Se Deus quiser - Tg 4.13-17
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
Se Deus Quiser - Tg 4.13-17
Se Deus Quiser - Tg 4.13-17
13 Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. 14 Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. 15 Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. 16 Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. 17 Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.
Os irmãos mais antigos vão concordar comigo que hoje e dia nós vivemos em um tempo muito mais confortável do que décadas atrás.
Algumas melhorias do nosso tempo surgiram a poucos anos, enquanto nós vivemos, e a gente mal consegue se lembrar como era a vida sem elas.
Ar-condicionado: Você se lembra a anos atrás quando quase ninguém tinha ar-condicionado? Os irmãos que congregam a mais tempo, se lembram quando nós não tínhamos ar-condicionado aqui na igreja?
Fila da lotérica: Se lembra como era incômodo ter que pegar aquela fila imensa na lotérica pra pagar um boleto, ou ir ficar um tempo imenso no banco pra fazer um depósito? Hoje em dia a gente paga tudo pelo aplicativo, faz um pix e cai instantaneamente na outra contra.
Temos algumas comodidades que surgiram com a tecnologia e a modernidade, e são bênção, por sinal. Com essas mudanças e melhorias, surgiram novos tipos de profissão, novos hábitos e estilos de vida.
A décadas atrás, onde boa parte da sociedade tinha uma relação muito mais próxima com a produção agrícola, éramos muito mais sujeitos a coisas externas a nós. Era só chover menos naquele ano que o lucro da lavoura ia todo embora.
Pragas, bichos, falta de água, pouco transporte… tudo isso trazia muitas preocupações.
Mas a modernidade trouxe uma mudança muito grande em tudo isso, com trabalhos em ambientes controlados, técnicas de vendas e prospecção de clientes, anúncios online, transporte acessível a todos… E agora, boa parte das preocupações que tínhamos já não temos mais. Temos muito mais controle sobre nossa vida do que antes. Estamos bem menos condicionados a fatores externos do que a anos atrás.
Isso é muito bom, porque gera segurança e previsão, e isso é tudo o que buscamos pra nossa vida e família, é bênção, mas nos deixa mais sugeitos a um comportamento que é muito comum hoje em dia.
Que é a autossuficiência.
Tendo uma vida tão protegida de fatores externos nós passamos a lidar de uma forma superestimada com nós mesmos, e ficamos convictos de que tudo depende apenas de nós mesmos.
Introdução contextual
Introdução contextual
Apesar de termos muito claro essa mudança social e econômica que favoreceu esse pensamento em nossos dias, não é de hoje que as pessoas tem convicções superestimadas de si.
Tiago lida exatamente com isso no trecho que vamos estudar nessa noite. Pessoas que estavam vivendo suas vidas, estabelecendo planos que só dependiam delas mesmas para serem cumpridos, extremamente seguras de si. Ele fica sabendo desse costume e dedica uma parte da sua carta para cuidar dos corações autossuficientes dos irmãos.
E ao que parece, isso era algo que preocupava bastante Tiago, porque ele começa esse trecho com destaque.
1. A ilusão dos autosuficientes
1. A ilusão dos autosuficientes
Tg 4.13a: "Ouçam agora".
1. ”Prestem atenção”
Toda carta do novo testamento era muito relevante para aquele tempo. Primeiro porque era muito caro escrever cartas no primeiro século.
E segundo, os escritos dos líderes da igreja eram respeitados como se fossem de fato a pessoa presente falando à igreja, mesmo que estivesse sendo lido por outro.
E mesmo tendo todo esse respeito, Tiago faz questão de dar destaque a esse trecho, dizendo: Ouçam agora.
Tiago está dizendo: Prestem atenção ao que vem a seguir.
Tudo o que eu disse até aqui foi importante, mas aqui preciso que todos ouçam ou leiam atentamente.
E ele diz: Tg 4.13-17
13 Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. 14 Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. 15 Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. 16 Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. 17 Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.
2. Trajeto: "hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade"
Quando saímos de casa, pensamos que somos totalmente capazes de chegar ao nosso destino. A gente planeja todo o percurso, mas não planeja o pneu furado. O carro que fura o sinal. A pedra no pára-brisa.
