Como reagir ao dia mau?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 23 viewsNotes
Transcript
COMO REAGIR AO DIA MAL
1Samuel 27.1–12 (BSAS21)
Porém Davi disse no seu coração: Algum dia ainda morrerei pela mão de Saul; é melhor eu fugir para a terra dos filisteus, para que Saul perca essa esperança e pare de me perseguir por todo o território de Israel; assim escaparei da sua mão.
Então Davi se levantou e passou para Áquis, filho de Maoque, rei de Gate, com os seiscentos soldados que estavam com ele.
Davi ficou com Áquis em Gate, ele e os que o seguiam, cada um com sua família, e Davi com suas duas mulheres, Ainoã, a jezreelita, e Abigail, que havia sido mulher de Nabal, o carmelita.
Quando contaram que Davi havia fugido para Gate, Saul desistiu de persegui-lo.
Davi disse a Áquis: Se tenho o teu apoio, dá-me lugar numa das cidades do país, para que eu possa habitar ali; pois, por que o teu servo habitaria contigo na cidade real?
Então Áquis lhe deu naquele dia a cidade de Ziclague; por isso Ziclague pertence aos reis de Judá, até o dia de hoje.
Davi habitou na terra dos filisteus por um ano e quatro meses.
Davi e os homens que o seguiam atacavam os gesuritas, e os girzitas, e os amalequitas; pois, desde tempos remotos, esses eram os habitantes da terra que vai na direção de Sur até a terra do Egito.
Davi atacava aquela terra e não deixava vivo nem homem nem mulher; e, tomando ovelhas, bois, jumentos, camelos e roupas, voltava e vinha a Áquis.
Quando Áquis perguntava: A quem atacaste hoje? Davi respondia: O Neguebe de Judá; ou o Neguebe dos jerameelitas; ou o Neguebe dos queneus.
E Davi não deixava vivo nem homem nem mulher, e não os levava a Gate, pois dizia: Para que não nos denunciem, dizendo: Assim fez Davi. Esse era o seu costume durante o tempo em que habitou na terra dos filisteus.
Áquis confiava em Davi, dizendo: Certamente ele se tornou odiado por seu povo Israel; portanto, será meu servo para sempre.
Nós começamos esse ano (pelo menos eu) com muita expectativa de ser o ano da expansão. E você vai ouvir sobre expansão esse ano inteiro. Na verdade o fluir para nossa comunidade de fé, o anseio, o desejo de fato é vivermos esse ciclo que Deus tem para nós com muito entusiasmo. Ouvir sobre expansão é algo gostoso, até porque a expansão do Reino é algo que precisa aquecer o coração do Cristão. É uma missão! E missão precisa ser algo que aqueça o nosso coração. Só que, mesmo em um cenário, mesmo vivendo a expectativa da expansão, a verdade é que também existem dias, existem momentos onde o nosso coração ele não está tão empolgado, onde o nosso coração não está tão feliz, onde o nosso coração não está tão envolvido com a causa, com a visão e isso pode ser frutos de dias maus.
Por isso nesta noite quero caminhar com você, pensando em: COMO REAGIR AO DIA MAU. O dia mal ele vem para todos, não seleciona um grupo específico, uma raça, um povo, ele vem para todos nós. QUEM AQUI JÁ VIVEU UM DIA MAU? Pode ser que você esteja vivendo um dia mau, e dias maus eles vem sem avisar, eles vêm para todo mundo. E saiba de uma coisa, se o dia mau ainda não chegou para você, ele vai chegar. Não tem como correr, não tem como pular, essa etapa, e de alguma forma o dia mau chega. Isso é uma verdade. Pode ser que um dia você acorde, disposto, bem humorado, feliz, como se nada pudesse acontecer e de repente você recebe uma ligação, um whats, uma notícia, pode ser que alguém vem e bata no seu carro, pode ser uma traição de um amigo, uma deslealdade que alguém possa fazer com você e etc. Eu sei que ninguém está livre, ninguém tá livre do dia mau, ninguém está livre de viver dias ruins, porém se existe o dia mau, existe a possibilidade de vencer o dia mau, existe possibilidade de reagir ao dia mau.
Nós vamos aprender com Davi algumas coisas que nós não devemos fazer no dia mau, como nós não devemos reagir no dia mau. Porém antes de entrarmos propriamente nesses pontos, eu quero te passar o contexto do livro de Samuel.
