Aprendendo sobre resiliência com Neemias
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 28 viewsNotes
Transcript
Handout
Introdução
Introdução
Boa noite queridos irmãos, estamos aqui hoje para fecharmos a nossa série de mensagens sobre o livro de Neemias. Passamos o mês de janeiro inteiro refletindo sobre este livro e sobre a história deste grande homem que foi usado por Deus.
Com ele já aprendemos lições importantes sobre:
Liderança (todo o livro),
Planejamento (desde o início do livro quando ele resolve voltar para Jerusalém já tem um plano),
Quebrantamento (se prostra diante de Deus pelos pecados do povo,
Coragem (controem o muro com uma arma na mão e a colher de pedreiro na outra),
Determinação (superam as adversidades e terminam o muro que estava destruído há quase 100 anos em 52 dias),
Arrependimento (leva o povo a reconhecer o seu pecado e caminhar segundo a Lei de Deus), dentre muitas outras coisas.
E hoje eu queria concluir o livro refletindo um pouco sobre resiliência! E como aprendemos isso através da vida de Neemias.
“Resiliência: o que é o que você precisa saber sobre suportar as adversidades. Resiliência é a capacidade de se adaptar em situações difíceis ou de fontes significativas de estresse. Capacidade natural para se recuperar de uma situação adversa, problemática; superação.”
Vivemos em uma sociedade imediatista que desiste de tudo muito fácil. Queremos tudo na mesma hora e não sabemos esperar por nada. Cada vez menos nos dedicamos a fundo em algo que queremos. Na primeira adversidade já deixa pra lá e vai buscar outra coisa.
Exemplo Manoela e Pietra
O texto de hoje está no capítulo 13, o último do livro. Mas para entendermos melhor o contexto, precisamos olhar para o capítulo 9 e 10 de forma rápida.
No capítulo 8 que o Gileade pregou hoje, a Lei de Deus é lida para o povo, no capítulo 9, o povo se arrepende e confessa os seus pecados
Neemias 9.32-33 ““Agora, portanto, nosso Deus, ó Deus grande, poderoso e temível, fiel à tua aliança e misericordioso, não fiques indiferente a toda a aflição que veio sobre nós, sobre os nossos reis e sobre os nossos líderes, sobre os nossos sacerdotes e sobre os nossos profetas, sobre os nossos antepassados e sobre todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até hoje. Em tudo o que nos aconteceu foste justo; agiste com lealdade mesmo quando fomos infiéis.”
No capítulo 10, eles renovam a aliança com Deus
Neemias 10.29–32 “agora se une a seus irmãos, os nobres, e se obrigam sob maldição e sob juramento a seguir a Lei de Deus dada por meio do servo de Deus, Moisés, e a obedecer fielmente a todos os mandamentos, ordenanças e decretos do Senhor, o nosso Senhor. “Prometemos não dar nossas filhas em casamento aos povos vizinhos nem aceitar que as filhas deles se casem com os nossos filhos. “Quando os povos vizinhos trouxerem mercadorias ou cereal para venderem no sábado ou em dia de festa, não compraremos deles nesses dias. Cada sete anos abriremos mão de trabalhar a terra e cancelaremos todas as dívidas. “Assumimos a responsabilidade de, conforme o mandamento, dar anualmente quatro gramas para o serviço do templo de nosso Deus:”
3 grandes pontos de renovação:
- Manutenção da casa de Deus, com dízimos e ofertas
- Preservação do sábado, sem comércio neste dia
- Não ao casamento misto
Retorno de Neemias ao palácio, fica fora por 12 anos e retorna novamente para Jerusalém
Aí lembram que lá no início havia pedido uma liberação para o rei para que voltasse para Jerusalém somente por um período? Então, ele vê que ta tudo certo, que cumpriu o seu propósito, muro reconstruído, povo arrependido, aliança renovada, ta na hora de voltar para o meu trabalho com o rei que permitiu que eu viesse até aqui. E assim ele volta para Susã ser copeiro do rei, passa 12 anos longe de Jerusalém e retorna no capítulo 13, que é o texto de hoje.
Quando Neemias volta, adivinha qual é a situação do povo? Novamente todo entregue as práticas que desagradavam a Deus.
Agora Neemias ta de volta ao lugar que ajudou a reconstruir e novamente tudo o que havia feito parecia ter ido por água abaixo. Ele tinha duas opções, ou retornar novamente para o seu trabalho ou encarar tudo de novo.
