Efésios - Uma nova humanidade abençoada e digna do Cristo cósmico, crucificado e pacificador.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Introdução:
A carta de Paulo aos Efésios é uma celebração litúrgica do propósito eterno de Deus — unir todas as pessoas e toda a criação em Cristo — e uma exortação à Igreja para incorporar esse propósito na vida diária.
Assim, esta carta trata sobre o “evangelho da paz” (6:15), que é simultaneamente o evangelho da maravilhosa e generosa graça de Deus.
Esse propósito divino e sua incorporação estão focados na cruz de Cristo, que agora é exaltado aos “lugares celestiais”.
1) Efésios anuncia a dramática história da salvação cósmica de Deus em Cristo conhecida na Igreja.
“Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.” Efésios 1:9-10.
2) A primeira metade da carta (caps. 1—3) enfoca o plano de Deus para reconciliar e unificar todas as coisas em Cristo, um plano efetuado pela morte de Cristo e demonstrado na salvação, benção espítiruais e unificação da Igreja, formada por judeus e gentios.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.” Efésios 1:3.
“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos… Pois Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade”. Efésios 2:10, 14.
(v14-17)
A missão de Deus para unir e reconciliar a criação fragmentada começou em Cristo e continua na Igreja.
3) A segunda metade (caps. 4—6) aponta para contornos de um estilo de vida cruciforme e contracultural, que é vivido de modo semelhante ao de Cristo, em antecipação à conclusão da história de Deus, como uma espécie de guerra contra as forças espirituais que se opõem à Igreja no mundo, capacitada pelo Espírito.
“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados”. Efésios 4:1.
“Andar” dignamente da grande vocação em unidade e amor. “Andar” é algo proposital, até mesmo missionário. Não é meramente viver uma existência santa em uma célula ou mesmo em uma comunidade, mas trata-se de um movimento corporativo em direção de cumprir a vocação divina.
Conclusão:
A mensagem de Efésios conecta a graça de estar em Cristo, e incorporado ao grande plano de Deus, com as responsabilidades associadas a estar nele e participar de seu grande propósito.
a. A mensagem de Efésios é a boa-nova de paz e reconciliação, o tema que inicia e termina a carta (1:2; 6:23).
“A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!”. Efésios 1:2.
“Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo”. Efésios 6:23.
b. Estar em Cristo, sendo parte de seu corpo, é experimentar a plenitude da vida como Deus planejou. Ou seja, a plenitude de Deus em Cristo (3:19), na Igreja.
“Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando enraizados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus”. Efésios 3:17-19.
c. A Igreja é um instrumento da obra reconciliadora de Deus (3:20-21), em exibição pública diante dos poderes ameaçadores do mundo (3:8-10) e engajado numa ‘luta’ contra eles (6:10-20).
“ Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém”. Efésios 3:20-21.
“A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, e demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus.” Efésios 3:8-10.
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. Efésios 6:10-13.
(v.14-20).
Estar em Cristo é permanecer agindo no mundo, em Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more