O livro de 1 Samuel ele foi escrito entre 500 e 1000 antes de Cristo, é o período onde os reis começaram a governar em Israel, o primeiro rei foi o Rei Saul, ele surge através de um pedido do povo, eles queriam um rei, assim como os outros povos tinha rei e de repente Saul ele é ungido rei e ele faz coisas que desagrada a Deus, então surge Davi, um menino ruivo, um garoto, um pastor de ovelhas. E o livro de 1 Samuel começa a contar a história de Davi a partir do capítulo 16. E a história de Davi antes dele se tornar rei ela se divide em três importantes episódios até ele se tornar rei. Quais são eles?
Primeiro: A sua consagração. Jessé seu pai. Samuel o profeta que ungiu Davi
Segundo: Davi e Golias
Terceiro: O dia mau de Davi. O terceiro episódio da vida de Davi é marcado pela perseguição. Quando olhamos para a narrativa de Davi, até esse momento só tem coisa boa. Davi era pastor e de repente é ungido Rei de Israel. A caminhando na história vamos encontrar Davi enfrentando Golias, sendo ousado “Tu vens a mim com espadas e com lanças, porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos” Ousadia, Davi valente,Davi vitorioso. Ai ele começa a matar muita gente e povo começa a gritar “Saul mata mil, Davi mata 10 mil”, aqui começa a ter uma comparação entre o jovem Davi e o Rei Saul, e desse momento em diante começa uma história de perseguição a Davi. Davi começa a viver o dia mau. O dia mau chegou para Davi. Escolhido, separado, ungido, o homem segundo o coração de Deus, mais o dia mau não isentou Davi, o dia mau chegou para ele. O que Davi faz? Davi se esconde, ele vai para a caverna de Adulão, ele treina guerreiros, e Davi escondido de Saul por duas vezes teve oportunidade de matar o rei Saul, mais ele diz: Ai de mim de levantar a mão contra o ungido do Senhor, Deus vai fazer com Saul o que quiser. Então Davi agi de forma correta com Saul, não mata Saul, e depois de viver esse temor a Deus a bíblia diz no capítulo 27 que Davi contudo pensou num dia ser morto por Saul, ou seja, Davi temeu a morte, o dia mau chegou para Davi.
Quero fazer três destaques iniciais, que fez Davi tomar a decisão de ir morar na terra dos Filisteus.
Primeiro Davi olhou com olhar humanista. Davi não passou por esse problema todo por acaso, houve algumas razões que o fizeram sucumbir diante das adversidades. Ao perceber que Saul iria continuar o perseguindo, ele olha para a situação com olhar humanista, e ele pensa, não dá para ficar fugindo de Saul para sempre, Davi percebe que humanamente ele se encontrava em uma situação muito difícil, uma situação muito complicada, até porque do outro lada não era qualquer pessoa que estava perseguindo Saul, era o Rei de Israel, e que naquele momento possuía muito poder em suas mãos. Nós não vemos nenhuma vez nesse capítulo inteiro: Davi orando, escrevendo Salmo, buscando ao Senhor, nós não vemos nenhuma vez no capítulo 27 Davi tomando uma decisão sendo direcionado pelo Espírito do Senhor, pelo contrário, ele olha para a situação com olhar humanista. Vale ressaltar que Davi tinha acabado de sair de uma grande vitória, ele pega a arma de Saul, a lança de Saul, e mostra que ele poderia matar Saul, mais logo após esse momento ele liga o botão do pânico, ele entra em desespero, ele olhou para aquela situação com olhar humanista, ele ele percebe humanamente falando que a situação não está favorável.
