QUEM ESTÁ NO CONTROLE?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 23 viewsNotes
Transcript
QUEM ESTÁ NO CONTROLE?
Êxodo 3.1–12 (BSAS21)
Moisés estava cuidando do rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã, e levou o rebanho para o lado oposto do deserto, chegando ao Horebe, o monte de Deus.
E o anjo do Senhor apareceu-lhe em uma chama de fogo numa sarça. Moisés olhou e viu que a sarça estava em chamas, mas não se consumia.
Então disse: Vou me aproximar para ver essa coisa espantosa. Por que a sarça não se consome?
E, vendo o Senhor que ele se aproximava para ver, chamou-o do meio da sarça: Moisés, Moisés! E ele respondeu: Estou aqui.
E Deus prosseguiu: Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos pés, pois o lugar em que estás é terra santa.
E disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.
Então o Senhor disse: Tenho visto a opressão sobre o meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus opressores; conheço os seus sofrimentos.
Eu desci para livrá-lo dos egípcios e levá-lo daquela terra para uma terra boa e espaçosa, uma terra que dá leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu.
O clamor dos israelitas chegou a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
Agora, portanto, vai. Eu te enviarei ao faraó, para que tires do Egito o meu povo, os sraelitas.
Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu para ir ao faraó e tirar os israelitas do Egito?
Deus lhe respondeu: Certamente eu serei contigo, e isto será um sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado o meu povo do Egito, prestareis culto a Deus neste monte.
Quarta feira retrasada Deus nos direcionou em parte desse texto e nós fomos abençoados pelo mover do Espírito Santo. Mais continuado a estudar o texto recebemos dele mais um direcionamento.
Não sei você, mais eu estou aqui nesta noite cheio de expectativa, não somente para essa noite, mais também para o envolvimento de Deus em nós e através de nós para 2024 dentro da nossa visão e missão. Visão e missão dada por ele a nós para esse tempo. Quem esteve na última quarta feira, nós estamos sendo direcionados pelo Espírito Santo, ou estamos sendo alinhados dentro do propósito, e com isso estamos sendo trazidos para dentro da visão, para que consigamos ser alinhados a vivenciar de fato com exatidão a grandeza do que Deus tem para nós durante esse ano. Com toda certeza um ano desafiador e cheio de movimentos, mais um ano que com certeza vai trazer para nós vitórias muito preciosas. E quando a gente se debruça sobre esse pedacinho da história de Moisés, podemos observar que nesse momento na vida de Moisés aconteceu uma mudança de virada de chave, foi um encontro com Deus que mudou a história da vida de Moisés. Nesse momento onde parece que todas as coisas estão se alinhado, Deus resolve sacudir novamente a vida de Moisés. E essa palavra é direcionada pelo Espírito Santo para mim e para você nesta noite, porque tudo isso que aconteceu na vida de Moisés é movimento de Deus, e o que Deus deseja fazer com a minha vida e com a sua vida neste tempo é MOVIMENTAR ELA. Amém?
