Será que é Amor?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Será que é amor?
Será que é amor?
Não se trata apenas de um sentimento profundo, mas, sobretudo, de uma ação sacrificial.
Nas escrituras quais tipos de amores ?
No grego antigo pode se encontrar quatro palavras principais que descrevem o amor:
Ágape (αγάπη), Philia (φίλος), Eros (ἔρως) e Storge (στοργή).
Amor Ágape: Amor perfeito e incondicional de Deus
Amor Philia: Amor fraternal entre pessoas
Amor Eros: Amor romântico da relação íntima entre homem e mulher
Amor Storge: Amor pelos familiares e pessoas próximas
Amor Philia (φίλος)
Amor Philia (φίλος)
O amor Philia, ou amor fraternal (Romanos 12:10), é o tipo de amor entre amigos, de afinidade e proximidade. É o amor que acontece quando pessoas compartilham algo em comum. O próprio Jesus chamou seus discípulos de amigos em João 15:14-15.
Esse amor não é incondicional, porque ele exige que as pessoas tenham algo em comum proporcionando um surgimento de uma amizade. É por isso que o amor Ágape é mais profundo que o amor Philia. Pois o amor Ágape não precisa de nada em troca, enquanto o Philia necessita de uma devolutiva.
A reciprocidade e a lealdade são características essenciais desse amor, assim como a troca de favores, o respeito e o apoio, Tudo isso torna esse amor essencial para guiar relacionamentos entre amigos.
Amor Eros (ἔρως)
Amor Eros (ἔρως)
O amor Eros, ou amor romântico, é descrito como amor da relação íntima entre homem e mulher. Esse amor é de cunho sexual, e busca satisfazer tais desejos. Ele pode ser interpretado como um amor a quem se ama mais do que o amor de Philos. O amor Eros encontra o seu ápice no casamento, quando duas pessoas podem se amar com toda a sua intensidade.
Muitas pessoas consideram o amor Eros por si só ruim, contudo, ele também foi criado por Deus, e, quando vivido conforme a palavra de Deus, é algo bom e essencial para a vida na terra.
Amor Storge (στοργή)
Amor Storge (στοργή)
O Storge é o amor pelos familiares. Através desse amor compartilha-se a felicidade de uma convivência mais próxima e importantes experiências no âmbito familiar. Deus também sente esse amor pela humanidade, pois quando o homem aceita a Jesus em seu coração, passa a fazer parte da família do Pai Celestial, conforme 1 João 3:1.
O amor Storge é muito importante porque é ele que une a família e motiva o ser humano a ajudar os familiares em momentos difíceis.
O próprio Senhor Jesus em Mateus 22:37-39 disse: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o teu próximo como a ti mesmo'.
É necessário cultivar o amor, pois a Bíblia fala que Deus é amor. Dessa forma, o cristão pode viver plenamente e experimentar o cumprimento da Palavra de Deus em sua vida, de acordo com João 10:10b: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância”.
Amor Ágape (αγάπη)
Amor Ágape (αγάπη)
Para ter uma ideia de sua importância, o termo Ágape, em todas as suas formas (substantivo, verbo e adjetivo), aparece mais de 300 vezes no Novo Testamento.
O amor ágape é o amor incondicional e perfeito de Deus, encontrado em 1 Coríntios 13:4-7. É descrito como altruísta, justo, verdadeiro, paciente e está acima de todos os outros. Outra característica é que ele é um amor infinito e é concedido à humanidade imerecidamente.
Deus deseja que as pessoas sigam seu exemplo, e manifestem esse sentimento para com o próximo como forma de gratidão pelo amor dEle manifestado a toda a humanidade. Por meio do amor ágape as pessoas tornam-se capazes de serem bondosas, sem esperar nada em troca.
(Fazer uma referência robuscada do amor de Deus pela bíblia e pelo a história)
A expressão mais profunda possível do caráter de Deus. Embora Deus ame todas as pessoas, ele está especialmente empenhado em relacionamentos sacrificiais, leais com seu povo.
A natureza de Deus é Amor: 1Jo 4:8 - Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor
1João 4.16 “E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.”
Seu amor é perfeitamente expressado dentro da Trindade
João 5.20 (ARA) — 20 Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis.
João 10.17 (ARA) — 17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.
João 14.23 (ARA) — 23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
Características do amor de Deus
É eterno - Jeremias 31.3 (ARA) — 3 De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.
É um pacto de amor - Deuteronômio 7.9 (ARA) — 9 Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;
É exuberante - Êxodo 34.6–7 (ARA) — 6 E, passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; 7 que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!
Salmo 103.8 “O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno.”
É santo e justo - Salmo 33.5 (ARA) — 5 Ele ama a justiça e o direito; a terra está cheia da bondade do Senhor.
Salmo 37.28 (ARA) — 28 Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.
