Totalmente incapaz
Devocionais FeUMP • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Jovem, não se deixe enganar pela sociedade que os cerca. Certamente você conhece dois ou três que se dizem bons e que tentam passar-se por baluarte moral. Estes mesmos são aqueles que tentam impor ou ditar a forma como você, e os que estão ao seu redor, deve pensar ou agir. Mas lembre-se, desde a queda o coração do homem passou a ser cativo do pecado (Romanos 3.9 “Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;” ) e não há em nós nenhuma inclinação natural para buscar a Deus. Por conta desta condição, inerente a todo ser humano - seja homem, mulher, adulto ou criança, Paulo nos lembra que “Não há um justo, nenhum sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus;” pois todos dizem “no seu coração: Não há Deus.” (Sl 14.1).
Jeremias 17.9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”
Quando nos lembramos desta verdade, e percebemos quão enganoso é nosso coração, passamos a entender que: (1) Somos carentes de Cristo: é por meio dele que somos habilitados a desejar o bem e a abandonar os enganos do nosso coração; (2) Nossa justiça é falha: Se nosso coração é enganoso e não podemos, naturalmente, fazer o que é bom, não tem como produzirmos uma justiça que agrade a Deus. (Isaías 64.6 “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam.” ).
Nosso consolo é que em Cristo também somos adotados e é essa adoção que nos garante a certeza da vida eterna, aonde “a incapacidade para pecar será um dos deleites da glória do céu” (Packer, J.I. - Teologia Concisa).