O Senhor é muito específico, pois quando analisamos a vida de Moisés a gente consegue ver um emaranhado de coisas, o nascimento turbulento de Moisés, com 3 meses a sua mãe recebeu aquela sentença de morte, tentou esconder Moisés mais não teve jeito, precisou coloca-lo em cesta no rio, então houve aquela separação, ele foi encontrado pela filha de Faraó, e Deus estava ali no controle de tudo, fez com que a sua irmã falasse para a Filha de Faraó que conhecia uma mulher que pode cuidar desse menino, e a mãe que havia colocado o menino no rio, teve o privilégio de voltar para a casa de Faraó e cuidar do seu filho, ter proximidade com ele. Esse menino cresceu e se desenvolveu naquela formatação do palácio, da vida da família real, ele teve ascensão no seu mundo, no mundo egípicio, ele era filho do Faraó, ele estava ali em contado com toda aquela informação, com todos os privilégios da família real, ele vivenciou isso com muita intensidade, ele foi trabalhado por Faraó para ser alguém, segundo historiadores ele se tornou um exímio general de batalha muito bem sucedido e com certeza Moisés nutria uma série de expectativa sobre a sua vida e sobre o que ele continuaria desenvolver naquele lugar. Mas, em algum momento o relato bíblico mostra para nós ao ver o sofrimento de um Israelita, ele entra num processo de inconformidade ao ponto de matar aquele egípcio que estava ferindo aquele Israelita e ali começa uma nova dinâmica, ele volta para casa preocupado, mais ele descobre que as pessoas já sabiam que ele tinha matado aquele egípicio e com medo de ser aprisionado, de sofrer, ele resolve fugir, ele vai para o deserto totalmente sem expectativa e uma nova dinâmica de vida começa a acontecer, ele encontrou Zípora no poço, ele vai até Jetro, ele começa a se relacionar com a filha de Jetro e ali ele começa a fazer parte daquela família, de uma nova realidade, e então ele começa a se acomodar naquele novo movimento de vida que ele estava vivendo pastoreando ovelhas no deserto.
Encontramos então Moisés num dia comum, pastoreando ovelhas do seu sogro, cheio de expectativas e pensando como seria a sua vida futura, eu imagino ele sentado olhando as ovelhas pastando, pensando em tudo que ele viveu, na saída do Egito e agora o que ele estava vivenciando ali, as possibilidades, como isso iria se desenrolar, o senso de conformidade talvez naquele momento já tivesse tomado a mente o coração de Moisés, mas o Senhor segue no controle de todas as coisas, eu eu imagino ele olhando assim e dizendo: É filhão chegou o momento, vamos agitar esse negócio e aí nós temos o episódio da sarça pegando fogo, e contudo ela não se consome e aquilo chama a atenção de Moisés e Moisés chega pra perto (quem veio na celebração onde fomos ministrados sobre esse encontro sobrenatural de Moisés com Deus, sabe do que estou falando. Quem não veio além de ter perdido, talvez vai continuar perdido), mas nesse encontro de Moisés com Deus através da sarça pegando fogo, e nesse momento Deus se revela para Moisés, esse encontro entre Deus e Moisés é uma virada de página na vida de Moisés, e nesse encontro Deus dá uma missão para Moisés: Olha Moisés, você vai sair daqui vai voltar lá em Faraó, do lugar de onde você fugiu e você vai libertar o meu povo do sofrimento. A reação de Moisés neste momento foi a mais previsível do mundo. Qual foi? Quem sou eu para ir até Faraó e libertar o seu povo daquele lugar? Eu que fugi de lá, eu que saí de lá em meio a vergonha. E nós sabemos que Moisés foi, aceitou o chamado, vivenciou toda aquela dinâmica das pragas que vieram sobre Faraó e seu povo, para que o coração de Faraó fosse trabalhado até o dia em que de fato ele permitisse o êxito do êxodo, que o povo de Deus fosse libertado e Moisés segue na sua caminhada até chegar com o povo as portas da terra prometida. Muita coisa aconteceu na vida de Moisés.
Só que quando nós analisamos a vida de Moisés e fazemos um paralelo com a nossa vida, com a nossa história, nós podemos perceber que muitas coisas se comunicam com esse história de Moisés, e Deus foi falando ao meu coração sobre o processo de expansão na vida desse homem. Como Deus permitiu que algumas coisas acontecesse até se encontrar com Moisés, dar a ele um direcionamento específico, modificar tudo e fazer as coisas acontecerem. O Espírito Santo foi falando comigo, ao meu coração.
