Espere no Senhor e você verá o agir de Deus
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Você percebeu o quão é díficil esperar? Naturalmente nós não gostamos disso. Somos apressados e imediatista. Nisto, esperar para nós, é algo díficil. É algo que não gostamos de fazer
-Eu lembro quando era criança, nas viagens que a minha família fazia, era tão díficil eu esperar tantas horas naquele carro, até chegar no local. Na mente da criança, é como se de 1h em 1h, ela estivesse dentro do carro perguntando: Já chegou? Porém, a realidade é que ela está perguntando isto de 10 em 10 min. Isto porque uma criança não gosta esperar.
-Um jovem não gosta de ter que esperar o tempo certo para se casar. Para iniciar um namoro.
-Um adulto não gosta de esperar até encontrar uma solução para resolver o problema que está, quer seja financeiro ou familiar.
Tem uns que ficam inquietos e irritados quando precisam esperar alguém. Aqueles que são pontuais, odeiam esperar um minutos se quer as outras pessoas.
É díficil esperar. Não gostamos, naturalmente, de esperar. Mas a bíblia diz da importancia de esperar, principalmente esperarmos em Deus.
IDEIA PRINCIPAL: Deus age em nossa vida, em meio aos problemas que enfrentamos, quando esperamos nele.
IDEIA PRINCIPAL: Deus age em nossa vida, em meio aos problemas que enfrentamos, quando esperamos nele.
Foi Davi que escreveu este salmo. Aparentemente tinha passado por um problema, que deixou ele parado, sem saber o que fazer. Mas neste momento, Davi esperou com confiança que Deus ajudaria ele, tirando daquela situação. Sendo exatamente isto que aconteceu (v1-2)
Existe um livro muito bom, que também tem a versão em filme dele, que se chama “O peregrino”. Foi escrito por Jonh Bunny. Se você ainda não assistiu este filme, fica a recomendação para você fazer isto hoje. Neste filme, jonh bunny retrata a história de um homem, que se chama cristão. Ele mostrará a peregrinação do cristão, desde sua conversão, quando abandona tudo para seguir Jesus, até a entrada no céu. Lá ele retrata muita coisa. É uma história que usa muito a imaginação para retratar as coisas, mas desccreve bem a caminhada de um cristão neste mundo. Logo no início da caminhada deste cristão, ele após abandonar seus pecados para seguir Jesus, ele acaba caindo no pântano, que se chama pântano do desânimo. Lá ele fica atolado. Este pântano mostra momentos da vida que são marcados por dúvidas, inseguranças, que nos deixam desanimados, sem saber o que fazer. Ficamos simplesmente paralisados. Na história do cristão, quando mais ele se batia no pântano, mas atolado ficava. Então começou a gritar por ajuda, até que um outro homem, chamado auxílio, veio para tirá-lo daquele pântano.
Davi estava em um momento desse. No meio deste poço, ele clamou a Deus e esperou confiantemente que Deus viria para auxiliá-lo a sair dali. Foi exatamente isto que aconteceu.
Neste mundo, passaremos por situações semelhantes a Davi. Há momentos que diante nos problemas, não sabemos o que fazer. Há momentos que estamos atolados, dizendo: como vou sair dessa? Como vou resolver isto? O que eu faço?
Sabe o que eu e você devemos fazer nesses momentos? É aquilo que Davi fez, esperar no Senhor. Precisamos clamar ao Senhor e esperar que ele virá nos auxiliar e nos ajudar a resolver aquele problema. Precisamos diante dos problemas esperar pelo socorro que vem de Deus.
LEIA v3-4: É feliz o homem que coloca no Senhor a confiança. Pois, a pessoa que confia em Deus, que espera em Deus, verá o agir de Deus. É como se ele tivesse dizendo, eu vi isto em minha vida: Eu estava em um poço, atolado, mas esperei confiantemente no Senhor, e Ele me socorreu. Ele colocou um cantico novo na minha boca. Eu vi, as coisas maravilhosas que Deus fez. Por isto, quão feliz em quem confia e espera no Senhor. (Leia v5)
CONCLUSÃO: Davi esperou confiantemente no Senhor e viu o agir de Deus. O mesmo é para nós. Se você olhar para sua vida, você verá coisas incriveis que Deus fez, como por exemplo ter te salvado. Quer algo mais maravilhoso do que Deus ter te tirado das trevas para a luz, da perdição para a salvação? São muitas as maravilhas do Senhor para conosco.
Mas qual deve ser a nossa atitude diante das maravilhas que Deus tem feito? Qual deve ser a nossa resposta para Deus, diante daquilo que Ele faz na nossa vida?
Mas qual deve ser a nossa atitude diante das maravilhas que Deus tem feito? Qual deve ser a nossa resposta para Deus, diante daquilo que Ele faz na nossa vida?
1. Obediência a Deus - v6-8)
Porém Samuel disse:
— Será que o Senhor tem mais prazer em holocaustos e sacrifícios do que no obedecer à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o ouvir é melhor do que a gordura de carneiros.