Aplicação: Na verdade, queridos, quantas vezes nós também não estamos agindo da mesma forma para as situações que estamos vivendo? Olhar humanista, deixamos Deus de lado, não buscamos nele orientação para nossa caminhada, para nossas tomadas de decisões, na verdade nós vamos fazendo as coisas e no trajeto é que vamos colocando Deus em nossos planos. O cristão vive pela fé, sim ou não? Parece até loucura né? Movidos pela fé! Mais que fé é essa que dizemos ter e na hora de colocar ela em prática nós preferimos agir dentro da nossa própria vontade? Que fé é essa? Muitas vezes em nossa caminhada cristã seremos desafiados a crer quando ninguém mais acredita, seremos desafiados a continuar crendo mesmo que o tempo pareça estar contra nós. Ter fé é acreditar no agir do Senhor e não em nós mesmo, é ter um olhar vertical, um olhar para o Senhor e não um olhar horizontal, para nós mesmos. A fé é ativa e não passiva, a fé nos leva a falar contra as circunstâncias contrárias e nos move a agir em linha com as promessas de Deus. A fé é a certeza de que recebemos o que esperamos, daquilo que buscamos em Deus, é a prova daquilo que não podemos ver, mas que cremos. Jesus disse em Marcos 11:24. “Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá.”
Lembra-se: O contexto do que você está vivendo, passando, é o Senhor que te colocou nele, e não se esqueça da promessa que ele nos deixou: "Eu estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos".
Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação. Hab 3.17-18
O dia mau pode chegar, mais o Senhor estará com você. "Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Olhe com olhar espiritual e não humano.
A nossa fé libera o poder de Deus. Lembra da mulher do fluxo de sangue? Foi a fé dela que liberou o poder de Jesus em sua vida. "Se eu apenas tocar em tuas vestes eu serei curado".
Sabe qual nosso maior problema? É que nós nos esquecemos das promessas que Deus tem para nós e por isso perdemos a sensibilidade espiritual e passamos a acreditar que nós podemos realizar alguma coisa com as nossas próprias forças. Não podemos, queridos!
Precisamos tomar posse das promessas que Deus tem para nós.
Podemos observar também que além dos olhar humanista de Davi, quando o dia mau chega ele olha também com um olhar pessimista. Nesse momento Davi parece que esqueceu de tudo que já tinha acontecido em sua vida e através da sua vida, parece que Davi se esqueceu da unção que foi liberada sobre a sua vida, esqueceu do que Deus já tinha fei, da grande vitória contra Golias. Parece que Davi nesse momento ele não tem esperança para o seu futuro.
Davi foca naquele momento e porque o seu foco se torna limitado, ele acaba se tornando pessimista. Ele olha para a situação e talvez pensa: Não vai dar certo, acabou, é o fim.
Aplicação: Estamos talvez como Davi, olhando para a situação e pensamos, não vai dar certo, acabou, é o meu fim. Sou um fracassado, um derrotado, eu sou só um menino, ou sou velho demais, a gente começa a olhar a vida com olhar pessimista, sem perspectiva, assim como Davi, com isso olhamos para as circunstâncias e nos esquecemos das palavras que Deus nos deu.
Mas, quero destacar também que Davi olha com olhar racionalista quando o dia mau chega. Ele faz uma conta: Pera ai, o território de Israel é deste tamanho, eu já fugi pra cá, pra cá, pra lá, tem 600 homens e suas mulheres aqui comigo, é muita gente. Eu já me escondi aqui e ele me achou, já me escondi lá e ele me achou, eu já poupei ele da morte aqui, não tem mais para onde ir, não tem mais onde me esconder. E carregado de um olhar humanista e pessimista, ele também tem um olhar racionalista ai ele fala: Aqui não dá, vou fugir, vou pra onde? Vou para a terra do inimigo. Inimigo por inimigo, esse daqui quer me matar, talvez o outro não vai querer. Ele parte para a terra dos filisteus, ele vai para a terra de Gate. Você sabe onde era a terra de Gate? Quem nasceu em Gate? Golias! Davi para terra de Gate, terra natal de Golias. E num dia mau, ele começa a viver algo decepcionante. As atitudes de Davi baseada na sua falta de busca a Deus, faz com que ele passa a tomar decisões baseadas no medo, e isso é muito perigoso.
Aplicação: Como você reage nos dias maus? Quando o dia mau chega, quais sentimentos tomam conta de você? Tem pessoas que se revoltam contra Deus, esquecem do que ele já fez e do que ele é capaz de fazer. Como você reage? Como você se posiciona diante de uma crise? Diante de um problema, de uma aflição? Quem é você? Você foge? Você não encara? Você vai procurar saídas humanas? É isso? Há, eu bebi porque o dia mau chegou! Eu traí, eu prostitui porque o dia mau chegou! Eu caí, pequei, porque o dia mau chegou! Eu roubei, porque o dia mau chegou! O que mais vemos é pessoas encontrando saídas humanas, justificativas humanas, para não enfrentar aquilo que está sendo proposto, não tem coragem de encarar de frente, e por isso criamos uma válvula de escape, uma saída humanizada.