E uma da coisa que fui ministrado é:
1. QUEM ESTÁ NO CONTROLE? EM TERRA SANTA, SONHOS SÃO EXPANDIDOS.
1. QUEM ESTÁ NO CONTROLE? EM TERRA SANTA, SONHOS SÃO EXPANDIDOS.
Muitas e muitas vezes nós temos a impressão ou a falsa impressão de que nós estamos no controle. De fato, nós aprendemos em toda a nossa caminhada de história que nós temos liberdade e liberdade no Senhor. Isso é algo real. Quando eu falo para você, eu falo de livre arbítrio, você tem o direito de tomar as suas decisões, de fazer as suas escolhas, de sonhar, isso nós temos. Mas existem lugares que muitas vezes que essas vontades e essas escolhas nos conduz, que são lugares de problemas, de dificuldades, de desânimo. E em terra Santa, ou seja, na presença do Senhor, porque assim como ele disse para Moisés: “Tire as suas sandálias pois o lugar onde você pisa é terra santa”. Aquela terra se tornou santa por causa da presença de Deus. Eu e você nesse exato momento nós estamos pisando em terra Santa, porque a palavra de Deus nos garante, que onde estiverem dois ou três reunidos em nome do Senhor, ele se faz presente. Aquela terra se tornou santa por causa da presença do Senhor, e o lugar onde estamos é santo porque aqui tem a presença do Senhor. Ou seja, nesse exato momento nós também desfrutamos desta presença ou da presença desse mesmo Deus que estava com Moisés.
Eu creio que em terra Santa os sonhos são expandidos. O Senhor lhe trouxe aqui nesta noite para começar a desenhar algo que eu acredito que seja novo e que vai nortear a sua caminhada ao longo da sua vida. Porém QUEM ESTÁ NO CONTROLE DA SUA VIDA?
Entenda uma coisa nesta noite: Nós planejamos muitas coisas. A mãe de Moisés desde a sua gestação também talvez tenha planejado muitas coisas para a vida de Moisés, nós pais somos assim. O próprio Moisés talvez tenha planejado muitas coisas. O planejamento faz parte da vida humana. Porém o controle não está em nossas mãos. Até porque a bíblia ele afirma que o dia do amanhã não pertence a nós, nós não temos controle. O homem mais sábio da bíblia vai dizer: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR”. Prov. 16.1. Ou seja, QUEM ESTÁ NO CONTROLE?
Na terra santa, na presença de Deus, nossos sonhos são expandidos “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”. Jer 29.11
“MUITAS VEZES, AQUILO QUE PENSAMOS QUE DEU ERRADO, FOI A COISA MAIS CERTA QUE ACONTECEU EM NOSSA VIDA. CONFIE EM DEUS, ELE ESTÁ NO CONTROLE”
Quem está no controle? Talvez você esteja pensando que você está no controle. Eu lamento, ou me alegro em lhe dizer, (vai depender de como você esta recebendo essa palavra). Você não está no controle de nada. Quem está no controle é Deus. Até porque se não for ele, certamente você está trilhando pelo caminho errado, que muitas das vezes pode ser sem volta.
Se Deus estiver no controle, a realização dos nossos sonhos serão certas.
Se Deus Está No Controle:
Se Deus Está No Controle:
1.1 - Ele permite a tribulação, mas pode também dar a vitória Oséias 6.1 “Vinde e voltemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou, mas haverá de nos curar; ele nos feriu, mas cuidará das feridas.”
- As tribulações acontecem em nossa vida para nos amadurecer espiritualmente. Elas nos colocam mais perto de Deus.
1.2 - Basta uma palavra dEle, e as janelas do céu se abrirão -Em Lucas 7.7 encontramos o centurião de Cafarnaum creu nas palavras de Jesus. Por isso, o seu criado foi curado. Lucas 7.7 “por isso não me julguei digno nem mesmo de ir ao teu encontro; dize, porém, uma palavra, e o meu servo será curado.” Nós também devemos crer e obedecer à Sua Palavra.
1.3 - O crente deve lançar sobre Ele toda a sua ansiedade - 1Pedro 5.7 “lançando sobre ele toda vossa ansiedade, pois ele tem cuidado de vós.” O apóstolo Pedro nos exorta a confiar e descansar no Senhor, pois, Ele tem cuidado de nós.