3. Tempo: "passaremos um ano ali"
Pensamos ser totalmente capazes de enxergarmos a longo prazo. Imaginar como estaremos daqui alguns anos. Se vamos ter trocado de carro. A gente planeja anos à frente, mas não planeja o imprevisto de hoje. Não sabemos o que vai ser de nós amanhã.
4. Riqueza: "faremos negócios e ganharemos dinheiro”
Achamos que podemos estimar o acúmulo financeiro que vamos ter. Pensamos que nosso planejamento financeiro é infalível, mas não consideramos sequer o shampoo que está pela metade, ou a alta do combustível que sobe 20 centavos de meia em meia hora (cada vez que passo de frente o posto perto de casa subiu 20 ou 30 centavos).
2. A realidade da vida
2. A realidade da vida
14 Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.
A vida é como a névoa ao amanhecer.
Quando está frio vem aquela neblina antes de amanhecer.
Eu me lembro quando ia a pé pra escola e acordava em dias assim. Não enxergava 100 metros adiante. E as vezes tentava pegar aquela neblina, mas não tem como pegar, aquilo não é sólido. E conforme vai caminhando em meio a neblina percebe que vai se torneando mais visível o quarteirão da frente, e daqui a pouco, quando você se dá conta aquela neblina se foi.
Tiago está dizendo que nossa vida não é diferente. Pra citar uma música que não tem nada de crente, o tempo voa e escorre pelas mãos. Eu gosto dessa imagem. A vida vai se dissolvendo diante de nós.
“Pois, “Os seres humanos são como o capim; sua beleza é como as flores do campo. O capim seca e as flores murcham, mas a palavra do Senhor permanece para sempre”.
1Pedro 1:24-25 NVT
Não somos tudo isso que pensamos, irmãos.
Se nossa confiança em nós mesmos parece bobagem quando entendemos que nossa vida não dura mais que uma névoa pela manhã, então nós apegaremos ao quê?
3. O verdadeiro alicerce
3. O verdadeiro alicerce
15 Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.
Nós apegaremos à vontade do Senhor. Se Ele quiser, meu irmão, não há o que não aconteça. Não há navio para Társis que dê jeito. Não tem caminho de damasco que permaneça. Nossos planos são como palha, mas os planos de Deus nunca serão frustrados.
A gente quando ouve essas palavras se sente ofendido. Porque amamos exercer nossa liberdade. Fazer o que queremos. Deus nos dá essa liberdade de decisão por graça, e nós precisamos valorizar isso. Mas tem uma coisa: essa liberdade pode nos tornar orgulhosos, pretensiosos. Pensamos que temos controle sobre coisas que não cabem a nós. E isso é perigoso!
Perigoso porque, no fim, tudo acontece segundo a vontade de Deus e não a nossa. Queira Deus que sejamos íntimos de Deus o suficiente pra alinhar nossa vontade à dele, mas nem sempre somos capazes disso. Gostamos muito das nossas próprias ideias. Não somos do tipo que no trabalho em grupo nós deixamos ser liderados. A gente gosta de liderar. E ai de não fazer minha vontade.
Quando trazemos isso pro nosso relacionamento com Deus sofremos muito. Porque, em casa, quando eu digo que é de um jeito e minha esposa diz que é de outro, e os dois acham que estão certos, e temos 50% de chance de estar certos ou não. Mas quando eu digo que as coisas são de um jeito e Deus diz que é de outro, não é 50 a 50, eu tenho todas as chances de estar errado.
Por isso que precisamos relembrar o significado do Se Deus quiser. Dizemos isso como se não significasse nada, mas na verdade é tudo o que importa.
Tem pessoas que pensam que quando você diz "Se Deus quiser" ele automaticamente já quer. Não acredite nisso, irmão. Isso não é um amuleto. Precisa ser na verdade sua convicção. Porque se Deus não quiser, um abraço. Não tem o que eu faça pra dar certo. Como diz o salmo, se Deus não guardar a cidade, o sentinela mais bem armado e preparado não passa de um poste. Se Deus não guardar sua casa, sua cerca elétrica não passa de fios de barbante. Sua câmera não passa de um gato que assiste tudo enquanto se lambe tranquilamente. É Deus quem te guarda, irmão.
Não desconsidere o agir de Deus.
16 Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. 17 Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.
Não seja orgulhoso de achar que seus planos vão ser bem sucedidos por sua capacidade intelectual. Nossa presunção é maligna, irmãos.
