6 - A DURA JORNADA
O Peregrino • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
PALÁCIO BELO
PALÁCIO BELO
Logo no inicio de sua jornada, o bom Cristão se depara com um castelo muito belo mas que era guardado por dois leões.
Esses leões assustavam e espantavam muitos que ali chegavam, mas o dono do portão diz a cristão:
— É sua força assim tão pouca? Não tema os leões, pois estão acorrentados, e foram colocados aqui para testar a fé dos que a têm e para revelar aqueles que não a têm. Mantenha-se no meio do caminho, e nada sofrerá.
Vejamos o texto de Hb 11.4-34
Pela fé:
O sacrifício de Abel foi aceito;
Enoque foi arrebatado;
Noé construiu uma arca;
Abraão ofereceu Isaque;
Sarah recebeu poder para ser mãe;
Moisés se recusou ser chamado filho da filha de Faraó e abandonou o Egito;
Pela fé o povo derrubou as muralhas de jericó;
Raabe não foi destruída com a cidade;
Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos.
Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de zombarias e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada. Andaram como peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras; passaram por necessidades, foram afligidos e maltratados.
Muitas vezes, assim como na alegoria do peregrino, só vemos os leões que querem nos impedir de avançar, mas não vemos as correntes colocadas pelo próprio Deus para que não avancem além de onde lhes é permitido.
Até o Diabo é o Diabo de Deus
Lutero
A jornada que temos pela frente não será das mais fáceis, mas quem te colocou no caminho já preparou de antemão esse caminho para que você chegasse até o fim.
Após isso Cristão se encontra em um palácio feito pelo Senhor para abrigar os peregrinos. Nesse palácio é onde Cristão encontra descanso e preparo para o que irá vir a seguir.
É nesse lugar onde somos questionados das seguintes questões:
Você às vezes não pensa na terra de onde veio?
Você ainda não continua tolerando algumas das coisas com
que estava familiarizado antes?
E o que o faz tão desejoso de ir até monte Sião?
A essas perguntas respondemos:
Penso, mas com muita vergonha e ódio. Na verdade, se eu não tivesse tirado da cabeça aquela terra desde que de lá saí, poderia ter tido oportunidade de voltar. Agora, porém, desejo uma terra melhor, ou seja, uma terra celestial (Hb 11:15-16).
Continuo, mas muito contra a minha vontade, especialmente os pensamentos íntimos e carnais. Mas agora todas essas coisas me doem e, se eu pudesse escolher meus próprios pensamentos, preferiria jamais tornar a pensar nelas.
Lá espero ver bem vivo aquele que, morto, vi pendurado na cruz; e ali espero livrar-me de todas essas coisas que até hoje estão em mim e que me aborrecem. Para dizer bem a verdade, só posso mesmo amá-lo, pois foi ele quem me aliviou o fardo. Estou cansado da enfermidade que trago dentro de mim;
O Palácio Belo é muitas vezes apresentado na nossa vida como a igreja de Cristo. O lugar onde juntos lamentamos o nosso passado e com muita esperança nos alegramos do nosso futuro. Onde somos alimentados pelo Senhor ao compartilharmos da palavra, da oração e de testemunhos vividos diante de Deus.
É na comunidade de Cristo que ganhamos força estando abatidos, somos acolhidos quando rejeitados pelo mundo, somos reconstruídos enquanto despedaçados. É na presença dos santos onde temos um vislumbre da paz e do viver que teremos com o Criador no seu Reino eterno.
E é na comunidade dos santos onde nos revestimos de toda a armadura de Deus. (Ef 6.14-18).
É aqui que somos preparados para lutar contra o Diabo que está a todo instante tentando apagar o fogo da graça que arde em nós. É aqui que somos fortalecidos e revestidos para o vale da humilhação e da sombra da morte que virão a seguir.
VALE DA HUMILHAÇÃO
VALE DA HUMILHAÇÃO
É aqui onde a jornada volta a ser um desafio. É nesse vale onde enfrentamos o próprio Diabo com suas acusações, com suas tentativas de nos fazer voltar.
Aqui seremos tentados como foi Jesus. E teremos de fazer uso da espada que nos foi dada.
O Diabo estará pronto pra lhe oferecer oportunidades de ter tudo aquilo que você abriu mão.
Ele fará uso dos seus próprios desejos do seu coração para te convencer a não seguir adiante, ou se seguir, procurar um caminho alternativo.
Mas o que você ganhou no seu velho estilo de vida além de morte? (Rm 6:23).
Mas o Diabo não vai desistir na primeira tentativa. Você recebeu uma armadura e terá de fazer uso dela.
