O PODER DE DEUS EM LIVRAR SEU POVO DAS TRIBULAÇÕES CAUSADAS POR SUA FIDELIDADE.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

A REVOLTA DE NABUCODONOSOR COM A RESPOSTA DOS TRÊS HOMENS DN 3.19.

nós vimos que o rei da Babilônia ordenou que se fizesse uma estatua com aproximadamente vinte e sete metros de altura, toda de ouro e convocou todas as províncias de seu reino para a inauguração.
reunido o povo com todos os magistrados, foi dado a ordem pelo rei que ao tocar a trombeta todos deveriam se ajoelhar diante da estatua que o rei havia feito, a negação de tal adoração levaria o individuo a morte.
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não obedeceram e sofreram essa ordem e disseram ao rei que independente do que viesse a acontecer eles não se curvariam.
vimos então que este quadro representa o mundo que quer tirar nossa lealdade a Deus ou quer que tenhamos uma vida dupla. só que uma vida dupla não combina com aqueles que professam a fé em Cristo, ele não divide lealdade, ele não divide adoração.
hoje nós vamos ver o desfecho desse quadro.
A FÚRIA DE NABUCODONOSOR.
V.19-23.
mediante a resposta dos três homens judeus, Nabucodonosor se enfureceu e ordenou que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais.
ordenou que os homens fossem lançados na fornalha amarrados e assim foi feito.
normalmente eles despiam os condenados, porém, os três foram amarrados sem tirar um item se quer de suas vestes.
o gogo da fornalha matou os homens que foram lançar os três quando eles chegaram em cima.
a hostilidade de Nabucodonosor é de assustar, porém, se olharmos para o nosso tempo, quantos cristãos estão sendo mortos de forma barbará neste momento, no Brasil a perseguição contra o cristianismo ainda é velada e isso muito porque a igreja tem negociado princípios, no entanto, eu vi um vídeo esta semana de uma policial na Inglaterra proibindo um grupo de cristãos cantarem os hinos. veja, nós estamos falando da Inglaterra, berço do puritanismo, do congregacionalismo.
quando você não negocia seus princípios o mundo se enfurece, o mundo quer nossa lealdade e se não a damos, haverá sanções, haverá retaliação. só que o nosso Deus nos abominará se nós formos leais ao mundo.
A RESPOSTA DE DEUS V. 24-27.
o rei olhou para dentro da fornalha, provavelmente para degustar sua vingança, para ver os homens derreter no meio do fogo, mas, para surpresa do rei, ele viu não três, mas quatro homens, e um era semelhante a anjo ou filho dos deuses.
então ele chama os homens e eles saim para fora, pediu que as autoridades presente conferisse e eles então perceberam que cheiro de fumaça havia ficado neles.
esta história nos traz esperança, assim como trouxe para Israel, Israel estava no cativeiro e da maneira que Deus livrou esses homens da fornalha e ele tinha capacidade, poder para livrar eles da cativeiro, para os resgatar, esta libertação dos três amigos estava apontando para acontecimentos maiores.
primeiro apontava para a libertação que Deus traria mais tarde quando o povo pode retornar para casa sobre a diligência de Zorobabel, Esdras e Neemias.
mas em segundo lugar apontava para a libertação que Deus traria àqueles que viriam a crer em Cristo dos quais eu e você fazemos parte.
observe que nem sempre Deus vai nos livrar das tribulações, mas nas tribulações.
Deus na plenitude dos tempos enviou seu filho para salvar seu povo de outra fornalha de fogo ardente. a igreja de Cristo está exilada também. os reinos deste mundo não é a nossa casa, o reino de Deus o é.
observe a firmação de Jesus em João 18.36 “Jesus respondeu: — O meu Reino não é deste mundo! Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus seguidores lutariam para não deixar que eu fosse entregue aos líderes judeus. Mas o fato é que o meu Reino não é deste mundo!”
João 17.16 “Assim como eu não sou do mundo, eles também não são.”
a fala de Paulo aso Filipenses 3.20 “Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá.”
quando Jesus vier ele nos livrará de uma fornalha maior MT 13.41-43
Mateus 13.41–43 NTLH
O Filho do Homem mandará os seus anjos, e eles ajuntarão e tirarão do seu Reino todos os que fazem com que os outros pequem e também todos os que praticam o mal.Depois os anjos jogarão essas pessoas na fornalha de fogo, onde vão chorar e ranger os dentes de desespero.Então o povo de Deus brilhará como o sol no Reino do seu Pai. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
O DESFECHO DESSA HISTÓRIA É UMA NOVA DECLARAÇÃO DE NABUCODONOSOR V.28-29.
no verso 15, Nabucodonosor interrogou aos homens sobre quem seria o deus capaz de livrá-los, e eles responderam que o Deus deles poderia responder se fosse da vontade dele, se ele não quisesse responder, ainda assim eles não se prostrariam, ou seja, eles foram fieis até a morte, estavam dispostos a morrer, mas não iriam trair seu Deus.
agora o rei reconhece a coragem dos três amigos e também que Deus tem poder para salvar.
essa história nos encoraja a fugir da idolatria e a permanecermos fieis a Deus mesmo diante de ameaça de morte. logicamente que os deuses modernos são diferentes e são mais sutis, no entanto tem uma atração mais devastadora, sedutora. somos bombardeados diariamente pela fama, pela riqueza, pelo prazer de vivermos para nós mesmos, de nos afastarmos da lei de deus e vivermos de forma imoral.
ceder a essa ofertas é sermos infiéis a Deus, a instrução de Cristo é: Mateus 22.37–40 “Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.”Este é o maior mandamento e o mais importante.E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos.”
as politicas desse mundo com suas leis humanas exige absoluta lealdade ao estado, a negação dessa lealdade pode levar a perseguição e muitas vezes até a morte.
o melhor é seguirmos o conselho de Pedro que provavelmente tivesse esse fogo em mente quando escreveu 1Pedro 4.12–14 “Meus queridos amigos, não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês.Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada.Vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus veio sobre vocês.”
IMPLICAÇÕES:
Deus muita das vezes pode não levar a perseguição e a dor para longe de nós, mas tenha certeza que ele estará com seu povo em todas as circunstancias Romanos 8.35–39 “Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte?Como dizem as Escrituras Sagradas: “Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro.” Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou.Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais ; nem o presente, nem o futuro;nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.”
mas acima de tudo, há uma promessa para nós feita por Cristo Mateus 13.42–43 “Depois os anjos jogarão essas pessoas na fornalha de fogo, onde vão chorar e ranger os dentes de desespero.Então o povo de Deus brilhará como o sol no Reino do seu Pai. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.”
sejamos pois fiéis a ele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more