Fp 4.10-13 - Contentamento em qualquer circunstância

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 27 views
Notes
Transcript

Introdução

Captação

Criança que descontou a briga porque “tudo posso naquele que me fortalece”

Contexto

Muitas vezes não compreendemos muitas coisas em nossas vidas pela falta de perspectiva a respeito do nosso relacionamento com Deus e de quem Deus é. Quantas vezes nos enganamos com falsas promessas ou expectativas do que achamos que é o evangelho ou do que significa “tudo posso naquele que me fortalece” várias vezes esquecemos de quem Cristo é o que ele fez e passou ou não lembramos que o tema da carta é a alegria em qualquer circunstância e que Paulo ao escrever estava preso provavelmente em Roma por causa do evangelho.
Assim essa é uma verdade absoluta podemos todas as coisas em Cristo, isso não quer dizer que teremos uma vida tranquila ou podemos ter tudo o que desejamos como muitas vezes é a compreensão preferida de muitos. Ao contrário quando entendo quem Cristo é, não importa a circunstância que eu esteja enfrentando em minha vida, quando eu o conheço e, por isso, posso tudo tanto viver com abundância quanto passar necessidade e ainda assim ser agradecido por tudo o que eu tenho seja nos bons tempos ou nos tempos difíceis.

O Segredo do contentamento é conhecer a origem adequada (12-13)

Paulo o Apóstolo que estava preso em Roma poderia ter tudo em sua vida para reclamar de Deus e até acusar Deus de injusto, afinal outras vezes livrou os santos na história e em dado momento até mesmo Pedro fora libertado da prisão. Mas ele, apesar de apóstolo aos gentios dedicado, havia sofrido muito pelo evangelho. Usando expressões como completar as dores de Cristo ou sofrer as dores de parto pela igreja de Cristo. Apesar de tudo isso quando escreve essa carta ele estava preso exatamente por pregar esse evangelho vitorioso de salvação.
Paulo entende adequadamente esse evangelho que não tinha a ver com a prosperidade financeira e terrena, mas com o reino eterno do filho de Deus que viera a terra se identificou com os pecadores, mas não pecou assumindo o lugar deles para salvação, justificação, propiciação e reconciliação com Deus santo justo amoroso e poderoso.
Desse modo independente das circunstâncias que ele vivesse tinha a convicção que eram passageiras e sua esperança estava na eternidade. Portanto apesar de agradecer os Filipenses pelo apoio e ajuda ele entendia que independente do apoio deles Jesus e a convicção de sua obra poderosa definitiva vitoriosa na cruz eram a fonte de sua alegria sobrenatural.
De modo que independente das circunstâncias que estejamos vivendo precisamos estar contentes, afinal a salvação eterna nos alcançou e Cristo e sua obra deve ser fatores motivadores que não mudam independente do que aconteça. Sabemos que a nossa vida não depende das coisas desse mundo, mas da eternidade.

Princípios Eternos

Quando conheço a origem da minha força sou alegre independente das circunstâncias
Cristo é tudo que eu preciso em qualquer situação da minha vida
A esperança do evangelho está na eternidade
Podemos passar necessidade e estarmos contentes em Cristo, pois ele nos sustenta
O evangelho verdadeiro não nos garante ausência de sofrimento, mas o sustento para atravessá-lo
Não preciso de sucesso para ter a alegria plena Cristo é tudo que necessitamos
Nossa esperança está na eternidade e obra de Cristo, não naquilo que eventualmente ele possa me dar.
Origem do verdadeiro contentamento é sobrenatural e não é compreendida pela capacidade humana

O SENHOR que fortalece é a razão do contentamento

Desafio

Seja motivador de contentamento na sua comunidade
Ore para desfrutar o verdadeiro contentamento que vem de Deus
Related Media
See more
Related Sermons
See more