De volta ao Éden
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 198 viewsComo a construção do tabernáculo se apresenta como um mapa para um retorno ao lar, um retorno ao Éden.
Notes
Transcript
De volta ao Éden
De volta ao Éden
Você gosta mais de aventuras ou de ficar em casa? Talvez você seja um pouco dos dois.
Eu particularmente gosto muito de aventuras, gosto de trilhas, cachoeiras. gosto de conhecer novos lugares. Já tive o privilégio de subir o pico da bandeira 5 vezes.
Mas sempre que saio, sinto saudades de casa. não tem nada melhor do que nossa casa, nosso lar. Em nossa última viagem a Paula começou a ficar doente nos últimos dias, e não tinha nada que desejássemos mais do que nosso pequeno apartamento, nossa casa, nosso lar.
Todas as pessoas, em todos os lugares possuem um anseio por um lar. Até mesmo os aventureiros, no fundo estão buscando uma experiencia de pertencimento, estão buscando um lar.
Esse anseio se reflete na história humana. A humanidade sofre de uma sensação profunda de deslocalização. Sentimos que não temos lar.
"Se eu encontro em mim desejos que nada neste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que eu fui feito para outro mundo." C.S Lewis
"O desejo que nos mantém olhando para o horizonte, mesmo quando parecemos ter tudo, é o anseio pelo nosso verdadeiro lar."
Isso acontece porque na verdade nós ja tivemos uma lar. Um perfeito lar onde Deus habitava conosco plenamente e não existia pecado, não existia dor.
O Grande problema é que nós fomos expulsos de casa.
Deus colocou o ser humano em um jardim, onde havia no centro a Árvore da vida, Deus estava presente, ele habitava com sua criação. A humanidade se sentia em casa com Deus.
23 Por isso o Senhor Deus o lançou fora do jardim do Éden, para cultivar a terra da qual havia sido tomado. 24 E, depois de lançar fora o homem, Deus colocou querubins a leste do jardim do Éden e uma espada flamejante que se movia em todas as direções, para guardar o caminho da árvore da vida.
Os seres humanos estão mais distantes de Deus e mais distantes do Éden.E nunca mais voltamos. Desde então, temos um profundo anseio por nosso lar e uma profunda sensação de deslocalização e desarraigamento. Alguns a percebem mais que outros, e, em alguns momentos e circunstâncias da vida, a sensação é mais aguda que em outros. Não obstante, o desejo de chegar ao nosso lar está presente.
Deus então promete resolver o problema e trazer o seu povo de volta ao lar. Deus planeja habitar no meio do povo outra vez.
A história começa por meio de Abraão e Deus prometendo levar o povo de Israel para seu novo lar, sua nova casa. Mas nós descobriremos que quando eles chegam lá, a terra é apenas um vislumbre e um indicador do seu verdadeiro lar eterno.
E para corrigir esse anseio, para nos levar de volta para casa Deus fornece um projeto para construir um tabernáculo.
8 E farão para mim um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. 9 Segundo tudo o que eu mostrar a você como modelo do tabernáculo e como modelo de todos os seus móveis, assim mesmo vocês o farão.
Um mapa para casa
Um mapa para casa
O tabernáculo é um mapa que nos mostra o caminho de volta para casa. por isso ele é cheio de reflexos do Jardim do Éden
A lista de materiais para o tabernáculo começa com ouro e termina com ônix. (Ex 25.3-7). Compare com o texto de Gênesis: Gn 2.12
12 O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix.
2. Êxodo 25.31-39 descreve o candelabro do tabernáculo com seus botões de flores e amêndoas. Ele se parece com uma árvore que ilumina. Temos um reflexo da árvore da vida no meio do jardim
3. Em sete vezes no relato da criação nós temos a expressão e Deus Disse. Aqui nós temos 7 vezes "O SENHOR disse a Moisés” A construção do tabernáculo é como a construção do nosso lar Jardim,
4. Antes da queda o Éden era um monte-Templo com Adão como sacerdote. Agora no tabernáculo temos um templo com sacerdotes para “Cultivar e guardar”. Em ezequiel 28.13 o Édem é comparado com o Monte de Deus.
Deus manda fazer uma tenta, Uma casa para habitar com o povo. Deus estava no tabernáculo.
O tabernáculo remete portanto ao Éden, aponta para o futuro, para nosso verdadeiro lar.
