Salmos 43

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Salmo 43.1–5 ARA
Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação contenciosa; livra-me do homem fraudulento e injusto. Pois tu és o Deus da minha fortaleza. Por que me rejeitas? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos? Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos. Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu. Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Em muitos manuscritos Hebraicos os Salmos 42 e 43 compõe um só poema. Sendo assim, temos nesta mensagem a continuidade da mensagem do Salmos 42. Percebam que eles têm o mesmo côro:
Salmo 42.5 ARA
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Salmo 42.11 ARA
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Salmo 43.5 ARA
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Vamos conhecer um pouco dos autores destes Salmos. Os Filhos de Corá eram Levitas, e assim serviam no Tabernáculo e no Templo. Amavam a presença de Deus, como disseram em outro Salmos que eles escreveram:
Salmo 84.1–2 ARA
Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!
Mas quem foi Corá, o pai deles? Precisamos conhecer Corá e o que aconteceu com ele, pois isso faz dar mais sentido ainda ao Salmo que estudaremos hoje.
Corá foi um levita que se rebelou contra seus primos Moisés e Arão. Ele convocou 250 homens para se levantarem contra os líderes do Senhor, por pura inveja, pois desejava com toda força o sacerdócio em lugar de Arão. Moisés chamou a Corá e seus homens para que estivessem na porta da Tenda da Congregação cada um com um incensário com brasa e incenso. Deus disse para afastarem de perto das casas de Corá e de outros dois rebeldes. Todos se afastaram e Moisés disse:
Números 16.29–32 (NTLH)
Se estes homens tiverem morte natural como todos os outros, sem nenhum castigo de Deus, então o Senhor não me enviou. Mas, se Ele fizer acontecer alguma coisa fora do comum, e se a terra se abrir e engolir essa gente com tudo o que eles têm, e eles descerem vivos para o mundo dos mortos, vocês ficarão sabendo que estes homens rejeitaram o Senhor.
E aconteceu que, assim que Moisés acabou de falar, a terra se abriu debaixo deles e os engoliu com as suas famílias, junto com todos os seguidores de Corá e tudo o que eles tinham.
Deus fez justiça e dizimou a família de Corá. Mas, e os filhos desse homem mau? Morreram?
Números 26.10–11 (ARA)
quando a terra abriu a boca e os tragou com Corá, morrendo aquele grupo; quando o fogo consumiu duzentos e cinquenta homens, e isso serviu de advertência. Mas os filhos de Corá não morreram.
Se não morreram, foi porque não compactuavam com o pecado do pai. Eles viram a justiça de Deus destruir a própria família, e se mantiveram firmes no serviço ao Senhor como levitas, seja como porteiros ou mesmo músicos. Eles conheceram de forma trágica que a justiça vem do Justo Juiz.
Saber disso faz o início do Salmo fazer todo sentido, pois vemos os Coraítas suplicando por justiça contra os infiéis, traidores e perversos. Hoje continuaremos a SÉRIE ESPERANDO CONTRA A ESPERANÇA e a primeira lição que veremos é que:
1 - ESPERAR CONTRA A ESPERANÇA É CONFIAR NA JUSTIÇA DE DEUS
Salmo 43.1 NVI
Faze-me justiça, ó Deus, e defende a minha causa contra um povo infiel; livra-me dos homens traidores e perversos.
Vivemos em uma sociedade cercada por gente que vive desagradando a Deus por serem infiéis, ou, como diz a NTLH, “GENTE QUE NÃO ADORA A DEUS”. A humanidade caminha carregando a infidelidade, e só mesmo Deus para tratar com justiça pessoas assim. Muitas vezes ficamos revoltados porque pessoas não se rendem ao nosso Deus, e permanecem na infidelidade, servindo e sendo escravos de seus interesses mesquinhos. Chegam até mesmo a afrontar ao Deus a quem servimos e à fé que professamos. ILUSTRAÇÃO CARNAVAL 2019, JESUS AÇOITADO PELO DIABO.
Somos chamados por esse grupo de INTOLERANTES e PRECONCEITUOSOS por estarmos pregando contra o pecado acusado pela Bíblia e por Deus. Estamos em um tempo muito difícil, que nos cerca por todos os lados e tentam calar nossa proclamação do Evangelho que confronta o pecado. É um mundo sem esperança, mas precisamos esperar contra a esperança. Clamemos ao Deus que pode fazer justiça e nos defender nessas situações.
Mas os Filhos de Corá suplicaram também por livramento de homens traiçoeiros e perversos, nos mostrando que
2 - ESPERAR CONTRA A ESPERANÇA É CONFIAR NO LIVRAMENTO QUE VEM DE DEUS
Salmo 43.1 NVI
Faze-me justiça, ó Deus, e defende a minha causa contra um povo infiel; livra-me dos homens traidores e perversos.
