A VERDADE SOBRE COMO TER E MANTER O NOME NO LIVRO DA VIDA

Semana de Colheita - A VERDADE  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 402 views
Notes
Transcript
A VERDADE SOBRE COMO TER E MANTER O NOME NO LIVRO DA VIDA
INTRODUÇÃO
Você já ouviu falar da calçada da fama? A mais famosa se encontra na cidade de Los Angeles, na Califórnia, num pavimento que possui cerca de 3 quilômetros de extensão. Milhares de celebridades entre eles Jennifer Lopez, Christopher Reeve, Cuba Gooding Jr., Harrison Ford, tiveram seus nomes na calçada mais cobiçada do mundo. Para ter o nome ali um comitê é organizado anualmente com representantes do cinema, TV, rádio, teatro e da indústria fonográfica. São escolhidos cerca de 20 nomes entre os mais de 200 que são enviados por meio de um formulário no site oficial da calçada. A personalidade escolhida precisa arcar com os custos de fabricação e organização da cerimônia ao Hollywood Historic Trust. O valor geralmente é pago por um patrocinador ou mesmo por fã clubes dos artistas.
Certamente, o sonho de muitos é ter a honra de ganhar uma estrela e ter o nome nesta ilustre calçada. Entretanto, o local mais importante para ter o nome registrado não é na calçada da fama. É no Livro da Vida. A Bíblia declara que só entrarão na cidade santa os que tiverem o nome no Livro da Vida. "Nela, nunca, jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro"(Apocalipse 21:27). Jesus disse que a maior alegria e honra de seus seguidores é ter o nome ali escrito: "Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus" (Lucas10:20). A pergunta mais óbvia é: Como ter o nome no Livro da Vida?
Antes da resposta, é necessário saber que, de acordo com Ellen White, existem três livros de registros: O Livro Memorial, o Livro da Morte e o Livro da Vida. (O Grande Conflito, p. 480-481).
I – LIVRO MEMORIAL
"Há um memorial escrito diante" de Deus, no qual estão registradas as boas ações dos "que temem ao Senhor, e para os que se lembram do Seu nome." Mal.3:16. Suas palavras de fé, seus atos de amor, acham-se registrados no Céu. Neemias a isto se refere quando diz: "Deus meu, lembra-Te de mim; e não risques as beneficências que eu fiz à casa de meu Deus." Neemias 13:14. No livro memorial de Deus toda ação de justiça se acha imortalizada. Ali, toda tentação resistida, todo mal vencido, toda palavra de terna compaixão que se proferir, acham-se fielmente historiados. E todo ato de sacrifício, todo sofrimento e a tristeza, suportado por amor de Cristo, encontra-se registrado. Diz o salmista: "Tu contaste as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no Teu odre; não estão elas no Teu livro?" Sal. 56:8.
II – REGISTRO DOS PECADOS
Há também um relatório dos pecados dos homens. "Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom quer seja mau." Ecl.12:14. "De toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Disse o Salvador: "Por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado." Mat. 12:36 e 37. Os propósitos e intuitos secretos aparecem no infalível registro; pois Deus "trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações". I Cor. 4:5. "Eis que está escrito diante de Mim: as vossas iniquidades, e juntamente as iniquidades de vossos pais, diz o Senhor." Isa. 65:6 e 7.
“A obra de cada homem passa em revista perante Deus e é registrada pela sua fidelidade ou infidelidade. Ao lado de cada nome nos livros do Céu, estão escritos, com terrível exatidão, toda má palavra, todo ato egoísta, todo dever não cumprido e todo a pecado secreto, juntamente com toda artificiosa hipocrisia. Advertência sou admoestações enviadas pelo Céu e que foram negligenciadas, momentos desperdiçados, oportunidades não aproveitadas, influência exercida para o bem ou para o mal, juntamente com seus resultados de vasto alcance, tudo é historiado pelo anjo relator.” (Grande Conflito, p. 480-482).
III – LIVRO DA VIDA
O livro da vida contém os nomes de todos os que já entraram para o serviço de Deus. Paulo fala de seus fiéis cooperadores, "cujos nomes estão no livro da vida". Filip. 4:3. Daniel, olhando através dos séculos para um "tempo de angústia qual nunca houve", declara que se livrará o povo de Deus. "todo aquele que se achar escrito no livro". Dan. 12:1. E João, no Apocalipse, diz que apenas entrarão na cidade de Deus aqueles cujos nomes "estão inscritos no livro da vida do Cordeiro". Apoc. 21:27.
O que fazer para ter o nome no Livro da Vida?
IV – SEIS PASSOS:
1° passo: CRER EM JESUS
Atos 16:30-31; Tiago 2:19 diz que "até os demônios creem e tremem". Esse crer significa uma entrega completa do coração a Cristo. "Entrega teu caminho ao SENHOR, confia nEle e o mais Ele fará" (Salmos 37:5). Significa aceita-Lo como SENHOR e Salvador pessoal. Hoje você está sendo chamado para uma entrega total e sem reservas a Cristo. Não deixe nunca para depois uma coisa que você pode fazer agora.