Prioridade devem ser as coisas de Deus
Prioridade devem ser as coisas de Deus
durante todo o livro prioriza as “coisas de Deus” ao invés de benefícios seculares
Vimos durante todo o livro que Neemias sempre priorizou as coisas “espirituais” aos benefícios seculares, vamos dizer assim. Ele abriu mão do seu conforto de viver no palácio para retornar para Jerusalém, ele se quebrantou diante de Deus assumindo a responsabilidade pelos pecados do povo. Ele reconstruiu o muro, mas deixou claro que o povo precisava se arrepender e renovar a sua aliança.
E aqui novamente vemos Neemias priorizar a correção das coisas erradas que estavam acontecendo na casa de Deus.
Lembram os 3 pontos que o povo havia prometido que seria fiel? Manutenção do templo, guarda do sábado e casamento misto? Então, eles caem nos 3
V 4-9 - Tobias era inimigo de Neemias, ele tentou de todas as formas fazer com que os muros não fossem reconstruídos. E quando Jeremias volta, ele tem uma sala só pra ele dentro do templo. A sala onde ficavam as ofertas, agora tem um inimigo de Deus habitando.
V 10-11 - Eles param de trazer as ofertas e dízimos para a casa de Deus, com isso os levitas, que trabalhavam no templo e viviam dessas ofertas, são obrigados a irem trabalhar em outras coisas para sobreviver.
V 16-21 - Voltam a comercializar coisas no sábado, que era o dia do Senhor.
V 23-27 - Eles novamente se casam e entregam suas filhas para mulheres estrangeiras.
O profeta Malaquias provavelmente profetizou por esse tempo, ou durante essa ausência de Neemias, ou logo após o ministério de Neemias, o contexto era o mesmo. E ele escreve assim:
Malaquias 1.6–10 ““O filho honra seu pai, e o servo, o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem?”, pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. “São vocês que desprezam o meu nome! “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira temos desprezado o teu nome?’ “Trazendo comida impura ao meu altar! “E mesmo assim ainda perguntam: ‘De que maneira te desonramos?’ “Ao dizerem que a mesa do Senhor é desprezível. “Na hora de trazerem animais cegos para sacrificar, vocês não vêem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também não vêem mal algum. Tentem oferecê-los de presente ao governador! Será que ele se agradará de vocês? Será que os atenderá?”, pergunta o Senhor dos Exércitos. “E agora, sacerdotes, tentem apaziguar Deus para que tenha compaixão de nós! Será que com esse tipo de oferta ele os atenderá?”, pergunta o Senhor dos Exércitos. “Ah, se um de vocês fechasse as portas do templo! Assim ao menos não acende…”
O povo de Deus novamente havia se esfriado; O culto acontecia, mas agradava somente a eles mesmos e não a Deus.
As ofertas, sacrifícios e orações eram feitas de maneira desleixada, aos poucos o espiritual foi deixando de ser prioridade em suas vidas
Deixam líder político e não espiritual se infiltrar
Deixam de ter um coração generoso
Não priorizam mais a adoração a Deus
Se misturam com o mundo e o profano e sagrado vivem juntamente - Não se indignam mais com o pecado
Com isso deixaram um líder político e não espiritual se infiltrar dentro da igreja, que pensava apenas em seus próprios benefícios.
Outro sinal foi a falta de generosidade nas ofertas e nos dízimos, o templo não cumpria o seu papel e a comunidade não contribuía para que eles fizessem o melhor. E irmãos, fica aqui um aprendizado, a generosidade da igreja é um ótimo termômetro para sabermos como anda a vida espiritual da mesma. Tanto agindo diretamente em missões, como contribuindo. E graças a Deus essa é uma igreja missionária e generosa, mas para esse projeto, graças a Deus recebemos algumas doações volumosas de alguns irmãos, mas em quantidade de doações, é o ano que menos temos disparado! Fica o reforço para participarem também e contribuírem com generosidade para a obra de Deus.
Depois disso já não se importavam mais em guardar um dia para a adoração do Senhor, já não era mais necessário, podia dividir as atenções com o trabalho e outras coisas. E por fim já estavam entregando novamente suas filhas e se casando com mulheres estrangeiras, o pecado já faz parte da rotina e não se indignam mais com ele
Priorizando as coisas do reino, naturalmente seremos mais resilientes pois saberemos que estaremos no propósito correto, no caminho correto, com Deus ao nosso lado, seremos mais fortes!
Irmãos, quando não priorizados as coisas do reino, naturalmente seremos menos resilientes. Quando priorizamos a comunhão com Deus, naturalmente estaremos mais fortes, mais capacitados, mais direcionados para superar as dificuldades quando elas aparecerem. Neemias tinha tudo para largar o povo de lado e seguir sua vida, já havia feito muito. Mas não, ele sabia que seu propósito de vida era direcionar aquele povo e ele permanece!
