A MAIOR ALEGRIA DA VIDA - SL 65.4

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript
Salmo 65.4
Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que habite nos teus átrios. Ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa - teu santo templo.
INTRODUÇÃO:
Bem-aventurado…
# Felicidade suprema
# Ao longo de salmos:
Salmo 1 bem aventurado é o leitor
salmo 32 bem aventurado é quem é perdoado
salmo 34 bem aventurado é o homem de fé.
salmo 41 bem aventurado é quem ajuda os necessitados
salmo 65, ultima bem aventuraça é pronunciada sobre as pessoas que Deus escolheu para si.
I. FOMOS ESCOLHIDOS POR DEUS
# Quão bem-aventurada é a pessoa em quem Deus pôs seu amor (cf. o uso do verbo “escolher” em relação a Israel, em Dt 7.7), e a quem ele convida ao seu santuário! Bênçãos espirituais são dadas em plena medida aos pecadores perdoados (v. 4).
# Uma referencia a Jesus como o messias escolhido. Israel como povo escolhido?
# O Senhor os amou e os escolheu, não porque vocês eram mais numerosos do que outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. 8Mas porque o Senhor os amava e
# Os critérios humanos para escolhas vs critérios divinos. Com base nas qualidades?
# A eleição que resultou na nossa adoção.
II. FOMOS APROXIMADOS POR DEUS
# Toda aproximação pressumue uma distanciação. Se você se aproxima de alguem, quer dizer que você está longe desse alguem.
# O pecado nos distanciou de Deus.
# Um pecador não pode se aproximar de um Deus santo.
# Uma ilustração disso é Nadabe e Abiú.
a não ser que…
# Deus permitia aproximação do povo mediante sacrificios que eram realizados para perdão de pecados.
# Alguns se aproximaram pelo amor, outros pela dor.
# O modo como fomos aproximados: regeneração.
III. FOMOS ABRIGADOS POR DEUS
# A palavra templo se refere ao tabernáculo. O tempo só com salomão.
# acesso a presença de Deus.
# uma habitação permanente. Deus não apenas nos escolheu na eternidade, ele nos escolheu para a eternidade. Ele não dá e toma. Não é uma escolha temporária
# Era o lugar da presença de Deus.
# A ideia de termos acesso ao lugar da presença de Deus.
# A Igreja de Deus se confinava nos judeus, e somente eles eram admitidos no santuário; enquanto que agora, quando a distinção já foi abolida e as demais nações chamadas ao mesmo privilégio, estamos todos livres para ousar acesso a ele com familiaridade. Cristo é nossa paz [Ef 2.14], o qual uniu em um aqueles que outrora estavam longe e aqueles que estavam perto.
# A ideia de sermos refugiados.
# Mas, além disso, ser escolhido e ser chamado a chegar-se a Deus são duas coisas aqui mencionadas juntas com o fim de corrigir qualquer vã idéia de que às ovelhas do rebanho de Deus se permite vaguear ao sabor de sua vontade, por certo tempo, sem serem trazidas ao rebanho
# A ideia de proteção.
# Chamar a casa de Deus de lar
IV. FOMOS ALEGRADOS POR DEUS
# O salmista insiste sobre o fruto emanante do bendito privilégio de que havia falado, quando acrescenta que os crentes se satisfariam com a plenitude de seu templo. Os hipócritas podem entrar lá, mas regressam vazios e insatisfeitos no tocante ao desfruto de alguma bênção espiritual.
# Nos tempos mais antigos, Deus estendia diretamente do céu sua mão para suprir as necessidades de seus adoradores, mas achou conveniente satisfazer suas almas por meio da doutrina da lei, dos sacrifícios e de outros ritos e auxílios externos à piedade. Semelhantes são os meios que ele ainda emprega na Igreja; e ainda que não devamos descansar neles, tampouco devemos negligenciá-los.
# a bondade de Deus em favor de seu povo nos dá constantemente novos motivos para louvar. Ela é concedida ao mundo inteiro, mas principalmente à igreja. Além disso, as pessoas que não pertencem à igreja de Deus, independentemente de quantos benefícios possam receber, não sabem de onde eles vêm, absorvendo e consumindo em silêncio tudo o que Deus lhes dá
# Geralmente pensamso na bondade de Deus como algo que recebemos fora da igreja: cura, emprego. mas já parou para pensar que ..?
# um motivo de alegria não de terror ou tristeza
# Ficar satisfeito é não dar falta de nada. Estar farto.
# Nao significa que vamos ter tudo, mas sim
# Não vamos precisar procurar algo em outro lugar
Conclusão:
Related Media
See more
Related Sermons
See more