RETIRO/24 - ABERTURA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Hebreus 12.14 “Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”

Como poderíamos definir o que significa a busca pela santificação?
No livro Calvinismo, de Abraham Kuyper, seu argumento principal está nas páginas 79 a 81, quando, ao definir o calvinista, escreve: “Segue-se que o verdadeiro calvinista ajusta-se a estas ordenanças não por força, como se elas fossem um jugo do qual ele gostaria de livrar-se. Ele o faz com a mesma prontidão com que seguimos um guia pelo deserto, reconhecedndo que nós somos ignorantes sobre o caminho, o qual o guia conhece e, portanto, reconhecendo que não há salvação senão em seguir suas pegadas de perto.” (79)
“Para Calvino, o amor e a doração são os próprios motivos de toda atividade espiritual e assim o temor de Deus é conferido à vida toda como uma realidade - na família e na sociedade, na ciência e na arte, na vida pessoal e na carreira política. Um homem redimido que em todas as coisas e em todas as escolhas e é controlado somente pela mais penetrante e vibrante reverência do coração por um Deus que está sempre presente em sua consciência, e que sempre o mantém em seus olhos - assim apresenta-se o tipo calvinista na História. Sempre e em todas as coisas a mais profunda, a mais sagrada reverência pelo Deus sempre presente como uma regra de vida - esta é a verdadeira imagem do puritano original.” (80)
“Por essa mesma razão, o calvinista não pode fechar-se em sua Igreja e abandonar o mundo a sua sorte. Antes, sente sua alta chamada para promover o desenvolvimento deste mundo a um estágio ainda mais alto e fazer isso em constante acordo com a ordenança de Deus, por causa de Deus, sustentando, no meio da tão dolorosa corrupção, tudo o que é honrável, amável e de boa fama entre os homens.” (81)

Diante disso, defino a busca pela santificação como comportamento natural de todo aquele que foi atingido pela obra do novo nascimento.

Se recebemos o dom da fé para a santificação, assumimos que, enquanto Deus vê em nós a fé, que descansa na obra redentora do SENHOR JESUS CRISTO, o mundo, simultaneamente carece de ver em nós a santificação, que será a manifestação da obra redentora em nosso novo comportamento por causa da nova consciência trazida pela Palavra de Deus - nossa regra de fé e prática.
Digo isso porque, ao explicar o termo santificação, Willian Hendriksen comenta que “o crente reflete as virtudes de Deus. Ao fazê-lo, ele se torna mais e mais semelhante a Cristo que, por meio do Espírito Santo, continua a trabalhar no coração do crente. Como o escritor de Hebreus diz, Jesus é aquele que torna o crente santo (Hebreus 2.11“Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos,”). Portanto, como crentes devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance para viver em santidade.”
Por fim, citando Calvino novamente, ao comentar sobre este versículo, afirma que: “como não se pode manter a paz com os ímpios, a não ser sob a condição de aprovarmos seus vícios e crimes, A ESCRITURA imediatamente adiciona que se deve seguir a santificação juntamente com a paz, como se nos recomendasse a paz com esta exceção: que não permitamos que a amizade dos perversos também nos contamine ou corrompa. A santificação é o vínculo especial que nos une a Deus.”
Ou seja, perseguimos a paz sem comprometer a santificação. A paz com todos é o nosso dever, a paz com Deus é nosso privilégio. Deveríamos abrir mào da paz com Deus para termos paz com os pecadores?

Se não abrimos mão da paz com Deus, o caminho é o da santificação, pois, sem a santificação ninguém vera o SENHOR.

Neste Retiro, Nadando contra a corrente, nossa missão é ajudá-los nessa missão confiada a todos cristão. Não queremos apenas fazer ou não fazer determinadas coisas. Queremos entender biblicamente quis são os proveitos e as bênçãos encontradas nas escolhas que fizermos, tanto negando o mundo quanto amando a Deus.
Que nosso bom Deus nos ilumine para que, ao final, isso aconteça em cada um de nós, para que, a partir de nós, Deus mesmo possa falar e agir na vida daqueles que convivem conosco, para glória dele.
LOUVOR ALMOÇO
Related Media
See more
Related Sermons
See more