O CLAMOR DA ALMA! Lucas 22.39-46
Quando sua alma agonizante clama a Deus , saiba que a sua oração jamais ficará sem uma resposta de conforto e esperança.
O Monte das Oliveiras fica na borda oriental de um longo trecho de solo calcário que dá origem aos numerosos olivais que cobrem sua superfície (Mare, The Archaeology of the Jerusalem Area, 23). O Monte provavelmente não teria o nome de seus olivais se não houvesse visivelmente mais do que em outras partes da região. As azeitonas também teriam sido economicamente significativas para Jerusalém durante o período do Segundo Templo, quando eram cultivadas e colhidas, como fica evidente na Mishná em Pesah. 14a. O azeite de oliva também foi provavelmente o único produto de exportação de Jerusalém (Jeremias, Jerusalem in the Time of Jesus, 7).
Após a última refeição juntos, Jesus e os discípulos saem para o Monte das Oliveiras (τὸ ὄρος τῶν ἐλαιῶν, to oros tōn elaiōn). Apenas Mateus e Marcos especificam que eles se estabeleceram em um lugar chamado Getsêmani (que significa “prensa de óleo”) na base do Monte, de frente para Jerusalém. Mais uma vez, o paralelo em João não menciona o Monte explicitamente, mas diz que depois de seus discursos na última refeição, Jesus e os discípulos saem pelo Vale do Cédron para um jardim onde ele é preso. Como o Getsêmani fica do outro lado do Cédron, na base do Monte das Oliveiras, esse é provavelmente o cenário em todos os relatos.
Nosso Senhor, depois de ter comido a Páscoa e celebrado a Ceia com os Seus discípulos, foi com eles ao monte das Oliveiras e entrou no jardim de Getsêmani. O que o induziu a escolher aquele lugar para ser o cenário de Sua terrível agonia? Por que lá, em detrimento de qualquer outro lugar, Ele seria preso por Seus inimigos? Não podemos conceber que, como em um jardim, a autoindulgência de Adão nos arruinou, portanto, em outro jardim, as agonias do Segundo Adão deveriam nos restaurar? O Getsêmani fornece o remédio para os males que vieram como resultado do fruto proibido do Éden!
αγωνια agonia
de 73; TDNT 1:140,20; n f
1) luta pela vitória
1a) exercício gisnástico, luta romana
2) de lutas e emoções mentais severas, agonia, angústia
εκτενως ektenos
de 1618; adv
1) seriamente, fervorosamente, intensamente de um verbo que significa “estender a mão.”, assim significa ser estendido — sério, resoluto, tenso.
λυπη lupe
aparentemente um palavra raiz; TDNT - 4:313,540; n f
1) tristeza, dor, angústia, aborrecimento, aflicão, pesar
1a) de lamentação de pessoas enlutadas