A igreja madura que agrada ao Senhor 1Co 3.1-23
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 20 viewsMaturidade da Igreja
Notes
Transcript
A igreja madura que agrada ao Senhor 1Co 3.1-23.
A igreja de Cristo em Corinto estava focando a atenção em pormenores e deixando passar o que era essencial a uma vida que agrada ao Senhor enquanto igreja.
Paulo adverte a Igreja a viver em unidade, com maturidade, firmes na fé e na comunhão dos santos.
V.3,4 Ciúmes, brigas, partidarismos: são não são características de pessoas que são do Senhor.
Qual é a marca do crente maduro então?
Ser amável, ser alegre, ser uma pessoa de paz, ter paz no coração, ser paciente, praticante do amor, ser fiel, ser manso (apaziguador), ter domínio próprio (Gl 5.22-23);
Que conheça, compartilhe e que viva a Palavra
Ter um conceito adequado e equilibrado de si mesmo: não nos acharmos melhores do que realmente somos. Tudo vem de Deus, Ele quem faz, Ele quem opera tudo em nós e através de nós. (A isso chamamos humildade).
Julgar a nós mesmos constantemente buscando a excelência de uma vida que agrade a Deus.
Procurar sempre agradar e fazer a vontade de Deus, e na medida que o Senhor nos direcionar e colocar pessoas em nossa caminhada de fé abençoá-los de todas as formas. (Rm 12).
V.7,8 Deus através de seu Espírito quer nos usar, cada um com seu dom e talento. Cada segundo sua vocação. Todos os que trabalham tem sua recompensa do Senhor, mas o crédito, a honra e a glória sempre pertencem ao Senhor.
V.9 A igreja é comparada como uma plantação ou como uma edificação cujo senhor da terra e edificador do edifício é Ele mesmo, e nós os cooperadores.
V.10-14 Para que uma igreja seja forte todos tem que ter a mesma visão, o mesmo fundamento a mesma base. Não podemos apresentar um evangelho diferente do Cristo da Cruz:
1.A premissa de que o ser humano perdeu sua comunhão com Deus que O desobedeceu: queda e a condição natural de todo ser humano;
2.A disponibilidade da Salvação em Cristo que é o pagamento por nossas transgressões através do sacrifício vitalício/vicário de Cristo
3.O reconhecimento da Salvação em Cristo através da confissão e entrega de nossa vida a Ele: renunciando nossa antiga maneira de viver através da santificação pelo Espírito Santo.
4. A espera viva e ansiosa de Cristo, o noivo, para buscar a sua igreja, a noiva, e morar com Ele para todo o sempre.
V.16, 17 Nós e nossos irmãos em Cristo somos templo do Senhor, isto quer dizer que:
Deus habita em nós, pelo Espírito, e a vontade de é que este templo esteja constantemente limpo. Lembre-se: O ideal de um lugar limpo, não é limpar constantemente, mas sim, um lugar que suja pouco. Cuide do templo de Deus.
Cuidemos uns dos outros para não sermos motivo de escândalo para nosso irmão, pelo contrário, que nos edifiquemos mutuamente com uma palavra de vida e paz, cuidando uns dos outros.
Conclusão:
Precisamos ser uma igreja que ensina a verdade para formar crentes autênticos;
Podemos até convidar pessoas para visitar nossa igreja, mas é Deus quem vai fazê-las desejar ficar!
O Senhor Deus que uma igreja com muitos filhos, mas também está preocupado em formar filhos maduros, salvos e transformados de tal maneira que estes crentes sejam uma igreja santa, imaculada preparada para se encontrar com Ele no último dia.