Davi ao invés de enfrentar o dia mau ele parte para o território inimigo.
É o que fazemos sempre… e esquecemos que "Maior é o que está em mim, do que o que está no mundo".
Eu vim aqui nesta noite para dizer a você pelo poder do Espírito Santo. REAJA AO DIA MAU.
1. FUJA DE UMA FALSA SEGURANÇA TERRENA
1. FUJA DE UMA FALSA SEGURANÇA TERRENA
Ao fugir para a terra dos filisteus, Davi vai em busca de uma segurança. Olha o que ele diz no versículo 4.
1Samuel 27.4 “Quando contaram que Davi havia fugido para Gate, Saul desistiu de persegui-lo.”
"Quando contaram para Saul que Davi tinha fugido para Gate, ele parou de persegui-lo". Davi em primeiro momento teve êxito, pois essa era a intenção de Davi. Procurar uma segurança. Porém Davi estava num lugar que não era o seu habitat, era terra inimiga.
É justamente isso que o pecado faz conosco. Falsa realização. Falso conforto, falsa segurança. Quem aqui nunca falou uma mentira? Isso é uma falsa segurança, não é verdade? Quantas vezes para fugir de um problema, de um mau dia, você conta uma mentira. Quantas vezes essa falsa sensação de segurança quando você meio de recursos financeiros ilícitos. (Tô seguro financeiramente), mais pera ai, de onde vem esse dinheiro? Como vem? A verdade é que a gente procura se refugiar procurando segurança (falsa segurança) em lugares e áreas que não é a vontade de Deus para nossas vidas.
ENTENDA: Todo pecado ele traz uma segurança passageira, ele nunca proporciona uma alegria plena, ele nunca fará de você uma pessoa completa. Andar longe dos caminhos do Senhor pode até parecer prazeroso para você, pode até parecer seguro, pode até parecer viável, mas na verdade o final é sempre caminho de morte. É isso que Salomão vai dizer: "Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte". Prov 14.12
BUSCAR SEGURANÇA LONGE DE DEUS, É SER TOTALMENTE OU ESTAR TOTALMENTE VULNERÁVEL A QUEDA. Quem vive procurando segurança no pecado, uma hora vai ser cobrado, uma hora vai ser necessário a prestação de contas.
Como você reage nos dias maus? Procurando se sustentar em falsas ilusões? Isso é como o homem que constrói a sua casa sobre a areia, o dia mau vem, o vento forte vem e grande será a queda.
Quando o dia mau chegar a sua confiança precisa ser a mesma do salmista:
¹ Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
² O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
³ Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.
⁴ Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.
⁵ O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita.
⁶ De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.
⁷ O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.
⁸ O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.
Salmos 121:1-8
REAJA O DIA MAU
2. LUTE DO LADO CERTO.
2. LUTE DO LADO CERTO.
O matador de gigantes, o grande guerreiro de Israel, ele se declara servo de um filisteu
Versículo 5 e 8
1Samuel 27.5–8 “Davi disse a Áquis: Se tenho o teu apoio, dá-me lugar numa das cidades do país, para que eu possa habitar ali; pois, por que o teu servo habitaria contigo na cidade real? Então Áquis lhe deu naquele dia a cidade de Ziclague; por isso Ziclague pertence aos reis de Judá, até o dia de hoje. Davi habitou na terra dos filisteus por um ano e quatro meses. Davi e os homens que o seguiam atacavam os gesuritas, e os girzitas, e os amalequitas; pois, desde tempos remotos, esses eram os habitantes da terra que vai na direção de Sur até a terra do Egito.”
Davi, um homem ungido para ser rei de Israel, agora se oferece para ser servo de um rei Filisteu. Davi por causa do dia mau ele passa para o outro lado, ele se oferece, ele muda de lado, vai para o território inimigo, se oferece para outro exército. Ou seja, Davi começa a lutar uma luta que ele não deveria lutar, isso chega ser frustrante, ele começa a lutar a causa adversária. Que tragédia. Davi que foi forjado pastor, se torna agora um desertor fugitivo.
