Apocalipse 8:1-6 silêncio no Céu
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
Apocalipse 8:1-6 silêncio no Céu
-Rev. 8:1-5
Desde o momento em que o Cordeiro sobe para pegar o rolo, os anjos e os Anciãos estão cantando, depois o coro de lamentações dos santos, também uma cena de destruição, selamento, e após um crescendo final da multidão inumerável cantando louvores a Deus: Depois de tudo isso, uma explosão de silêncio. O silêncio dura até que os cânticos comecem novamente no final da série de trombetas e da profecia de João (→15:1-4). Um silenciamento do canto celestial que abre espaço para as trombetas.
O livro inteiro de Apocalipse é um culto de adoração. Ele ocorre no Dia do Senhor, quando João está no Espírito. No Domingo, também ascendemos em cânticos à presença de Deus e, quando a Palavra de Deus será lida, ficamos em silêncio e deixamos que o leitor das Escrituras, que toca a trombeta, fale a palavra de Deus para nós… depois segue a exposição.
O silêncio é expectativa. No Mar Vermelho, Israel ficou em silêncio para ver o que Yahweh faria por eles (Êxodo 14:14). Hab. 2:20 diz: "Yahweh está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra". Sofonias diz o mesmo: "Calai-vos na presença do Mestre Yahweh, pois o dia de Yahweh está próximo" (1:7) e "Cale-se toda a carne diante de Yahweh, pois ele se levantou da sua santa habitação" (2:13). Quando Javé se levanta para falar, a criação e especialmente o seu povo devem estar prontos, em silêncio diante dele.
Talvez sejamos chamados a guardar silêncio, mas não queremos que Deus se cale (Sl 35:22; 39:12). Queremos que Deus repreenda os ímpios e julgue contra eles (Sl 50:3). Queremos que ele faça ribombar um trovão e disperse seus inimigos (Sl. 83:1). Quando somos atacados, queremos que Deus fale em nosso favor (Sl. 109:1). A diferença entre o silêncio e a fala é a diferença entre os ídolos e o Deus vivo (Salmo 115). O Servo de Yahweh é silencioso como um cordeiro diante dos tosquiadores (Is. 53:7), já tendo entrado em seus três dias no coração da terra, mas esse silêncio termina com uma explosão de louvor quando ele dá sua vida como resgate. O silêncio é o pré-requisito para ouvir, e ouvir é fundamental para a vida cristã. Andamos pela fé na palavra de Deus que ouvimos, e não pela visão. Ficamos em silêncio diante de Yahweh para que possamos ser invadidos por sua voz, para que sua trombeta possa soar em nossos ouvidos.