Tem muita gente dizendo por aí que você é capaz de fazer tudo o que você pensa ou deseja. Creio que é importante termos aspirações de uma vida melhor do que a que temos hoje, isso é bênção. Mas se você olhar para a realidade como ela é, sem essa ilusão autossuficiente do nosso tempo, vai perceber sozinho que a vida não é matemática, e que por melhor que seja a ideia e os planos, muitas coisas não vão sair conforme planejamos.
Tentando fazer você viver sua vida sem a dependência de Deus.
Tiago não está dizendo pra você não planejar. Afinal de contas provérbios deixa claro que os planos cabem ao homem. Mas o texto não para por aí. De quem vem a resposta certa? Do Senhor.
Em tudo diga: Se Deus quiser.
Não como quem torce pra Deus querer, mas como quem está convicto que tudo só há de acontecer se ele quiser.
Afinal de contas foi assim que tudo surgiu. Por meio de Jesus tudo o que foi feito se fez, e sem ele nada teria sido feito. E hoje não é diferente. Se algo vai acontecer, vai acontecer por meio de Jesus.
Em João 15.5 Jesus diz: Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
Jesus não quis dizer nada diferente do que ele disse. Realmente, nós não podemos fazer coisa alguma se não for por meio de Cristo.
Aplicação:
Aplicação:
Mesmo sendo bons cristãos, frequentes nos cultos, buscando obedecer aos mandamentos do Senhor, e vivendo em comunhão com os irmãos, nós corremos o risco de viver um tipo de vida que desconsidera Deus.
Podemos ser crentes convictos, e ainda assim vivermos um tipo de ateísmo prático.
Vivendo nossa vida do nosso jeito, sem levar em conta que infinitamente acima de nós existe um Deus assentado em um alto e sublime trono, governando todas as coisas, conduzindo tudo aquilo que escapa das nossas mãos.
Que Deus revele a você sua incapacidade.
Bem anticlimático né?
Mas é libertador.
É libertador porque quando tomamos conciência de nossa pequenez e incapacidade, conseguimos enxergar o quanto nosso Deus é grande e infinitamente capaz.
O centro da nossa fé é a cruz de Cristo. É nosso Senhor morrendo nossa morte por amor a nós, pagando o preço do nosso pecado, por saber que nós não seríamos capazes de cumprir a exigência da santidade de Deus.
O centro da nossa fé é a eterna demonstração da nossa pequenez e incapacidade.
Mas também é a maior de todas as bênçãos: nós temos um Deus que nos ama incondicionalmente e está determinado em realizar aquilo que nós não podemos.
Por isso, que possamos passar nossa vida confiando mais em Deus, olhando para para cima do que para dentro de nós.
Ainda que não vejamos o Senhor, ele é a base mais sólida que podemos ter, mais que nossa vida frágil e passageira.
Vou ler um texto com vocês para encerrar.
“mas ele disse: “Minha graça é tudo de que você precisa. Meu poder opera melhor na fraqueza”. Portanto, agora fico feliz de me orgulhar de minhas fraquezas, para que o poder de Deus opere por meu intermédio. Por isso aceito com prazer fraquezas e insultos, privações, perseguições e aflições que sofro por Cristo. Pois, quando sou fraco, então é que sou forte.”
2Coríntios 12:9-10 NVT
Paulo entendeu que sua fraqueza é o que fazia com que percebesse o poder de Deus. Quando ele entendeu isso, passou a não rejeitar mais o fato de ser fraco, mas a se gloriar justamente nisso. É na nossa fraqueza, na nossa pequenez, na nossa humildade, na nossa fragilidade, que Deus se torna forte para nós. Porque aí não nossa altivez, nosso orgulho, nossa auto apreciação para atrapalhar.
Mesmo em um tempo tão autocentrado como o nosso, que nós tenhamos coragem e fé para sermos diferentes. Considerando Deus como Deus sobre nossas vidas.
Somos o povo da graça. Se tem algo que não faz sentido para nós é o orgulho. Eu simplesmente não existiria se não fosse pela graça de Deus que eu sequer mereço.
Que nessa noite a gente possa tomar consciência de que não passamos de névoa, e que isso nos leve a nos apoiar no Senhor que é a nossa rocha eterna.