E como é nosso verdadeiro lar? Os utensílios do tabernáculo são como placas indicativas da nossa casa.
Nosso lar é onde vivemos debaixo do governo de Deus
Nosso lar é onde vivemos debaixo do governo de Deus
10 — Também farão uma arca de madeira de acácia, de um metro e dez de comprimento, sessenta e seis centímetros de largura, e sessenta e seis centímetros de altura. 11 Revista a arca de ouro puro. Coloque esse revestimento por dentro e por fora, e ponha um remate de ouro ao redor da arca. 12 Mande fundir quatro argolas de ouro e fixe-as nos quatro cantos da arca: duas argolas num lado dela e duas argolas no outro lado. 13 Faça também cabos grossos de madeira de acácia e revista-os de ouro.
Quando um rei ia julgar ele sentava em seu trono e colocava seus pés em cima de um estrado.
Mas Israel não é governado por um rei humano. Deus é rei. E Deus reina do céu. Ele está assentado em seu trono no céu e a arca como estrado para seus pés.
Comentário Histórico-Cultural da Bíblia: Antigo Testamento 25.1–27.21: O Tabernáculo e Seus Objetos
Sua função primordial era guardar as tábuas e servir como um estrado para o trono de Deus, garantindo assim uma ligação terrena entre Deus e os israelitas
1 Disse o Senhor ao meu senhor: “Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos por estrado dos seus pés.”
2 O rei Davi se pôs em pé e disse: — Meus irmãos e meu povo, escutem! Eu tive a intenção de edificar um templo onde pudesse repousar a arca da aliança do Senhor e para que fosse o estrado dos pés do nosso Deus. Eu havia feito preparativos para essa construção.
5 Exaltem o Senhor, nosso Deus, e prostrem-se diante do estrado de seus pés. O Senhor é santo.
A Arca também representa que deus governará seu povo por meio da sua lei.
16 E você porá na arca o testemunho, que eu lhe darei.
Um rei poderoso (suserano) fazia um tratado com uma nação sujeita a ele (vassalo) e oferecia proteção em troca de lealdade. Duas cópias do tratado eram preparadas e depositadas no templo de seus deuses. Duas cópias do tratado entre Deus e Israel são gravadas em duas tábuas de pedra. Mas, uma vez que Deus e Israel compartilham o mesmo Tabernáculo, as duas cópias são depositadas na arca. A colocação das "tábuas da lei da aliança" no Tabernáculo indicava que Deus era Rei e Israel era seu vassalo e que tanto Deus como o povo reconheciam esse fato.
22 Ali eu me encontrarei com você e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei com você a respeito de tudo o que eu lhe ordenar para os filhos de Israel.
A tampa da arca
A tampa da arca
17 — Faça também um propiciatório de ouro puro, de um metro e dez de comprimento e sessenta e seis centímetros de largura.
Kaporet = Cobertura, a raíz da palavra significa literalmente pacificar, reconciliar. Entendido também como tampa da misericórdia, tampa da expiação.
O nome pode estar relacionado ao Yom Kippur
A tampa cobre a Lei. mostrando que Deus governaria com justiça mas também com misericórdia.
Nosso lar é lugar onde comemos com Deus.
Nosso lar é lugar onde comemos com Deus.
23 — Faça também uma mesa de madeira de acácia. Terá o comprimento de oitenta e oito centímetros, a largura de quarenta e quatro e a altura de sessenta e seis. 24 Faça um revestimento de ouro puro e ponha um remate de ouro ao redor. 25 Faça também uma borda ao redor, da largura de quatro dedos, e ponha um remate de ouro ao redor da borda.
A maioria das casas tem uma mesa. Nada simboliza o lar de modo mais vívido do que uma refeição. No lar prototípico de Deus nós temos uma mesa preparada para a refeição na qual há alimento.
30 Ponha sobre a mesa os pães da proposição diante de mim perpetuamente.
O pão não é colocado ali porque Deus tem fome! É colocado ali como sinal permanente de que Deus nos convida a desfrutar comunhão com ele. Esse é o pão da sua presença.
Doze pães eram colocados e substituidos toda a semana. Para que todos pudessem comer com ele.
Nosso lar é lugar onde andamos na luz de Deus
Nosso lar é lugar onde andamos na luz de Deus
31 — Faça também um candelabro de ouro puro; de ouro batido deverá ser feito este candelabro. O seu pedestal, a sua haste, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça.
