e quando voltar dará a recompensa a seus fieis.
Paulo sabe que o cumprimento desse evento está nas mãos de Deus “se fará cumprir no devido tempo”.
o que Paulo quer então trazer a mente de Timóteo é que como cristãos nós precisamos entender que Deus é, compreendendo isto a luta ficará mais fácil, nós conseguiremos confiar e deixar as coisas em sua mão somente se conseguirmos entender quem deus é, entendendo quem ele é, mesmo em face da morte nós conseguiremos lutar pela sã doutrina.
por isso Paulo vai encerrar essa parte com uma doxologia.
(A)- DEUS É A AUTORIDADE SUPREMA (REI DOS REIS).
em outras palavras, ele é invencível, ele domina sobre as autoridades humanas e não há autoridade humana que o possa desafiar.
(B)- ELE É IMORTAL.
o tempo não causa mudança nele, ele não envelhece, ele não se enfraquece, Deus é o único que tem vida em si mesmo, a alma humana é imortal, mas essa imortalidade é comunicada a ela, Deus comunica imortalidade a alma humana, a Deus ninguém comunica, ele possui imortalidade em si mesmo, ele tem vida em si mesmo.
(C )- DEUS ESTA ALÉM DOS PECADORES (É INACESSÍVEL).
Deus não pode ser dominado por nada e por ninguém, ele está longe do alcance de pecadores, é ele que vem a nós e não nós que vamos a ele, se você teve o privilégio de ter a mente iluminada, se entendeu os atos de Cristo é porque ele veio até você e te deu essa graça.
(D)- DEUS É INVISÍVEL.
ele está além da compreensão humana, só podemos conhecer na medida que ele se dá a conhecer. se ele não se fizer conhecido a nós jamais o conheceremos.
e ele se fez conhecido na pessoa de seu Filho Jesus Cristo de Nazaré.
Paulo conclui essa parte com o louvor costumeiro “a ele honra e poder eterno. Amém”.
Paulo conclui essa carta lembrando que os homens não devem depositar esperança em nada nesta vida, tudo que temos ajuntamos aqui é instável, volúvel, não tem sustentação, devemos nos prender aquilo que Deus é e desfrutar de suas dadivas com prazer, praticando boas obras e sendo generosos com os necessitados.
IMPLICAÇÕES:
a vida cristã é cheia de desafios, nós vimos isso hoje pela manhã, a nossa vida não deve e nem pode ser vivida em torno de nós mesmo, mas sim em torno do reino e do Rei.
nesses desafios por vezes precisaremos de incentivos, de receber animo, quando estivermos assim devemos conversar com nossos irmãos buscando força uns com os outros, mas acima de tudo devemos nos lembrar de quem Deus é, ele é o doador da vida, lembrar de tudo o que ele fez, ele veio a nós nos seu amado Filho, Filho esse que manteve a boa confissão mesmo diante da morte, mas venceu, venceu a morte, venceu o inferno e venceu o pecado.
deu o bardo de vitoria por nós, por todos aqueles que lutam pela sã doutrina.