Aquilo que você mais ama, aquela prática imunda que você mais gosta, ele vai te lembrar daquele pecado que está a apenas um contato de distância.
Mas você se comprometeu com o Senhor verdadeiramente? A sua lealdade é maior que o desejo pelas ofertas do Diabo?
Muitos daqueles que se confessam servos de Deus, logo voltam para sua velha vida.
Você sabe que a maioria dos servos dele tem triste fim, pois são transgressores contra mim e contra os meus caminhos. Quantos deles não sofreram morte vergonhosa! Além disso, você acha que servir a ele é melhor do que servir a mim, mas ele jamais saiu do lugar de onde está para libertar das nossas mãos qualquer um dos que lhe servem. Quanto a mim, porém, como todo o mundo bem o sabe, quantas vezes já não libertei dele e dos seus, por força ou astúcia, aqueles que fielmente me servem?
APOLIOM
Com meias verdades ele tentará te fazer recuar e se ainda assim você resistir, então ele buscará de todas as formas te destruir com grande ira.
E é nessa hora que clamamos 2Co 4.8-10
Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; ficamos perplexos, porém não desanimados; somos perseguidos, porém não abandonados; somos derrubados, porém não destruídos. Levamos sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida dele se manifeste em nosso corpo.
Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração. Reconheçam a sua miséria, lamentem e chorem. Que o riso de vocês se transforme em pranto, e que a alegria de vocês se transforme em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.
VALE DA SOMBRA DA MORTE
VALE DA SOMBRA DA MORTE
Saindo desse combate mortal cristão então é levado a uma terra onde dela é dito Jr 2.6
Jeremias 2.6 (NAA)
nos guiou pelo deserto, por uma terra árida e cheia de covas, por uma terra de sequidão e sombras de morte, por uma terra em que ninguém passava e na qual não morava ninguém?’
Este vale é descrito como:
Escuro como o breu.
Também vimos ali os diabretes, sátiros e dragões do abismo.
Percebemos que de dentro do vale vinha um ruído contínuo de uivos e berros de gente sob sofrimento indizível, vivendo ali em aflições e cadeias.
Acima do vale as desanimadoras nuvens da Confusão.
A morte também abre as asas sobre ele.
Em suma, em toda parte só há coisas apavorantes, reina o caos completo.
Assim de todos os lados somos testados e provados. Ora pelo Diabo, ora pelo nosso próprio coração pecaminoso, ora pelo mundo que ou nos quer seduzir ou nos matar.
De todos os lados você vê armadilhas mas quanto ao chão onde pisa, mal se enxerga um palmo a frente.
É nesse momento em que mudamos de arma para a luta.
Se por um lado a espada foi muito eficaz contra o Diabo, agora precisamos nos refugiar na oração.
Não há meios seguros de se passar pelo vale da sombra da morte se não for por oração. (Ef 6.18).
O medo e o desânimo vão querer te parar, os planos dando errado, os projetos fracassando, seus relacionamentos sendo destruídos, tudo parecerá estar dando errado.
Talvez surja novamente o desejo de voltar, o medo de continuar, mas aquele que se mantiver, não pelas suas forças, mas pelas forças do seu Senhor, esse seguirá adiante e não será atingido. (Sl 23.4)
É nesse lugar que você aprenderá que Deus continua contigo mesmo quando você não o percebe ou o sente.
Que sentimentos são enganosos e nem sempre traduzem toda a verdade.
E então, depois de toda a escuridão, o caminho não será mais fácil, mas o sol brilhará, Deus se mostrará tão presente como sempre e você poderá, com a experiência da jornada, ver claramente os desafios e ciladas que foram armadas para que você caísse.
Após densa provação, você verá que ainda muito lhe espera mas a luz para o seu caminho, a lâmpada para os seus pés estarão iluminando todo o caminho para que você não volte a cair no medo e no desespero do desconhecido.
Fique firme, sua jornada está apenas começando e aquele que é fiel para guardar o que lhe prometeu, completará a boa obra que começou em você com toda certeza.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Não desista, até o Diabo é o Diabo de Deus;
Não subestime a importância da vida em comunidade;
Vista-se da armadura de Deus com constante oração;
O Diabo não vai desistir de te ter de volta em seus domínios;
Cristo não te deixará, por mais difícil que seja a sua luta, resista ao Diabo;
Ore, aprenda a orar, ore o tempo todo, ore com ou sem palavras;
O sol da manhã sempre virá após uma noite escura;
Deus há de te acompanhar por todo o caminho do inicio ao fim;