Interessante é que eles pedem livramento de pessoas que, na verdade, são como o próprio pai deles. Corá foi traiçoeiro e perverso com Moisés, e Deus, com Sua justiça, livrou Moisés dele. Eles sabem que os homens que alimentam o pecado no coração como Corá, estão dispostos a tudo para realizar maldades terríveis. “Livra-me dos homens maus” é um clamor necessário, para termos segurança na caminhada tão incerta. “Livra-nos do mal” é um pedido ensinado por Jesus na oração do Pai Nosso. Precisamos confiar no livramento que vem de Deus.
ILUSTRAÇÃO - Vivemos dias de maldade extrema! Houve um caso chocante, que foi difícil até ler a reportagem, acontecido na cidade de Sorriso/MA...
Só o Deus de toda justiça para intervir em momentos assim. Só Ele para nos livrar de coisas tão terríveis como essa. LIVRA-NOS SENHOR DA MALDADE!
Contudo, a maldade se mantém, e dia a dia continuamos a ver a injustiça brotar em todos os níveis. Deus parece distante. Nessa hora precisamos saber que
3 - ESPERAR CONTRA A ESPERANÇA É TER DEUS COMO FORTALEZA
O Salmista reconhece que o Senhor é sua fortaleza mesmo sentindo Deus distante pela presença constante da maldade e injustiça. versículo 2:
Salmo 43.2 (NVI)
Pois Tu, ó Deus, és a minha fortaleza.
Por que me rejeitaste?
Por que devo sair vagueando e pranteando,
oprimido pelo inimigo?
Novamente o livro dos Salmos mostra a nossa realidade. Somos pessoas que nos abatemos muito com as injustiças ao redor, e isso é natural. Os Salmos mostram que não somos super-homens, indestrutíveis, mas somos gente que chora, se desespera, lamenta, nos sentimos rejeitados e em momentos abandonados por Deus, mas somos gente alcançada pelo Deus que é fortaleza em todo tempo. Irmãos, mesmo em momentos de insegurança, medo, aflição, angústia, dor, tormento, lamento, pranto, SAIBA QUE DEUS É FORTALEZA. Em outro Salmos dos Filhos de Corá, eles falam com propriedade:
Salmo 46.1 ARA
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.
Somos chamados a crer.... Somos o povo que crê… Temos o Deus que tudo pode. Ele é nossa fortaleza. Continuemos esperando contra a esperança.
Nosso olhar, nossa súplica, nosso clamor deve ser sempre a Ele. O Salmista em sua oração nos ensina que
4 - ESPERAR CONTRA A ESPERANÇA É ESTAR CERTO QUE DEUS É A FONTE DA ALEGRIA
Salmo 43.3–4 NVI
Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas. Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!
O Salmista pede desesperadamente que Deus envie a Sua luz e a Sua verdade para pavimentarem o caminho de volta ao Deus de toda alegria. Deus é a fonte da plena alegria. A plena alegria é aquela que enche todo o nosso ser, não dando espaço para a tristeza nos vencer. Mesmo que a tristeza ronde, a plena alegria está conosco.
A alma está abatida, está aflita, a injustiça ronda, Deus parece distante, mas quele que teme a Deus sabe que Ele é a fortaleza no momento de angústia, e é a fonte de toda luz, verdade e alegria. Não há outro Deus que nos dê isso, e os Coraítas entenderam que Dele vem toda força e nos ensinam que
5 - ESPERAR CONTRA A ESPERANÇA É PERSEVERAR NA AFLIÇÃO
Salmo 43.5 (NVI)
Por que você está assim tão triste,
ó minha alma?
Por que está assim tão perturbada
dentro de mim?
Ponha a sua esperança em Deus!
Pois ainda O louvarei;
Ele é o meu Salvador e o meu Deus.
Essa é a grande lição tanto do Salmos 42 quanto do 43: PERSEVERANÇA! Nossa alma sempre estará abatida, perturbada e ansiosa, pois temos uma luta interna travada com a gente mesmo. O Salmista retoma o diálogo consigo, dizendo “porque está abatida minha alma?” Mas ele apresenta a mesma solução: ESPERA EM DEUS.
Estaremos sempre agitados, mas nosso descanso é, foi e sempre será o Deus de todo poder.
Agostinho de Hipona teve uma vida bastante agitada, cheia de pecados e dúvidas espirituais. Buscou solução em tudo, até que se encontrou com o Senhor. Ao se converter, ele declarou:
“Fizeste-nos, Senhor, para Ti; e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Ti”.
Que bênção sairmos daqui sabendo que nosso descanso está em Deus. Que maravilha sabermos que esse descanso se revelou em carne e habitou entre nós. Que segurança sabermos que a LUZ e a VERDADE que o Salmista pediu se fez homem e desceu ao mundo por amor.
Salmo 43.3–4 ARA
Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos. Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.
Jesus é a LUZ e a VERDADE que nos guia no mundo rumo a Sião Celestial. A fonte de plena alegria é Jesus. Seguros por Seu amor, amparados em Seu poder, caminhamos ESPERANDO CONTRA A ESPERANÇA.
Related Media
See more
Related Sermons
See more