2° passo: ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO
Atos 3:19-20 – Que é arrependimento? Ellen White observa "O arrependimento compreende tristeza pelo pecado e afastamento do mesmo". (Caminho a Cristo, p.23). O genuíno arrependimento segue-se de uma mudança de rumo. Aquilo que você praticava, mas que machucava o coração de Cristo, não fará mais. Sincero arrependimento é diferente de remorso. Na Bíblia há dois clássicos exemplos. Judas e Pedro. Judas até confessou o pecado; mas não se arrependeu. Disse: "Pequei, traindo sangue inocente" (Mateus 27:4). Se seu arrependimento fosse genuíno, ele seria e levado a Cristo e não à forca. Pedro realmente se arrependeu. Negou Jesus três vezes; disse que jamais abandonaria o Mestre: mas disse isso confiante em o si mesmo. E, todas as vezes que você é confiar em si mesmo estará fadado ao fracasso. Com Pedro foi exatamente assim. Quando o galo cantou já havia negado Jesus três vezes. O olhar de Cristo e naquela madrugada, imediatamente após o galo cantar, penetrou fundo no coração de Pedro. Era como se Jesus dissesse: "Pedro, Eu não falei que você me negaria. Mas, mesmo assim, Eu te amo". Pedro correu, não para se matar, mas para chorar de horror pelo que fez contra seu SENHOR e Salvador. Pedro se arrependeu verdadeiramente.
3° passo: CONFESSAR OS PECADOS
1 João 1:9; Levítico 5:5; Salmo 38.18; Salmos 32:5; Provérbios 28:13; Marcos 1:5.
A confissão deve ser como resultado de verdadeiro arrependimento. Ao confessarmos nossos pecados, temos que menciona-los um por um a Deus. Devemos confessar o pecado que praticamos (Levítico 5:5). Isso significa chamar o pecado pelo nome. Para isso é preciso ter coragem que somente Cristo dá. Judas confessou, mas não se arrependeu; Acã também confessou, mas não se arrependeu (Josué 7:20-26). E você já confessou os seus pecados hoje? O que você está esperando?
4° passo: POR AMOR A CRISTO OBEDECER SUA LEI
João 14:15; Mateus 19:16-19; Deuteronômio 11:26-28; Salmos 119:4.
A lei de Deus não tem função de nos salvar, mas se não a obedecermos, provamos que não estamos salvos. A obediência deve ser fruto de aceitarmos Cristo como Senhor e Salvador e pessoal. Os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus em duas tábuas de pedra (Êxodo 31:18) e devem ser obedecidos como proteção contra as consequências do pecado. A transgressão da lei de Deus levou este mundo ao caos e a destruição. A lei de Deus é tão santa quanto o próprio Deus (Romanos 7:12). Honrá-la é honrar o Criador dos céus e da terra. Transgredi-la é ferir o coração de Cristo.
5° passo: SER BATIZADO
Marcos 16:15-16; Atos 22:16; 9:18; Colossenses 2:12; Mateus 18:18.
O batismo apontado por Cristo não é uma opção, e sim uma condição para entrada no reino de Deus. O texto não diz: quem crer ou for batizado será salvo. Diz: "Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16). O batismo assinala o rompimento de toda ligação com Satanás. E a morte para a velha vida e o renascimento para uma nova vida em Cristo. De acordo com Romanos 6:1-4 o batismo significa a morte para o pecado, o sepultamento do pecado e uma ressurreição para uma nova vida em Cristo. Você se torna uma nova criatura. A Bíblia diz: "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" 2 Coríntios5:17. O batismo também assinala novo nascimento. E desta forma você precisará ser registrado de novo. Não no cartório de sua cidade, mas no cartório do Céu – no Livro da Vida. Quando você for batizado o seu nome será escrito no Livro da Vida. Amém?
6° passo: PERSEVERAR ATÉ OFIM
Mateus 24:13; Lucas 21:19; Hebreus 10:36; Mateus 10:22; Marcos 13:13; 2 Timóteo 2:12.
Para que o nome permaneça no Livro da Vida é necessário perseverar na fé até o fim. Batismo não é fim; batismo é o começo de uma nova vida em Cristo. Permanecer firme na fé, orando estudando a Bíblia todos os dias, frequentando a igreja, guardando os Seus mandamentos e fazendo trabalho missionário; eis alguns segredos para perseverar até o fim.
APELO
Você gostaria de ter o nome no Livro da Vida? É simples; dê os passos acima descritos. Nenhum passo pode ser negligenciado. Que acontecerá se a pessoa não tiver o nome no Livro da Vida? VAMOS LER APOCALIPSE 20:15.
O que você prefere? O tanque do batismo ou o lago de fogo? Sua resposta é inteligente. Que você está esperando? Deus está chamando você. Entregue seu coração a Cristo agora mesmo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more