Salmo 99.4 (ARA) — 4 És rei poderoso que ama a justiça; tu firmas a equidade, executas o juízo e a justiça em Jacó.
O amor de Deus é revelado ao seu povo:
Israel - Isaías 43.4 (ARA) — Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida
2Crônicas 9.8 (ARA) — 8 Bendito seja o Senhor, teu Deus, que se agradou de ti para te colocar no seu trono como rei para o Senhor, teu Deus; porque o teu Deus
ama a Israel para o estabelecer para sempre; por isso, te constituiu rei sobre ele, para executares juízo e justiça.
Romanos 11.28 (ARA) — 28 Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas;
A igreja - Apocalipse 1.5 (ARA) — 5 e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados.
João 16.27 (ARA) — 27 Porque o próprio Pai vos ama, visto que me tendes amado e tendes crido que eu vim da parte de Deus.
João 17.23 (ARA) — 23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
O amor de Deus pelo mundo - Deuteronômio 10.18 (ARA) — 18 que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes.
João 3.16–17 (ARA) — 16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
A doação total de Jesus Cristo, mostrada supremamente em seu obediente sofrimento e morte na cruz, revela o incrível amor de Deus pelos pecadores.
A qualidade suprema do amor de Jesus Cristo
Amor que excede o entendimento humano - Efésios 3.17–19 (ARA) — 17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
Amor inseparável - Romanos 8.38–39 (ARA) — 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Amor sacrificial e de entrega absoluta e imensurável
2Coríntios 8.9 (ARA) — 9 pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.
Filipenses 2.6–8 (ARA) — 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
1João 3.16 (ARA) — 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.
João 15.13 (ARA) — 13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.
Efésios 5.2 (ARA) — 2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.
Apocalipse 1.5 (ARA) — 5 e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,
Resumindo o amor de Deus é:
Incondicional
sacrificial
perseverante
fiel
redentor
perdoador
disciplinador
restaurador
amor que anseia por comunhao e intimidade
Poderíamos ficar por horas descrevendo a cerca do amor de Deus … (17 paginas rsrsr)
diante tudo que falei Podemos resumir então que não é amor certo? Errado! É um extraordinário/imensurável e inigualáveis amor de Deus por nós, por sua criação!
Partindo dessa perspectiva do Amor de Deus … sabendo sobre tudo isso, porque na maioria das vezes não correspodemos a esse amor ? ex. disciplinas espirituais que estava eu negligenciando ...O amor humano deve responder ao amor de Deus
1João 4.19 “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” NÓS SEGUNDO A BIBLIA JÁ RECEBEMOS pela natureza de Deus em nós pelo ES a capacidade de amar porque Ele nos amou primeiro -
Quais seriam as caracteriscticas primordiais de quem realmente ama alguém?
Confiança
Respeito
Renúncia
Dou tempo
Mantém sempre diálogo e sente prazer na companhia dela
Sente-se livre pra ser na íntegra quem de fato é;
Já não deseja mais os relacionamentos do passado;
Orando por essa mensagem … eu me perguntei : será que eu O amo de verdade?
O melhor meio de resistir ao diabo é destruir o que resta do mundo em nós, a fim de erguer para Deus, sobre suas ruínas, um edifício todo de amor. Então devemos começar, nesta vida passageira, a amar a Deus como o amaremos na eternidade.
John Wesley
Qual o amor sentimos por Jesus? Seria fileo ou ágape? Seria somente um amor de amigo, ou um amor incondicional? Amor de negação, ou amor de entrega? Amor de conveniência, ou amor de morte?
Pedro negou a Cristo três vezes, mas também teve a chance de se redimir três vezes.
Meditando sobre isso o E. S me levou na passagem da mulher pecadora.. através desse relato das escrituras VAmos tentar absorver alguns princípios indispensáveis para nossa jornada de fé e amor a Jesus:
Tirar reflexões da história da mulher do vaso de alabastro: texto: Lucas 7.36–50
36 Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa. 37 E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento; 38 e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o unguento. 39 Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. 40 Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre. 41 Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinquenta. 42 Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais? 43 Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem. 44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45 Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. 46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés. 47 Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. 48 Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados. 49 Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? 50 Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.
Entendendo o contexto:
Texto que traz a revelação da essencia divida de Jesus...
Sepre olhei esse texto com uma ótica da coitada da mulher chorando, se humilhando … ato muito bonito e memorável… mas vai além disso e por isso entender o contexto nos ajuda demais a compreender a essencia.
A refeição na casa de simão:
cultura judaica só se assentava a mesa para uma refeição com pessoas consideradas amigas, intimistas. a Refeição era um simbolo de união, amizade e comunhão.
