APROXIMEM-SE DE DEUS!
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsAproximem se do Senhor e deleite-se nas bênçãos advindas desta aproximação
Notes
Transcript
Texto base: Hebreus 10.19-22: “19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura”
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO:
Meus irmãos, desde a queda o ser humano deseja o divino, se formos em uma aldeia indígena, lá encontraremos as pessoas adorando alguma divindade. Se olharmos para qualquer religião, encontraremos pessoas adorando uma divindade.
O homem sempre procura, aproximar-se de Deus, embora não reconheçam a realidade de que o nosso Deus é um Deus pessoal que se relaciona conosco.
Quase todas as religiões querem apresentar um caminho que leve o homem a se aproximar de um “Ser Superior”. Um ser capaz de completar o vazio existente em seu coração.
Este vazio é a consequencia do pecado. Ele não é algo subjetivo. Mas sim, absoluto e ele só pode ser preenchido por Deus, ou seja, somente um encontro verdadeiro com Deus é capaz de preencher o vazio presente no coração do homem.
Esse vazio se apresenta de diversas formas: Uma tristeza sem motivo, uma necessidade de sucesso, insatisfação com o que se tem, a mágoas e o ódio.
Todas estas formas são sintomas do mal que existe no coração do homem que está distante de Deus.
E para perceber essa distância, basta olhar para o mundo. Biblicamente falando essa distância se chama de morte. Vejam o que a Escritura nos diz: Todos estão mortos em seus delitos e pecados.
O pecado é o mal que nos assola, que trouxe a morte e nos distanciou do nosso SENHOR. O pecado é quem provoca esse vazio dentro de nós por isso, não adianta ter carros, casas, dinheiro ou fazer qualquer sacrifício para resolver esse problema.
Por mais que as pessoas se esforcem para diminuir essa distância que existe de Deus, sozinho, ninguém jamais conseguirá. É como tentar pegar água com a peneira.
A cura para esse mal, está em Cristo, pois somente ELE é quem pode nos aproximar de Deus. Ou seja, aúnica maneira de preencher este vazio, é se aproximando de Deus por meio de Cristo!
A partir dessa compreensão, quero é relembrá-los que somente Cristo é quem pode preencher o vazio no coração do homem.
O texto será exposto a partir de duas Premissas. 1º te lembrando que você pode se aproximar de Deus, e 2º te mostrando a forma correta de se aproximar DELE.
Você PODE, e DEVE aproximar-se de Deus.
Você PODE, e DEVE aproximar-se de Deus.
O texto começa nos dizendo: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus”. O Texto nos exorta a falar com liberdade, com franqueza, sem fingimento, a sermos verdadeiros “para entrarmos no Santo dos Santos”. Só que por mais que você se esforce, você não consegue se aproximar de Deus sozinho.
E como vamos nos aproximar de Deus, então? A resposta a essa questão se encontra nos capítulos anteriores a esse que lemos. O autor aos hebreus nos instrui que o acesso a Deus nos é concedido na pessoa e obra de Cristo, ou seja, pelo sangue de Jesus.
A supremacia de Cristo é evidenciada em toda carta, pois ele é superior a anjos, a Moisés. Que foi o grande libertador de Israel. Superior a Arão. O grande sacerdote de Israel. Jesus Cristo é o eterno e sumo sacerdote do povo de Deus. O nosso representante absoluto.
No Antigo Testamento os sacerdotes ofereciam os animais como símbolo da culpa pelo pecado. E no N.T., Cristo oferece, voluntariamente, seu próprio corpo para tirar a nossa culpa.
E pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pela sua carne. Aquilo que era restrito somente aos sacerdotes, entrar no Santo dos Santos, por meio de Cristo, e por causa do seu sangue, podemos entrar com intrepidez e adorá-lo.
A santidade de Deus não nos mantendo do lado de fora, podemos entrar na presença do senhor, porque a nossa penalidade foi paga, a culpa que merecíamos foi carregada por Cristo na Cruz quando ele padeceu e morreu por nós.
Somente o sumo sacerdote entrava no SANTO DOS SANTOS, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido.
Isto acontecia porque os homens não podiam achar favor diante de Deus a não ser pela intervenção de um sacrifício e com derramamento de sangue.
Todavia, apartir do texto, somos orientados que podemos nos achegar ao Santo dos Santos, pelo sangue de Cristo. Temos acesso a Deus por meio de Cristo o qual derramou o seu sangue em nosso favor.
O sacrifício de Cristo nos habilita, entrar na presença de Deus. Antes de Cristo, somente o sumo sacerdote tinha esse privilégio, mas depois do sacrifício de Cristo, o cordeiro prometido, nos foi concedido segundo o verso 20, “um novo e vivo caminho que ele (Cristo) nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne”.
Obtivemos o acesso ao trono da graça, para nos aproximar de Deus, não de qualquer jeito. Mas sim, Santos e limpos dos nossos pecados. O Sacerdócio de Cristo nos abriu um caminho direto para o trono de Deus.
A misericórdia de Cristo nos transformou e nos habilitou a aproximarmos de Deus, pois Cristo restaurou a comunhão do homem com o seu criador, comunhão plena livre e íntima.
O caminho para a presença de Deus estava cercado for uma grossa cortina, mas como a morte de Cristo o véu foi rasgado de alto a baixo e o caminho para Deus foi aberto.
Esse é o novo e vivo caminho, fomos habilitados a nos achegarmos ao trono da graça. Vejam o que o autor aos Hebreus nos diz no capítulo 4:16,
“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.
