Grande privilégio
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsDevocional de domingo (11)
Notes
Transcript
Temos vivido dias cheios de atividades e de um grande mover de Deus. Nesta noite, gostaria de compartilhar com vocês uma reflexão baseada no livro de 1Pe 1.3-12
1Pedro 1.3–12 (BS:NVT)
Todo louvor seja a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Por sua grande misericórdia, ele nos fez nascer de novo, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Agora temos uma viva esperança e uma herança imperecível, pura e imaculada, que não muda nem se deteriora, guardada para vocês no céu. Por meio da fé que vocês têm, Deus os protege com seu poder até que recebam essa salvação, pronta para ser revelada nos últimos tempos.
Portanto, alegrem-se com isso, ainda que agora, por algum tempo, vocês precisem suportar muitas provações. Elas mostrarão que sua fé é autêntica. Como o fogo prova e purifica o ouro, assim sua fé está sendo experimentada, e ela é muito mais preciosa que o simples ouro. Isso resultará em louvor, glória e honra no dia em que Jesus Cristo for revelado.
Embora nunca o tenham visto, vocês o amam. E, ainda que não o vejam agora, creem nele e se regozijam com alegria inexprimível e gloriosa, pois estão alcançando o alvo de sua fé, a sua salvação.
Até mesmo os profetas queriam saber mais sobre essa salvação e investigaram a respeito, quando profetizaram acerca da graça preparada para vocês. Buscavam descobrir a que tempo ou ocasião se referia o Espírito de Cristo, que neles estava, ao predizer o sofrimento de Cristo e sua grande glória posterior.
Foi-lhes dito que suas mensagens não eram para eles, mas para vocês. E, agora, essas boas-novas lhes foram anunciadas por aqueles que pregaram pelo poder do Espírito Santo enviado do céu. É algo tão maravilhoso que até os anjos anseiam observar.
Oração
O apóstolo Pedro nos apresenta aqui a síntese perfeita do que é a vida cristã. Ele resume, nestes pequenos versículos, a plenitude do que é ser um seguidor de Cristo.
TODO LOUVOR A DEUS, PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
Quem mais demonstrou tamanho amor a ponto de preparar uma redenção em nosso favor?
Em vários momentos de nossa vida, nós renegamos a Deus. Pedro foi um especialista nisso. Ele negou a Jesus por três vezes na noite de sua prisão.
As pessoas com quem temos encontrado nas ruas, atendido no bazar, homens, mulheres e crianças, em, vários momentos, demonstram uma vida sem sentido, vazias. Elas fogem de Deus, vivem e morrem sem a consciência do propósito de Deus para suas vidas.
A ALEGRIA DE VIDA É CRISTO
A esperança que renova, que restaura e que muda qualquer história é Cristo. Ele é nosso motivo de alegria. Em Cristo, devemos sempre caminhar em alegria. As provações virão, as dificuldades vão aparecer.
Talvez alguma das pessoas que você abordar aqui esteja vivendo uma guerra interna tão intensa que ela ache não haver mais saída. Fale para ela que Deus não conhece impossíveis e que ele nos prepara e nos fortalece para uma jornada eterna com ele. Nesta jornada, a morte, a tristeza, as doenças, as dívidas e as brigas nunca mais terão poder.
É possível que a pessoa precise ser apenas ouvida. Ouça com amor. A mensagem de Cristo é comunicada também na forma como nos portamos com as pessoas.
Comentei na Alvorada de Oração dias atrás, mas vou compartilhar aqui também. Vivemos uma batalha espiritual e esta cidade sofre de muitas formas. A principal delas é que enquanto a maioria das cidades brasileiras cresce, Miracatu diminuiu 9% entre os censos de 2010 e 2022.
São jovens que não têm perspectiva de futuro e saem daqui, famílias que se mudam por falta de emprego, empresários que fecham seus negócios etc.
Apenas o evangelho pode provocar uma mudança radical que mexa com as estruturas deste lugar. Cristo é a notícia que eu e você percorremos quase 200km para anunciar a essas pessoas.
Pedro prossegue no texto e diz aos irmãos daquele contexto (em uma verdade que vale para nós): embora nunca o tenham visto, vocês o amam. E, ainda que não o vejam agora, creem nele e se regozijam com alegria inexprimível e gloriosa (1Pe 1.8).
Nós servimos a Jesus em um ato de fé. Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. A nossa fé cresce a partir da intimidade com Deus.
Pedro diz: até os profetas queriam saber mais sobre essa salvação. Olhem o grande privilégio que nós temos, de compreender a redenção de Deus, em Cristo. Isaías, Jeremias e cia anunciavam apenas uma parte da mensagem, aquela que Deus já havia revelado.
Pela perspectiva bíblica, a gente vê a revelação divina de forma gradual.
A nossa geração tem acesso à Palavra de Deus de todas as formas. Vai ser muito difícil alguém querer justificar a sua condenação por não ter ouvido sobre Jesus. Tem muitas ferramentas e meios por meio dos quais se pode pregar o evangelho, mas nada substitui o privilégio e a bênção de ser usado para pregar a alguém.
OS ANJOS ANSEIAM OBSERVAR
Amanhã teremos o último dia, na prática, de atividades aqui. Talvez você encontre com alguém que precisa ser encorajado.
Tenhamos em mente a exortação de Pedro ainda neste livro, no capítulo 1Pe 3.15
Em vez disso, consagrem a Cristo como o Senhor de sua vida. E, se alguém lhes perguntar a respeito de sua esperança, estejam sempre preparados para explicá-la.
Falem sobre Cristo pode resgatar qualquer pecador e como ele pode mudar histórias. Ele fez isso com você, comigo, com todos nós.
Tenhamos sempre a consciência de que Cristo é o nosso Senhor. É no nome dele, nunca no nosso. Estejam sempre preparados para testemunhar do Deus a quem servem.
O Espírito Santo de Deus usou homens no passado para que esta mensagem avançasse pela história e eu não tenho dúvidas de que o Espírito Santo tem usado vidas, neste tempo aqui em Miracatu, para que pessoas conheçam o amor de Deus.
É tempo de arrependimento, de mudança de rota, de nova vida, mas essas pessoas só poderão saber se ouvirem a palavra. Se entender o plano da salvação que é representada por essas cores.
É algo tão maravilhoso que até os anjos anseiam observar. A boa nova continua a ser a melhor notícia. Ela significa vida para aqueles que estão na iminência da morte, traz alegria eterna, em vez da felicidade temporária da folia do carnaval e traz a paz que excede todo o entendimento.
Conclusão
Feche os seus olhos. Avalie como está o seu coração.
Eu estou vivendo a alegria que a mensagem de Cristo representa?
Compartilho com amor a palavra de Deus?
Cristo é meu Senhor em todas as coisas?
Se para alguma delas, a sua resposta foi não. Te convido a orar ao Senhor, com o coração contrito e pedir a ele: Senhor, revela-me o grande privilégio que é falar da tua palavra, de ser canal de bênção na vida de outras pessoas. Me ensina a ser alguém feliz em ti.
Deus age em corações sedentos. Demonstre que você quer / precisa dele.
Oração.
Em Cristo,