Segundo louis Fillion, um francês estudioso teológo judeu, a casa de um senhor abastado não era um recisnto isolado, uma vez que a refeição era em um lugar da casa onde pessoas poderiam espiar e acompanhar ao redor e na entrada da porta o que estava acontecendo. “Sala teatral”… Era uma forma do abastado mostrar sua riqueza de forma liberal a toda a vizinhança. Depois de servir os convidados, eles permitiam que aqueles que estavam como expectadores comessem tbem,,, por isso a mulher teve um acesso fácil aquela mesa… eu me perguntava como?
2. Ungir o convidado de honra
Outro costume comum da época nesses banquetes, era o anfitrião (dono da casa) gotejar uma vez um óleo desse tipo na cabeça do primcipal convidade em sinal de honra (Salmo 23.5 ) “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.”
3. Lavar os pés
Na época as ruas não eram pavimentadas, e os trajetos eram feitos na sua maioria a pé! usavam sandálias ou alparcas para protegerem parcialmente os pés. FAto era então naturalmete chegarem em alguns lugares e lavarem o pé
Por isso em uma atitude de hospitadidade e honra, quando se tinham banquetes e convidados, eram costume o anfitrião desatasse as correias da sandalia do convidade e lavasse carinhosamente os pés do seu convidado como sinal de respieto e consideração. João 1.27 “o qual vem após mim, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias.”
-> Perceba a atitude de Simão o fariseu
De maneira despretenciosa convida o mestre para o Jantar
Aparentemente o convite apresentava alguma boa intenção, mas no fundo não era aquilo que seu coração desejava;
Não tratou Jesus com a honra e hospitalidade o qual era digno;
Mesmo vendo Jesus não o reconhceu (estamos cegos espritualmete e presos na religiosidade)
O coração duro, averso e cheio de orgulho (fariseu)
duvida da SAntidade de Jesus (mulher pecadora o toca)
incredulidade sobre a real identidade de Jesus (se fosses profetas sabaria quem está te tocando…)
Quantas Vezes agimos ou vivemos como Simões ?
Isaías 29.13 “O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu,”
-> Princípios de um amor genuíno que aprendemos com a mulher:
Reverência: Ela reconhece o principal convidado da mesa e daquela casa - Ela reconhece com temor diante quem ela estava, se achega com reverencia e quebrantamento. Qual tem sido nossa postura diante de Jesus ? como podemos amar e reverenciar alguém que não conhecemos?
Coragem e Ousadia: Ela enfrenta as objeções e imposições culturais da época por ser mulher e ser “provavelmente uma prostituta” Sua atitude poderia leva-la a consequencias graves diante as autoridades… Quais objeções estamos dispostos a encarar ? Estamos dispostos a sofrer consequências, a correr riscos por nosso amor a Jesus? Filipenses 1.21“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” Amar jesus verdadeiramente pode nos custar um alto preço (ágape) Ex. casamento Débora vitor - pai do noivo me chamar de dissimulado (fingido, falso, hipócrita) ...
Muda nossa ótica e comportamento: Ela não chorava por si só, mas por Simão e todos que ainda não conseguiam exergar além das aparências (um mero carpinteiro). Ela com sua atitude estava reparando a terrivel e insensível recepção dada a Jesus por simão … Com o tempo podemos entrar no piloto automático ao ponto de enxergarmos somente quilo que é humano, natural ela estava dizendo: Ei vcs .... não percebem? estamos diante do Rei dos reis, do messias, do salvador, daquele que é a nossa unica esperança de vida ....
Entrega/Desapego
alabastro era um vaso de vidro transparente feito de um mineral usado na época para se colocar oleos perfumados.
havia um oléo perfumado de bálsamo muito caro no vaso daquela mulher (cerca de 300 denários) 1 ano de trabalho.
O que tem dentro do "nosso" vaso de alabastro? sonhos, talentos, amores e paixões, dores, pecado ocultos, fama, dinheiro, etc …
O que precisa ser verdadeiramente quebrado endenuma vez por todas lançadas ao pés de Jesus como uma genuína adoração ?
Estamos no vale da decisão: Joel 3.14 “Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor está perto, no vale da Decisão.”
Mateus 24.12–13 “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.”
hoje é tudo ou nada ! ALL in ... O Senhor já sonha e almeja estar com seus filhos na eternidade!
Essa geração precisa conhecer os verdadeiros homens e mulheres que abriram mão de tudo, tudo mesmo, pra viverem uma vida reta, justa e dedicada a Deus e sua missão ...
O amor não é cego; cegueira é a última coisa que se lhe pode atribuir. O amor ata; e tanto mais atado quanto menos cego.
G. K. Chesterton
Cl 3:1 ...buscai e pensai as coisas do alto
Não seja como Pedro, ame o Senhor Jesus com amor intenso, fervoroso, incondicional; amor ágape. Não espere uma chance para se redimir, ame o Senhor hoje, agora, nesse instante. Ame o Senhor intensamente, de forma sacrificial, incondicionalmente.
Pra encerrar eu te pergunto? Eu pergunto a todos nós inclusive eu: será que é amor ?