Para que nos aproximemos de Cristo, precisamos ter um coração quebrantado, um relacionamento verdadeiro e vida transformada, pois o véu foi rasgado de alto a baixo. Portanto aproximem-se de Deus com intrepidez, verdade, humildade e intimidade.
2 - COMO DEVEMOS NOS APROXIMAR DE DEUS?
2 - COMO DEVEMOS NOS APROXIMAR DE DEUS?
Você tem livre acesso a Deus. Aproxime-se do Senhor segundo o protocolo que ele estabeleceu!
Sempre que nos aproximamos de alguém um protocolo é cumprido, as vezes por meio dos cumprimentos, o aperto de mão, beijo no rosto, um abraço. Em cada cultura existe uma forma ideal de aproximação. Ou seja, um protocolo a ser obedecido.
Agora pense comigo: Se entre os homens, que são imperfeitos, existem protocolos que devem ser respeitados. Será que nós não deveríamos ser infinitamente mais rigorosos com relação a Deus?
Você sabia que um protocolo de aproximação não é estabelecido por quem quer se aproximar, mas sim, por quem aguarda a aproximação. Quem estabelece a regra é o anfitrião e não o convidado.
E quando olhamos para o texto nos deparamos com o protocolo estabelecido por Deus. Ou seja, ELE nos apresenta o protocolo. Vejam o verso 22, “aproximemo-nos, 1. Com sincero coração, 2. Em plena certeza de fé, 3. Tendo o coração purificado de má consciência e 4. Lavado o corpo com água pura.
a. Com sincero coração,
O que seria um coração sincero? Um coração que está tomado pela motivação correta. Por que você se aproxima de Deus? Qual o seu objetivo ao se aproximar dele? Qual a sua motivação?
Existem muitas pessoas que querem apenas experimentar o alívio imediato que Deus pode oferecer sem se comprometer com ele. Um exemplo disso são as pessoas que buscam as coisas que Deus pode oferecer, e se esquecem de quem Ele é
Foi assim com Jesus: Lembram-se da multiplicação dos pães?
Jesus era o pão da vida, mas as pessoas o procuravam porque queriam o pão de trigo. Jesus queria saciar a fome espiritual deles, mas eles queriam apenas encher a barriga.
Lembram-se da mulher junto ao poço? Jesus era a fonte de água viva, mas ela queria a água da fonte de Jacó para acabar com a sua sede.
E você, o que tem buscado do Senhor pela motivação correta? Você tem se alegrado em Deus pelo que ele é. Pelo que ele fez em sua vida, porque ele é a fonte de alegria sem fim, ou pelo que ele tem te dado.
A sua busca por Deus é para ter alguma coisa ou para ser como ele É?
O povo de Israel se aproximava de Deus com a boca honrava, com seus lábios cantava, mas o seu coração estava longe dele.
Ter um coração sincero, é reconhecer que nós nos aproximamos de Deus, não por nossos próprio mérito, mas pelos méritos de Cristo. Não o buscamos para ter, mas sim, para sermos iguais ao seu filho.
Aproximar-se de Deus Em plena certeza de fé é entender que sem fé, é impossível agradar a Deus, e o aproximar-se dele é um ato de Fé que requer uma atitude de Fé e certeza.
Pois o nosso Deus é imutável, imenso, eterno, onipotente, onisciente, santíssimo, livre, absoluto, cheio de amor, misericordioso, longânimo, bondosoe verdadeiro galardoador dos que o buscam.
Aproximar-se de Deus Tendo o coração purificado de má consciência.
Significa que devemos crer que Deus é justo e terrível em seus juízos, pois odeia todo o pecado; e que de modo algum terá por inocente o culpado.
A expressão traduzida aqui como “má consciência” pode ser entendida de duas maneiras: 1 º Esse termo pode representar o mal do pecado, e 2º pode representar o efeito do pecado.
Sabe o que isso significa? Que ao nos aproximarmos de Deus, precisamos ter nosso coração purificado tanto do maligno quanto dos efeitos do pecado em nossa vida, e isso, só é possível em Cristo.
Sabe o que que isso significa? Que para nos aproximarmos de Deus, precisamos ter um coração sincero e firme, uma fé inabalável, uma consciência limpa, um coração humilde e um corpo lavado com água pura. Isso só pode ser realizado pelo novo nascimento, pois entendemos o valor do sangue e valor do sacrifício de Cristo.
Aproximar-se de Deus com o corpo Lavado com água pura, significa:
Purificação de coração. Isso é algo que acontece no interior do homem. Só você e Deus podem reconhecer esta purificação. Porém, ou autor da carta ao Hebreus vai mais longe em sua exortação ao afirmar que é necessário ter o corpo lavado com água pura.
Esses três atos do protocolo de aproximação de Deus, com sincero coração, em plena certeza de fé e tendo um coração purificado da má consciência, se dá no seu interior.
Mas o lavar o corpo com água pura tem a ver com a evidência externa e regeneração interna. Essa é uma mudança interna que pode ser vista na atitude e no testemunho. Evidenciar essa transformação é dever do crente.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
Lembre-se, nós temos livre acesso a Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Fomos libertos da condenação do pecado e do aguilhão da morte. Fomos introduzidos a presença do nosso Deus para adorá-lo. Fomos preenchidos, e o vazio existente em nosso coração foi tomado pela presença do nosso redentor. Por isso hoje, vivemos felizes para a glória do nosso Deus.