A Importância do Tempo

60+  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

A importância que Deus demonstra com todos os estágios da vida, nomeadamente a velhice.

Notes
Transcript
O tempo é um dos nossos bens mais valiosos por causa da sua raridade, quando gasto não se recupera e nesse ambiente que quem somos se expressa. Uma das situações mais destrutivas que pode acontecer ao ser humano é a perca da noção de quem é , infelizmente algumas patologias têm esse sintoma, contudo há uma boa notícia no meio dessa má, é que isso só afeta a nossa parte física que tem a sua importância, mas está determinada a detriorar-se, e por isso a sua limitação não pode ser aquilo que determina quem somos.
A importância de quem somos reside fora de nós, isto é, para além do nosso corpo e independente da nossa existência.
A importância de quem somos provém de Deus! Que nos criou e criou o tempo para que quem somos viesse a existência, nas sua variadas fases, a velhisse é uma delas e muito importante.
Isaías 46.4 ARA
Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei.

1. Garantia do cuidado de Deus

A deferência com que nos tratam está, para nós humanos, como o barómetro da importância que temos.
O que o texto nos informa é que em qualquer estágio da nossa vida Deus estará connosco mesmo quando o tempo passado já for considerável
Deus não muda como os homens, o Seu cuidado não é interesseiro como o dos homens, Ele atribui-nos importância sempre da mesma forma.
Até à nossa velhice Ele será o mesmo.
Se é Deus que nos considera desta forma e se a deferência nos indica a nossa importância então devemos nos sentir seguros pois a Pessoa mais importante do universo tem a cada um de nós como importantes para Ele.

2. Os “outros deuses” nada valem

O texo começa com a indicação de deuses (idolos) muito importantes para os babilónicos. As pessoas davam muito importância a algo que não lhes concedia importância alguma.
Isaías 40:1,2
Isaías 46.1–2 ARA
Bel se encurva, Nebo se abaixa; os ídolos são postos sobre os animais, sobre as bestas; as cargas que costumáveis levar são canseira para as bestas já cansadas. Esses deuses juntamente se abaixam e se encurvam, não podem salvar a carga; eles mesmos entram em cativeiro.
Os ídolos são sempre criação humana que sempre tomam a forma que quem os cria determina.
Isaías 46.6–7 ARA
Os que gastam o ouro da bolsa e pesam a prata nas balanças assalariam o ourives para que faça um deus e diante deste se prostram e se inclinam. Sobre os ombros o tomam, levam-no e o põem no seu lugar, e aí ele fica; do seu lugar não se move; recorrem a ele, mas nenhuma resposta ele dá e a ninguém livra da sua tribulação.
Contudo esssas criações em muitas occasiões necessitam de polimento, e de serem carregadas, de serem sempre levadas de um lado para o outro e se são deixadas em algum lugar aí ficam. Nada fazem em prol de quem as criou.
Por vezes procuramos ser considerados importantes por coisas assim. Que só existem na nossa vida para serem carregadas.
Infelizmente às vezes são familiares; outas vezes são relacionamentos que só existêm intresseiramente; às vezes são ressentimentos; posses e até a saúde. Contudo nenhuma destas coisas passageiras consegue conferi-nos permanentemente a certeza de que somos importantes para além de Deus.

3. Desde sempre e para sempre

Isaías 46.3 ARA
Ouvi-me, ó casa de Jacó e todo o restante da casa de Israel; vós, a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno.
Uma das fabulosas convições que podemos ter da importância que Deus nos dá à medida que o tempo passa é que Ele sempre esteve connosco, mesmo quando não estavamos com Ele.
Ele sempre nos carregou, porque Ele determinou carregar-nos
Salmo 139.16 ARA
Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
Assim o fiz e continuarei a fazê-lo encarreguei-me de vós e hei de livrar-vos.
Cada um de nós é importante para Deus e por isso mesmo que não sintamos ser importantes para mais ninguém saibamos que Aquele que é mais importante considera-nos importantes ao ponto de determinar salvar-nos deste mundo com os seus valors de importância passageira e condicionada pelas ciscunstâncias.
Isaías 40.27–31 NTLH
Povo de Israel, por que você se queixa, dizendo: “O Senhor não se importa conosco, o nosso Deus não se interessa pela nossa situação”? Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Senhor é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.
Related Media
See more
Related Sermons
See more