1.4 - O crente deve entregar o seu caminho ao Senhor - Salmo 37.5 “Entrega teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.” A Bíblia nos manda lançar os nossos cuidados sobre o Senhor. Igualmente também o nosso caminho, ou seja, o nosso estilo de vida deve seguir as determinações da Palavra de Deus.
Quando a gente entende que a gente está no controle e o melhor que a gente pode fazer quando estamos nesse controle é passar esse controle para as mãos de Deus, aí nós acertamos o alvo, porque ele tem toda capacidade de nos ajudar diante da realização dos nossos sonhos.
2.CONFIE EM DEUS - EM TERRA SANTA, ROTINAS SÃO TRANSFORMADAS.
2.CONFIE EM DEUS - EM TERRA SANTA, ROTINAS SÃO TRANSFORMADAS.
Moisés estava em Midiã, no deserto e o Senhor se encontrou com ele, deu a ele um direcionamento e mudou todo planejamento de Moisés.
Deus sempre vai nos tirar de rotinas para transformar a nossa vida.
Somos tendenciosos ao cairmos na rotina, nos acostumar com as coisas, até mesmo com as coisas de Deus.
Tem crente que vive do passado, vive contando o que Deus fez na vida dele antigamente, mas não conta nenhuma experiência de vida com Deus atual. Esse crente, com certeza, está precisando ser renovado.
A contínua ação do Espírito Santo em nossas vidas ocorre exatamente para não cairmos na velhice da rotina repetitiva, mas vivermos sempre em novidade de vida Romanos 6.4 “Portanto, fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” ; Romanos 7.6 “Mas agora fomos libertos da lei, tendo morrido para aquilo a que estávamos presos, para servir na novidade do Espírito, e não na velhice da letra.”
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto (Salmos 51.10).
“NADA É PERMANENTE, EXCETO A MUDANÇA” (Filósofo Grego Heráclito)
Nesta noite meu desejo é que você permita que o Espírito Santo lhe mostre em qual etapa da sua vida você está. EXISTE UM CHAMADO E DEUS NÃO DESISTE DESSE CHAMADO. É UMA QUESTÃO DE POSICIONAMENTO MINHA E SUA.
Nós sabemos que existem coisas permanentes e eternas porque nós conhecemos a Deus. Mas existem muitas pessoas que não conhecem. Nós estamos falando nesta noite sobre entendimento de decisões e mudanças. Elas são reais, e quando a gente fala que nós estamos no ano da expansão, nós estamos dizendo que estamos no ano de mudanças. Mudanças reais.
Tenho orado para que Deus neste ano aperte você, para que tire você do lugar que você está e para que você tenha coragem de se movimentar nesta nova etapa e mude a sua história.
Provérbios 3.5–7 “Confia no Senhor de todo o coração, e não no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme o Senhor e desvia-te do mal.”
Precisamos parar de lidar com aquilo que em nada tem agregado em nossa vida e passar a construir algo precioso para nós.
3.CONFIE EM DEUS. EM TERRA SANTA, CURIOSIDADE GERA CHAMADO.
3.CONFIE EM DEUS. EM TERRA SANTA, CURIOSIDADE GERA CHAMADO.
Não é curiosidade de fofoqueiro não. É curiosidade no Senhor e pela sua presença.
Eu não sei o que te atraiu até a presença do Senhor, mas na presença dele, assim como estamos aqui nesta noite, se nós nos interessar-mos pela sua presença, algo pode ser gerado em nós.
Moisés se aproxima da sarça, Deus o contempla e diz: Tire as sandálias do pés pois o lugar em que você está é terra santa.
Quem decide pisar em terra santa sempre vai receber do Senhor um chamado. O chamado de Moisés foi para libertar o povo da escravidão. Talvez também seja esse o chamado de Deus para você nesta noite. Quantas pessoas estão precisando de você? Quantas pessoas precisam ser alcançadas por você. "Olha Moisés, o clamor dos israelitas chegou a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Agora, portanto, vai. Eu te enviarei ao Faraó, para que tires do Egito o meu povo, os israelitas. Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu para ir ao faraó e tirar os israelitas do Egito?".