Tenha com quem compartilhar as adversidades
Tenha com quem compartilhar as adversidades
Para sermos resilientes precisamos de pessoas ao nosso redor que nos ajudem
Neemias foi um baita líder, porém quando ele saiu, tudo desmoronou novamente. Não sabemos ao certo a quem Neemias delegou a tarefa de conduzir ao povo, não sabemos se ele compartilhou o seu conhecimento com alguém, a bíblia não nos dá informação suficiente sobre isso. Mas vemos que na sua ausência o trabalho cai e com isso podemos ver que precisamos de pessoas para caminhar conosco.
Precisamos dividir nosso fardo, mesmo que já sejamos líderes em nossa empresa, igreja, família ou qualquer outro local. Com o apoio das pessoas certas, que também priorizam as coisas do reino, podemos ir mais longe!
Maridos e mulheres, dividam o fardo! Caminhem juntos para os mesmos objetivos! Essa semana tive uma conversa com a Natália. Falei, amor, precisamos caminhar mais juntos. Ok, somos diferentes, mas precisamos compartilhar das mesmas coisas, das mesmas dificuldades. Não adianta você se sentir sozinha nas suas tarefas e eu sozinho nas minhas, precisamos nos ajudar e dividir nossos fardos.
E se você é liderado por um grande líder, não deixe tudo sobre as costas dele. Se coloque a disposição, ajude-o a dividir as tarefas, não dependa somente dele para tudo, pois se ele for embora como Neemias foi, como você ficará? Como você ficará se seu superior do trabalho for embora? Como você ficará se seu marido for embora? Como você ficará se seu pastor for embora?
Se desenvolva junto dele, e mesmo que ele for meio centralizador, ajude-o a delegar.
Lembre-se que você está fazendo tudo para Deus
Lembre-se que você está fazendo tudo para Deus
Por 3 vezes Neemias faz uma oração parecida nesse capítulo:
Neemias 13.14 “Lembra-te de mim por isso, meu Deus, e não te esqueças do que fiz com tanta fidelidade pelo templo de meu Deus e pelo seu culto.”
Neemias 13.22 “Então ordenei aos levitas que se purificassem e fossem vigiar as portas a fim de que o dia de sábado fosse respeitado como sagrado. Lembra-te de mim também por isso, ó meu Deus, e tem misericórdia de mim conforme o teu grande amor.”
Neemias 13.31 “Também estabeleci regras para as provisões de lenha, determinando as datas certas para serem trazidas, e para os primeiros frutos. Em tua bondade, lembra-te de mim, ó meu Deus.”
Porque será que Neemias pede tanto para que Deus se lembre dele?
Pois provavelmente ele estava com o coração aflito por passar por aquelas dificuldades. E ao pedir para que Deus se lembre dele, em outras palavras ele está deixando claro que ele está fazendo aquilo pelo Senhor.
É tipo um “se fosse por eles eu não faria, mas estou aqui pelo Senhor, então por favor lembre-se de mim
Paulo diz:
Colossenses 3.23–24 “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”
Ah Gregory, é muito clichê dizer isso. Quando eu estou trabalhando, eu quero ser promovido para ter uma melhor condição financeira e ali eu lido diariamente com meu chefe e não com Deus.
Devemos priorizar as coisas do reino, assim estaremos em comunhão com Ele e saberemos que nosso propósito de vida nessa terra é glorificar o nome Dele, assim seremos mais resilientes
Sim, eu sei disso, mas precisamos entender o que isso quer dizer. Lembra do primeiro ponto? Onde devemos priorizar as coisas do reino? Partindo do pressuposto que estamos cumprindo isso, sabemos que nosso maior objetivo de vida é glorificar a Deus com nossas vidas, então eu sei que tudo o que eu tenho que fazer, por fim, tem que ser para glorificar o nome do Senhor e Ele ser visto através da minha vida.
Então eu vou lutar para superar as dificuldades para ser um melhor funcionário pois eu sei que dessa forma eu estarei glorificando a Deus e como consequência serei abençoado com um salário melhor.
Da mesma forma na minha família, vou lutar mais pelo meu casamento para que as pessoas vejam a Cristo através dele.
Vou lutar para ser um melhor pai para que outras pessoas vejam isso e se aproximem de Cristo.
Terei um melhor ministério para que mais pessoas sejam salvas!
E assim em todas as áreas das nossas vidas.
Conclusão
Conclusão
Precisamos ser mais resilientes, precisamos superar as dificuldades como Neemias fez. Mas para isso, precisamos saber que Deus está no controle de tudo, mas que também devemos fazer nossa parte. E nossa parte pode começar a ser feita olhando para esses 3 passos que foram citados
- Dar prioridade para as coisas do Reino
- Ter alguém para compartilhar as adversidades
- Saber que estamos fazendo o nosso melhor para Deus