O prototipo de lar oferecido por Deus é um lugar de vida e luz.
O lar de Deus é aberto para misericórdia, comunhão, e luz.
Mas se essas são placas de indicação que nos mostram o caminho para casa. Para onde elas apontam?
João 1.14 (NAA)
14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
A palavra eskenosen = Fixar tenda
Jesus é a verdadeira arca. É a pessoa ou lugar em que vivemos debaixo do governo de Deus. Ele é o Rei por meio do qual Deus governa.
Jesus é o verdadeiro pão. E o pão por meio do qual comemos na presença de Deus. Jesus disse: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim jamais terá fome" (Jo 6.35).
Jesus é o verdadeiro candelabro. É a luz de Deus na qual andamos. Ele disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8.12).
Nosso anseio por um lar é satisfeito por Jesus. É para jesus que o tabernáculo aponta.
“Nosso coração fica inquieto enquanto não repousar em ti” Agostinho de Hipona.
Nosso caminho para casa está bloqueado
Nosso caminho para casa está bloqueado
O tabernáculo era uma imagem do lar, mas não era o lar em si. O tabernáculo não era o Éden. Era um mapa, ainda havia uma longa jornada para ser realizada. A humanidade ainda estava debaixo do julgo do pecado.
31 — Faça também um véu de pano azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido; faça-o com querubins, obra de artista. 32 Pendure esse véu em quatro colunas de madeira de acácia, revestidas de ouro; os seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata. 33 Pendure o véu debaixo dos colchetes e leve para lá a arca do testemunho, para dentro do véu; o véu fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos.
Quem entrasse no tabernáculo veria seu caminho até Deus bloqueado por uma grossa cortina com querubins bordados. Aqui, no tecido da cortina, os querubins ainda guardam o caminho de volta para Deus.
Os querubins não protegem Deus de nós, mas nós de Deus. Não podemos entrar na presença de Deus por causa de nossos pecados ou seremos consumidos.
Embora o tabernáculo mostre como é maravilhoso viver em nosso lar com Deus, ele também bloqueia o caminho até Deus.
Abrindo o caminho
Abrindo o caminho
1 — Faça também o altar de madeira de acácia. Seu comprimento será de dois metros e vinte e a largura será de dois metros e vinte; o altar será quadrado. A altura será de um metro e trinta.
A solução apresentada é um altar. Por que? Porque o caminho de volta para Deus passa pelo sangue do sacrifício.
Quando um israelita entrava no pátio, a primeira coisa que via era o altar, que ocupava espaço considerável ali. O israelita merecia morrer em razão de seus pecados. Merecia ser eternamente excluído da presença de Deus (a definição de inferno). No sacrifício, contudo, um animal morria no lugar do israelita. O animal recebia o castigo merecido pelos pecados que a pessoa havia cometido. Morria no lugar dela.
O altar também é móvel. Ele será utilizado milhares de vezes. É uma solução provida por Deus para o pecado, mas não é a solução definitva.
Jesus é o verdadeiro caminho.
Por quê? Jesus é o caminho porque Jesus é o sacrifício. Ele é o sacrifício que acaba com todos os outros sacrifícios. Ele é o sacrifício para o qual apontavam milhares de sacrifícios que haviam sido oferecidos sobre o altar. Quando ele morreu na cruz, tomou sobre si nossos pecados e o castigo que merecíamos. Jesus preparou um lugar na casa de Deus ao morrer em nosso lugar.
50 E Jesus, clamando outra vez em alta voz, entregou o espírito. 51 Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes, de alto a baixo; a terra tremeu e as rochas se partiram;
Quando Jesus morreu, a arquitetura do templo foi radicalmente alterada. o caminho para Deus estava aberto.
Quando estamos voltando para casa, temos uma expectativa: Será que alguém estará esperando acordado? Será que tem comida? Será que a luz está acesa?
20 — Ordene aos filhos de Israel que tragam a você azeite puro de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente.
Sempre há luz no tabernáculo, Deus está em casa. Há boas vindas e há pão sobre a mesa.
Conclusão
Conclusão
Se você está longe de Deus, volte ao lar hoje. A luz está acesa. Deus está em casa. Ele armou tenda entre nós por meio de Jesus. E há pão sobre a mesa.
19 Portanto, meus irmãos, tendo ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com água pura.
