A vontade de Deus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Contexto:
NÚMEROS 20:1 - Morte de Miriã
NÚMEROS 20:2-8 - O povo contende contra Moisés
Não havia água para o povo
“Antes tivéssemos perecido quando expiraram nossos irmãos perante o Senhor”.
“Por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para morrermos aí, nós e os nossos animais?”
Moisés e Arão se posicionaram diante do povo junto a porta da tenda da congregação (santuário) e a glória do Senhor lhes apareceu.
Deus ordenou que Moisés falasse à rocha...
Moisés e Arão reuniram o povo em torno da rocha e bateu nela 2 vezes com o cajado.
Números 20.12 ARA
12 Mas o Senhor disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei.
MORTE DE ARÃO
o povo partiu de Cades e foram ao monte Hor.
Números 20.23–24 (ARA)
23 Disse o Senhor a Moisés e a Arão no monte Hor, nos confins da terra de Edom:
24 Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que dei aos filhos de Israel, pois fostes rebeldes à minha palavra, nas águas de Meribá.
"Muitos anos, Moisés e Arão haviam estado ao lado um do outro em seus cuidados e labores. Juntos tinham lutado com inumeráveis perigos, e juntos participaram de assinaladas bênçãos de Deus; mas perto estava o tempo em que deviam separar-se. Moviam-se muito vagarosamente, pois cada momento da companhia mútua era precioso. A subida era íngreme e fatigante; e, como muitas vezes paravam para descansar, conversavam sobre o passado e o futuro. Diante deles, tanto quanto a vista podia alcançar, estendia-se o cenário de suas vagueações pelo deserto. Na planície, abaixo, estavam acampadas as vastas hostes de Israel, pelas quais esses homens escolhidos de Deus haviam despendido a melhor parte de sua vida; por cujo bem-estar haviam sentido tão profundo interesse e feito tão grandes sacrifícios." (PP, 309).
MOISÉS PEDE GRAÇA AO SENHOR PARA ENTRAR NA TERRA PROMETIDA
Deuteronômio 3.23 ARA
23 Também eu, nesse tempo, implorei graça ao Senhor, dizendo:
Deuteronômio 3.25 ARA
25 Rogo-te que me deixes passar, para que eu veja esta boa terra que está dalém do Jordão, esta boa região montanhosa e o Líbano.
Deuteronômio 3.26–27 ARA
26 Porém o Senhor indignou-se muito contra mim, por vossa causa, e não me ouviu; antes, me disse: Basta! Não me fales mais nisto. 27 Sobe ao cimo de Pisga, levanta os olhos para o ocidente, e para o norte, e para o sul, e para o oriente e contempla com os próprios olhos, porque não passarás este Jordão.
Deuteronômio 32.48–52 ARA
48 Naquele mesmo dia, falou o Senhor a Moisés, dizendo: 49 Sobe a este monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que aos filhos de Israel dou em possessão. 50 E morrerás no monte, ao qual terás subido, e te recolherás ao teu povo, como Arão, teu irmão, morreu no monte Hor e se recolheu ao seu povo, 51 porquanto prevaricastes contra mim no meio dos filhos de Israel, nas águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim, pois me não santificastes no meio dos filhos de Israel. 52 Pelo que verás a terra defronte de ti, porém não entrarás nela, na terra que dou aos filhos de Israel.
João 4.34 ARA
34 Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.
João 6.38 ARA
38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.
ORAÇÃO MODELO QUE JESUS ENSINOU
Mateus 6.9–10 ARA
9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
"Cristo, na Sua vida sobre a Terra, não fez planos para Si mesmo. Aceitou os planos de Deus a Seu respeito, e dia após dia o Pai lhos fazia conhecer. De tal maneira devíamos depender de Deus, que nossa vida pudesse ser a simples realização de Sua vontade. Confiando-Lhe nossos caminhos, Ele dirigirá nossos passos. Muitos, planejando um futuro brilhante, sofrem um desastre completo. Deixai que Deus faça os Seus planos para vós. Como criancinhas, confiai-vos à guia dAquele que 'guarda os pés dos Seus santos' (1 Samuel 2:9). Deus não conduz jamais Seus filhos de maneira diferente da que eles escolheriam se pudessem ver o fim desde o princípio, e discernir a glória do propósito que estão realizando como Seus colaboradores." (A Ciência do Bom Viver, p. 479).
Related Media
See more
Related Sermons
See more