Deus mandou o seu povo no AT, oferecer sacrificios. Isto era feito em culto ao Senhor. Porém, para Deus não adiantava você oferecer sacrificios pelos seus pecados, mas viver no pecado. Como se fosse tradução para hoje, é seguinte: não adianta você vir cultuar a Deus aqui dentro, se lá fora você vive todo errado, se esquecendo de Deus. Não adianta aqui dentro agradecermos pelo sacrificio de Jesus pelos nossos pecados, se lá fora vivemos em pecado. Para Deus aceitar a nossa adoração, primeiramente Ele precisa aceitar a nós, como adorardor. Por conta disso, Davi disse que o senhor não queria sacrificio. Não é que ele está dizendo não ser importante, mas que oferecer os sacrificios, sem a obedência a Deus não adiantava de nada.
Portanto, a nossa resposta para Deus, diante daquilo que Ele faz na nossa vida, deve ser a mesma resposta que a de Davi, obediência. Entenda, se nós cremos no sacríficio de Jesus pelos nossos pecados, precisamos agora obedecer o Senhor.
Se dizemos ter fé em Jesus, no seu sacrificio por nós, mas lá fora vivemos em desobediência a Deus, a nossa fé é falsa. Deus não quer isso. Ele não se agrada com isto. Por conta disso, Tiago diz que a fé sem obras é morta.
Portanto, obediência a Deus preicisa ser a nossa primeira atitude diante do que Deus fez na nossa vida. Seja o fato de Deus ter nos salvado, seja diante do problema familiar, financeiro ou qualquer outro, que Deus nos socorreu, precisamos viver em obediência a Deus.
Porém, a nossa obediência a Deus, como crentes, é perfeita? Nós crentes, pecamos ainda ou não pecamos mais? Ainda pecamos, infelizmente. Mas quem foi aquele que viveu perfeitamente durante toda a sua vida? Cristo. Ele viveu desta maneira perfeita para nos salvar. Por conta disso, não precisamos mais ficar oferecendo sacríficios pelos pecados, quando erramos. O que devemos fazer, quando erramos, é nos arrepender novamente e confiar em Jesus. O sacríficio dele é perfeito por nós.
Hebreus 10.1–18 (ARA)
4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados. 5 Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste; 6 não te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo pecado. 7 Então, eu disse: Eis aqui estou (no rolo do livro está escrito a meu respeito), para fazer, ó Deus, a tua vontade. 8 Depois de dizer, como acima: Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste (coisas que se oferecem segundo a lei), 9 então, acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo. 10 Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.
2. Falar para as outras pessoas de Deus (proclamação: v9-11)
Não vou acreditar que você provou o mel do evangelho, se você quiser comer tudo sozinho.
Charles Spurgeon
Se cremos no sacríficio de Jesus pelos nossos pecados, recebendo o perdão de Deus. Se vimos a obra maravilhosa do grande amor de Deus por nós pecadores, se provamos deste doce perdão de Deus, precisamos então querer que outras pessoas provem também. Por conta disso, não conseguiremos ficar calados. Mas falaremos as outras pessoas o que Deus tem feito em nossa vida.
Diante do que Deus fez em nossa vida, das maravilhas que Ele tem realizado, a atitude que devemos ter, além de obedece-lô, é querer falar de Deus para outras pessoas. Isto começa na família, nos amigos e etc.
Porém, após Davi ter passado por um problema, na qual o Senhor o ajudou , tirando ele daquela situação. Será que Davi não enfrentaria mais problemas?
Assim, como Davi, quando nós enfrentamos uma situação difícil, não quer que não teremos outras. Podemos vencer uma batalha, mas enquanto estivermos neste mundo, teremos outras batalhas para lutar.
v12 - luta contra o pecado
v13 - Deus vem me ajudar novamente
v14-15 - Davi começa apresentando outras problemas que estava enfrentando, pessoas estavam querendo matá-lo
v16-17 - Mas Davi no final dá a glória a Deus, tendo a certeza que o Senhor continuará cuidando dele.
APLICAÇÃO:
-Meus irmãos, nós precisamos aprender com este salmo, a olhar para as maravilhas que Deus já fez, o seu maravilhoso cuidado para conosco, como um combustivél para continuarmos crendo no cuidado de Deus.
Davi fez exatamente isto aqui. Ele olha para o seu passado e vê: Um dia eu estava em um poço perdido, neste dia eu clamei a Deus, o Senhor me ouviu, tirando deste poço, colocando-me sobre uma rocha. Agora Davi olha e vê que no presente, ele tem enfrentado lutas contra o pecado, pessoas tem se levantado querendo sua a vida. Mas o fato de Davi saber que Deus cuidou dele no passado, dá confiança em descansar que Deus continuará cuidando dele. Que o mesmo seja conosco. Deus continuará cuidando de nós em meio aos problemas, o que precisamos fazer é clamar a Deus e esperar o seu agir.
-Neste salmo também aprendemos que a luta na vida cristã continua todos os dias. A conversão é só ínicio, a luta será durante toda a nossa vida. Mas o conforto que temos é em saber que este Deus, que nos tirou da perdição, nos salvando, continuará conosco, dando-nos força todos os dias para continuarmos na fé. Peça isto a Deus e confie que Deus te dará a graça necessária a cada dia para você continuar caminhando