Sermão em At 1.1-11
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Exórdio: O sentimento ao final de um filme que terá sequência
Exórdio: O sentimento ao final de um filme que terá sequência
Final do filme “Vingadores: Guerra Infinita”. Como é isso? O vilão venceu? Tem que ter um outro filme pra reverter isso! Final do filme “Rocky, um lutador”. Uma virada espetacular, inimaginável, quando tudo parece perdido.
Introdução: Vínculo entre o evangelho de Lucas e o livro de Atos e breve contextualização do cenário geral
Introdução: Vínculo entre o evangelho de Lucas e o livro de Atos e breve contextualização do cenário geral
O início desse texto nos traz a informação de que se trata de um segundo livro, uma continuação da história. Falamos da história contida no evangelho de Lucas, também dedicado por ele ao mesmo “excelentíssimo Teófilo”. Lucas havia contado a primeira parte da história, com foco na pessoa e obra pessoal de Jesus enquanto encarnado. A narrativa que aqui ele introduz, é justamente a forma como ele encerra seu evangelho (Lc24.42-53).
Lucas agora parte para a narrativa de como o enredo prossegue, o próximo filme dessa sequência. Tivemos um primeiro filme, em que o personagem quem mais apareceu foi o Pai (AT). No segundo filme, a pessoa evidenciou-se o Filho (evangelhos). E nesse novo filme, ganha proeminência o Espírito Santo (pós-ascensão de Cristo). É importante deixar claro que as 3 pessoas da Trindades estão envolvidas em todo o plano de salvação mesmo antes da criação, mas cada uma delas detém seu papel, sua função, sendo Cristo o grande protagonista de toda a história.
Mas conforme lemos em Lucas e em nosso texto em Atos, agora o Pai e o Filho enviam o Espírito Santo, outrora prometido, para continuar sua obra na terra. É inaugurado um novo tempo.
Ponto 1: Espírito Santo, o poder prometido para inaugurar a Era da Igreja (At 1.4-7)
Ponto 1: Espírito Santo, o poder prometido para inaugurar a Era da Igreja (At 1.4-7)
V. 1: Começou a fazer e a ensinar: Cristo continuará sua obra por meio do Espírito Santo (Jo 14.12)
V.3: Após ressurreto, as palavras de Jesus são basicamente sobre o Reino de Deus, mantendo portanto o núcleo de sua mensagem
V.4: O Espírito Santo da promessa - referências: Jo 3.5; 16.7; Jl 2.28 (citação de Pedro no dia de Pentecostes)
V.5: Batismo com água x Batismo com o Espírito Santo
V.6: Restaurar o Reino a Israel: a falta de entendimento quanto à amplitude do Reino > A Era da Igreja.
V.7: Tempos ou épocas (chronos e kairós): Cristo não está dizendo que Israel enquanto etnia será restaurado; Ele apenas está dizendo que a promessa da vinda do Espírito será cumprida, e no tempo determinado pelo Pai!
APLICAÇÕES:
- Primeiro, Deus jamais falha em suas promessas, cuidado com a ansiedade.
- Segundo, nem todas as promessas são da forma como imaginamos, podemos entender errado (a palavra sobre o vestibular).
- Terceiro, todas as coisas pelas quais esperamos neste mundo são nada se compararmos às promessas relacionadas ao Reino. Os discípulos esperavam uma coisa, Deus tinha algo muito melhor!
Ponto 2: Espírito Santo, o poder prometido para consolar a Igreja (At 1.8)
Ponto 2: Espírito Santo, o poder prometido para consolar a Igreja (At 1.8)
“Mas”: vem aí algo muito maior do que poder para suplantar Roma: todo o poder do próprio Deus será disponibilizado à Igreja
- A essa altura, quem é mais pentecostal, já deu um glória a Deus...
Sereis minhas testemunhas > martírio. O poder é para testemunhar! Para perdoar! Para ser exemplo! Para ser modelo! Para investir tempo! Para investir dinheiro! Para orar pelos inimigos! O consolo e o aspecto jurídico.
Consolo: Paulo em Fp 2.13: Tudo posso no que me fortalece.
Consolo: O Espírito Santo é o que consola a igreja, mesmo em momentos de grande sofrimento (a morte do meu pai)
O aspecto jurídico: a testemunha viu ou ouviu diretamente; ela não apenas ouviu falar, mas de alguma forma fez parte da ação. A testemunha tem relação com o fato em julgamento.
Judeia, Samaria e confins da terra
APLICAÇÕES:
- Primeiro: não podemos nos iludir com o coaching gospel. A vida cristã jamais será tranquila. O mundo se levantará contra a igreja frequentemente. Tem sido assim desde o Éden, e continuará até o retorno de Cristo (Ap 11.7-10). O espírito do anticristo já está presente no mundo!
- Segundo: o poder de Deus está disponível à igreja. O mesmo poder que fez Cristo cumprir sua missão obedientemente até o fim, também está conosco. Não devemos temer!
- Terceiro: Nosso testemunho é geral, para todos. Nem todos aceitarão, mas a palavra de consolo deve ser levada até os confins da terra, eis nossa missão!
Ponto 3: Espírito Santo, o poder prometido para impulsionar a Igreja (At 1.10-11)
Ponto 3: Espírito Santo, o poder prometido para impulsionar a Igreja (At 1.10-11)
V.9: A visão de Jacó em Betel (Gn 28.10-14), uma alusão, uma referência? O mundo agora é Betel! A descendência da fé será alcançada! É o cumprimento da promessa!
V.10: Olhos fixos no céu: paralisia
V.11: Comparar com as palavras dos anjos no túmulo da ressurreição (Lc 24.4-8)
"Homens da Galiléia": olhos nos céus e olhos na terra: ainda é o tempo da missão, no poder do Espírito!
Muitos grandes líderes já se ergueram e já seguiram seu caminho aos céus. Agora é a nossa vez, no poder do Espírito!
Nosso testemunho está calcado na certeza da volta de Jesus. Ninguém vai parar a Igreja, no poder do Espírito!
Monte das Oliveiras: lugar do primeiro e último sermão de Jesus. De lá, se via a cidade de Jerusalém. Eis o campo missionário!
APLICAÇÕES:
- Talvez você tenha passado por uma situação que te deixou paralisado, sem reação. Você, homem, perdeu seu pai, sua referência. Você, mulher, foi abandonada pelo marido. É hora de retomar a vida, é hora de voltar. Você sozinho não pode, mas você tem o poder de Deus pra restauração de sua história.
- Nós não temos condições de convencer ninguém. Se algum de nós tiver um grande poder de convencimento, o máximo que pode acontecer é a pessoa ficar um tempo na igreja por achar interessante, porque os argumentos pareceram fazer sentido. Mas não ficará até o fim, porque o poder de conversão é exclusivo do Espírito Santo. Isso significa que nossa função é a de testemunhar. O resto é com Ele.
- Temos uma missão: pregar e viver o evangelho. Isso é ser testemunha, é dar testemunho. Palavra e ação andam juntas. Apenas ter uma boa conduta não é o suficiente; precisamos professar de fato a nossa fé. Por outro lado, o discurso é desacrditado pela ausência de ação (Tg 2.17).
Aplicações: o que faremos?
Aplicações: o que faremos?
Todo aquele que crê tem o poder do Espírito Santo: espere confiantemente e ativamente o cumprimento das promessas!
Todo aquele que crê tem o poder do Espírito Santo: não tema!
Todo aquele que crê tem o poder do Espírito Santo: avance!