Aplicação: "Quando trocamos a santidade pela carnalidade, começamos a servir a causa do inimigo, e com o passar do tempo esquecemos dos propósitos que os moviam".
Quando no dia mau nós trocamos a santidade pela carnalidade, e nós começamos a negociar nossa fé e nossa santidade e a luta começa a mudar de lado, nós começamos a servir a causa do inimigo. Nós lutamos do lado errado por exemplo: Quando atacamos outras igrejas, nós passamos a servir a causa do inimigo quando nós deixamos de entender que o Reino é um só, a assim nós começamos a gastar aquilo que Deus nos deu, como nosso tempo, nossa disposição em servir a nossa comunidade de fé e o nossa comunidade, lugar onde moramos, habitamos, quando deixamos de usar nossos dons e talentos, quando deixamos de exercer nossa missão e nosso propósito. Qual é a luta que você tem lutado? A do Senhor? Ou você está lutando a causa do inimigo?
Nós lutamos do lado errado quando a nossa existência não gera vida em ninguém.
Que cristianismo é esse que vivemos?
COMO REAGIR AO DIA MAU?
3. NÃO NEGOCIE SUA IDENTIDADE
3. NÃO NEGOCIE SUA IDENTIDADE
Vers 8-11
1Samuel 27.8–11 “Davi e os homens que o seguiam atacavam os gesuritas, e os girzitas, e os amalequitas; pois, desde tempos remotos, esses eram os habitantes da terra que vai na direção de Sur até a terra do Egito. Davi atacava aquela terra e não deixava vivo nem homem nem mulher; e, tomando ovelhas, bois, jumentos, camelos e roupas, voltava e vinha a Áquis. Quando Áquis perguntava: A quem atacaste hoje? Davi respondia: O Neguebe de Judá; ou o Neguebe dos jerameelitas; ou o Neguebe dos queneus. E Davi não deixava vivo nem homem nem mulher, e não os levava a Gate, pois dizia: Para que não nos denunciem, dizendo: Assim fez Davi. Esse era o seu costume durante o tempo em que habitou na terra dos filisteus.”
No meio desses dias maus, no meio dessa turbulência que é a história de Davi, dessa perseguição, desse risco, ele opta por viver no meio do povo Filisteu, ele opta por similar o comportamento filisteu ele opta por servir o rei filisteu. Davi começa a precisar viver uma vida de duplicidade.
O que eu quero que você pense comigo? Tem um momento da nossa vida, quando a gente por causa do dia mau a gente acaba agindo e fazendo, indo para lugares fora do centro da vontade de Deus, a gente para para pensar: O que foi que eu fui fazer com a minha vida? Como eu permiti que isso chegasse até aqui, a esse nível?
Eu fico pensando Davi lá no meio do povo Filisteu, será que ele não teve esse sentimento? Ele pensando: Eu fui ungido rei de Israel, o que estou fazendo aqui?
Ele vivia uma duplicidade, até porque no fundo ele sabia quem ele era.
Assim somos nós quando saímos dos trilhos, quando des-focalizamos do nosso ideal verdadeiro. O próprio Davi compilando os salmos escritos pelos filhos de corá ele vai dizer: Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. Salmos 84:10
Irmãos não tem como viver a duplicidade de vida. "Quem já pisou no santos dos santos em outro lugar não sabe viver" Não tem como! Não tem como servir a dois senhores, ou há de agradar a um e desagradar ao outro.
Tem muita gente querendo viver a duplicidade, mais não tem como. Davi viveu a duplicidade mesmo sabendo que havia sobre sua vida uma unção, isso tudo porque ele queria fugir da perseguição. TEM SITUAÇÕES EM SUA VIDA QUE VOCÊ VAI TER QUE ENFRENTAR DE FRENTE. DE CABEÇA ERGUIDA, COM CORAGEM.
Irmãos, tem muita gente querendo que o avivamento aconteça, e quando falamos em avivamento logo pensamos em um liturgia gostosa de culto, até esse é o nosso padrão "calculamos, medimos, a espiritualidade, conforme o culto acontece), hoje o culto foi bom, que louvor, que palavra.