Moisés em um primeiro momento ele se sente incapaz de realizar esse chamado. Quem sou eu? Se fosse nós, talvez diríamos, tá ficando doido? Eu saí praticamente corrido de lá, a primeira coisa que irá me acontecer é a minha morte. Quando eu me aproximar de faraó será o meu fim.
Quantos de nós não estamos correndo do nosso chamado, correndo do propósito de Deus para nós. Quantos de nós não estamos nos esquecendo de realizar a nossa missão. Talvez dizendo como Moisés: "QUEM SOU EU?"
Olha a resposta de Deus para Moisés: "Certamente eu serei contigo".
Essa também é a resposta de Deus para nós nessa noite, essa também é a resposta de Deus para você: "Certamente eu serei contigo".
Em terra santa temos a certeza de que Deus estará conosco. "Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos".
O encontro de Moisés com Deus (Êxodo 3:1-6)
O encontro de Moisés com Deus (Êxodo 3:1-6)
Moisés encontra o anjo do Senhor em uma sarça ardente
Deus se revela a Moisés como o Deus de seus pais
Moisés se esconde o rosto, temendo olhar para Deus
A missão de Moisés (Êxodo 3:7-12)
A missão de Moisés (Êxodo 3:7-12)
Deus chama Moisés para liderar os filhos de Israel para fora do Egito
Moisés questiona sua capacidade e Deus promete estar com ele
Deus revela seu nome a Moisés, “EU SOU O QUE SOU”
As objeções de Moisés (Êxodo 3:13-22)
As objeções de Moisés (Êxodo 3:13-22)
Moisés questiona novamente sua capacidade de liderar o povo
Deus lhe dá sinais e maravilhas para realizar diante do faraó
Deus promete a Moisés que o faraó deixará o povo ir
Moisés viveu “três êxodos” na sua vida:
Moisés viveu “três êxodos” na sua vida:
O primeiro “êxodo” começou com a sua libertação das águas do Nilo, onde sua mãe o colocou num cesto para salvá-lo do extermínio das crianças, decretado pelo faraó. Este primeiro êxodo continuou por 40 anos, até ele sair da casa do próprio faraó, onde tinha sido criado (Ex 2,1-15).
O segundo “êxodo” foi na casa de Jetro, seu sogro, onde ficou por 40 anos aprendendo a ser pastor de ovelhas e a viver no deserto, no serviço, na obediência, na dureza do trabalho (Ex. 2,15-24).
O terceiro “êxodo” começou com o chamado de Deus na sarça ardente e terminou no monte Nebo, quando o Senhor o abandonou, com 120 anos, perto de Si, sem que pudesse entrar na terra prometida (Ex 3-40).
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
Prepare-se!
Prepare-se!
Este caminho de Moisés nos ensina que ninguém “nasce pronto”. Todo aquele que Deus chama tem que “preparar-se para a provação” Ecl 2.1 pois Deus purifica e forma aqueles que ama, aqueles que Ele chama.
Tudo isso exige paciência, perseverança e confiança. Deus não desiste de mim. Assim sendo, será que tenho direito de desistir de mim quando Ele deseja levar a termo a obra começada em nós? Será que tenho direito de desconfiar dEle se Ele confia em mim?
Ele diz para nós: “Eu estarei contigo!”, e nós podemos respondê-Lo: “Jesus eu confio em Ti!”.
Coragem, Ele te chama! Levanta-te!” Marcos 10.49 “Jesus parou e disse: Chamai-o. Chamaram o cego, dizendo-lhe: Coragem! Levanta-te, ele está te chamando!”
DEUS ESTÁ TE CHAMANDO NESTA NOITE. CORAGEM! CORAGEM! PARA TER CORAGEM É PRECISO CONFIAR. EM QUEM VOCÊ CONFIA? QUEM ESTÁ NO CONTROLE?