SALVOS POR UM FIO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
SALVOS POR UM FIO
Textos – Js 2.1-21; 6.22-25; Gn 7.16; 19.10; Mt 1.5; Hb 11.30 e 31 e Tg 2.25 e 26
INTRODUÇÃO
Você já passou por alguma experiência em que quase morreu? Algum momento que você foi salvo por um fio. Essa nossa expressão
I – CONTEXTO HISTÓRICO
Jericó é a cidade mais antiga do mundo.
Josué decide secretamente enviar espias para olhar a terra.
Raabe é uma intrigante personagem das Escrituras. Ela é introduzida na narrativa bíblica com uma qualificação pouco recomendável: “uma mulher prostituta” (Js 2:1). Estrategicamente, os espias enviados por Josué para analisar Jericó se esconderam em sua casa. Possivelmente imaginassem que ali não despertariam suspeitas. Inserida nos costumes de sua civilização, aquela mulher se beneficiava pessoalmente da malignidade e degeneração que permeavam a cultura pagã. Tinha tudo para em pouco tempo estar soterrada nos escombros da cidade condenada.
Eles ficaram na casa de Raabe. Existem alguns motivos para isso – era uma casa que ficava sobre o muro, por causa da atividade dela, era de fácil acesso e possivelmente ficava perto da entrada da cidade e com certeza não haveria melhor lugar para obter informações da cidade, pois Raabe conhecia as pessoas.
A cidade estava agitada, com medo do povo israelita, sabiam do que eles estavam fazendo, das conquistas.
II – OS FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS
Sua proteção aos espias envolveu uma mentira. Foi ela justificada por isso? Os fins justificam os meios? Tenho ouvido acaloradas discussões sobre a questão. Mas isso perde de vista o ponto central da história. As Escrituras não aprovam a mentira de Raabe. De fato, ela não é aplaudida por sua ética. Raabe é um positivo exemplo de fé. Sua fé estava apenas iniciando, ainda limitada e obscurecida pelas circunstâncias. Mesmo assim, tal fé operou uma dramática mudança em sua conduta.
Ela era uma recém convertida e como tal estava dando os primeiros passos na santificação.
III – FECHAMENTO DA PORTA DA GRAÇA.
A expressão fechar a porta era o fechamento da porta da graça para o povo de Jericó e também para os cananeus.
Interessante que o evento que ela narra acontece 40 anos atrás. Aqui vemos que os dez espias ficaram com medo e deram um relatório falso, pois eram os cananeus que estavam apavorados.
Não tenha medo dos teus desafios, não tenha medo dos teus problemas, maior é quem está conosco do quem está contra nós.
IV – ELEMENTOS DE CONVERSÃO
Ao contrário do que normalmente esperaríamos de uma mulher assim, no momento crítico ela teve sabedoria. Percebeu o que estava envolvido na crise. Sua ignorância do Deus de Israel não era total: “Bem sei que o Senhor vos deu esta terra […]. Temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós” (Js 2:9, 10). Com o risco da própria vida, Raabe escondeu os espias e os fez prometer seu escape do inevitável destino de Jericó. Ela seguiu as instruções que recebeu, e Josué honrou a promessa de seus enviados.
A presença do tetragrama sagrado, o nome sagrado de Deus, ele só era usado por israelitas. “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Rm 10.13 esse é o primeiro sinal de conversão desta mulher.
O segundo está aí verso 11 no final do texto. Um lugar idolatra, ela afirma que o único Deus era o SENHOR.
Verso 12 e 13. É possível que ela tivesse sido abandonada pela família, ou por ter sido abandonada. Mas aqui vemos um coração bondoso, alcançado pela graça de Deus, um coração que foi salvo deseja salvar outras pessoas e começa pelos seus familiares.
Ela está dizendo eu quero me batiza, em uma linguagem igrejeira, a dupla missionária estava lá e não perdeu a oportunidade de firma ela na fé. MISERICODIA E FIDELIDADE.
V – CORDÃO ESCARLATA
A salvação estava dentro da casa, ela não era mais disponível para a cidade ou para aqueles que estivessem nela.
Ela não sabia o dia que o juízo aconteceria, mas ela acreditou e atou o cordão de escarlata, pois ela queria ser salva. A palavra cordão significa também esperança. Ela saiu e foi aos seus e convidou eles, levou eles para o lugar onde estava a salvação.
Eles rodearam a cidade e ela caiu de dentro para fora. E EGW afirma no livro PP que os anjos derrubaram os murros.
CONCLUSÃO
Raabe não foi preservada por causa de qualquer obra meritória que tivesse praticado. Ela não é um exemplo do poder de obras humanas. Depois da destruição de Jericó, ela nunca mais é mencionada no Antigo Testamento. Reaparece no Novo Testamento em três passagens, sendo duas delas como um exemplo de fé (Hb 11:31; Tg 2:25). A mais extraordinária referência a ela ocorre no primeiro capítulo de Mateus, na genealogia de Cristo. Na lista dos ancestrais do Messias, inesperadamente nós a encontramos (Mt 1:5) como uma permanente lembrança do que Deus pode fazer para erguer fracassados. Ela aparece como a mais improvável candidata à honra divina e como um poderoso estímulo a todos nós.
Js 6.22-23. Josué cumpriu a promessa e salvou essa mulher. Ela habitou no arraial, mas começou a ter um grau de importância em Israel e passou a habitar no meio do povo, por que isso? Mt 1.5 ela entra na genealogia de Jesus, ela passou a ser uma antepassada do Deus encarnado.
Hb 11.30 e 31 na galeria dos heróis da fé Josué não é mencionado, mas sim raabe. Ela substitui o grande guerreiro, general, substituto de Moises e com Davi mais obteve vitória para o povo de Israel.
Em Tg 2.25 e 26. É uma fé que se mostra nas obras no ato de amarrar o cordão vermelho.
APELO
A um cordão vermelho que passa por toda a bíblia. De gênesis a apocalipse a uma marca de sangue. O sangue de um Deus inocente que morreu por nós. E somos convidados a lavar e alveja nossas vestiduras neste sangue. A sermos purificados e santigados em Jesus.
A própria cor do cordão tipificava o sangue de Jesus. Jesus na cruz nos ofereceu o único meio de salvação.
Quando você participa dos emblemas da CEIA DO SENHOR, você está agindo como Raabe, crendo que será salvo pelo sangue de Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more