O avivamento só vai acontecer quando a igreja está mais próxima do mestre. Sabe quando? Quando a perseguição chegar na igreja, na verdade já chegou, mais vai apertar ainda mais. E será nesse tempo que a coisa vai ficar gostosa. (serão separados o joio do trigo). Ficarão os verdadeiros, os íntegros, os retos de coração. NÃO DÁ PARA VIVER A DUPLICIDADE. Podemos talvez enganar os que estão à nossa volta, mais jamais vamos enganar aquele que está sobre nós, o Deus dos Deuses e Senhor dos Senhores.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
A BÍBLIA vai dizer que Davi chegou ao fundo do poço da depressão, ele ficou mal, porque os seus próprios guerreiros começaram a querer apedreja-lo, os seus próprios guerreiros começaram a ficar com raiva de Davi, aqueles homens que acompanharam Davi naquele tempo todo, aqueles homens que foram forjados por Davi na caverna de Adulão, aquele homens que estava com Davi em todos os momentos de perseguição, agora estão frustrados com Davi.
Saiba: As nossas decisões, elas têm o poder de alcançar não apenas as nossas vidas, mais também daqueles que estão à nossa volta. A nossa omissão, a nossa frustração, os nossos passos errados, eles nos levam a atrapalhar a vida de outros. E agora aqueles 600 homens, estão sem mulher, sem filhos, sem terra, e eles ficam revoltados com Davi.
A bíblia fala que Davi depois de tudo isso no capítulo 30.6 no final de tudo isso Davi busca ao Senhor.
1Samuel 30.6 “Davi também se angustiou, pois a tropa falava em apedrejá-lo, porque toda a tropa estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas Davi se fortaleceu no Senhor, seu Deus.”
"Davi porém, fortaleceu no Senhor o seu Deus"
Depois de tanto tempo, Davi busca ao Senhor. Depois de tanto tempo, a bíblia vai dizer que quando ele estava amargurado, profundamente angustiado, quando ele estava correndo o risco de ser morto pelo seus próprios homens, Davi entendeu como ele deveria reagir diante de um dia mau. E então ele foi se debruçar diante do Senhor.
E diante disso, se você conhece a história, Davi foi atrás dos Amalequitas, conseguiu reconquistar todo o seu povo derrotando o Amalequitas, com 400 homens, porque 200 não foram, ele venceu os Amalequitas, ele conseguiu reerguer a sua vida e alguns anos depois ele se tornou o grande rei de Israel. Primeiro ele se tornou rei de Judá, depois ele conseguiu derrotar o rei de Israel que era o filho de Saul e conseguiu unir o povo e assim se tornando o maior rei de Israel. Mais isso só foi possível, porque ele se reanimou no Senhor, porque ele entendeu como reagir diante de um dia mau.
Eu quero falar uma coisa para você: Esse episódio não foi o único dia mau na vida de Davi, se você conhece bem a história de Davi você sabe que teve outros momentos maus na vida de Davi. Davi teve problema na família, Davi se relacionou de forma errada com seus filhos, Davi a queda de Davi, e assim por diante. Mas quando eu olho para a vida de Davi num todo, e tendo acesso a toda a sua história, eu olho para trás e vejo que Davi aprendeu a reagir no dia mau lá atrás, nesse episódio, ou seja, esse momento forjou Davi para se tornar no rei que ele se tornou.
Se ele não tivesse entendido como reagir no dia mau, talvez ele não saberia reagir no dia mau quando ele já era rei.
O dia mau chega para todos nós, e o que precisamos aprender é a pedir a Deus para nos capacitar para viver os dias maus, pois ele vai chegar.
Quando eu olho para vocês, quantos dias maus podemos presenciar só aqui que já foram vividos, ou que até mesmo estão vivendo. Mais quantas vezes o Senhor já nos restaurou e ele vai continuar nos restaurando. "As misericórdias do Senhor são as causas de nós não sermos consumidos e elas se renovam a cada manhã".
Por isso, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.
Portanto, permanecei firmes, trazendo em volta da cintura a verdade e vestindo a couraça da justiça,
calçando os pés com a disposição para o evangelho da paz,
e usando principalmente o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos em chamas do Maligno.
Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Precisamos confiar no Senhor! Nós precisamos reagir aos dias maus confiando no Senhor.
"Os que confiam no Senhor, serão como os montes de Sião, que não se abalam mais permanecem para sempre".