1 Co 5.9-13 Santidade aos santos de Deus

Estudo de Coríntios 5  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

Precisamos viver de acordo com a fé com a qual nos identificamos.

Notes
Transcript
Objetivo: Exame de consciência e arrependimento.
1 Co 5.9-13 Santidade aos santos de Deus.
Cap. 5 trata da disciplina na igreja: Colocar fora da comunhão para disciplina, e atitudes que demonstram um retrocesso na fé.
Contexto: Havia um membro da Igreja tendo um relacionamento com sua madrasta e os membros da igreja não se manifestaram, gerando indignação da parte de Paulo que exorta os irmãos no decorrer deste capítulo. Este tipo de pecado não era aceitável nem entre gregos e romanos.
Nunca perca o temor do Senhor: Atenção para não viver deliberadamente como alguém que não pertence ao Senhor depois de conhecer a Palavra, afinal, que esperança há, depois de conhecer ao Senhor e agir como se com se não conhece-se os caminhos d’Ele?
Abaixo: Alguns comportamentos característicos de quem não é nascido de Deus ainda que esteja dentro da Igreja:
koinonia maléfica: Não caminhe ou se associe com pessoas que se dizem ser de Deus e vivem de forma pior que os descrentes.
Impureza: Pecados sexuais. Tenha pensamentos, comportamentos e ações puras. Sem maldade, imoralidade ou segundas intenções. Não se deixe levar por impulsos sexuais fora dos propósitos do Senhor?
Avareza: Seja despenseiro da graça, do amor e de recursos, sim, na direção de Deus seja abençoador. Não à avareza.
Idolatria: Seja equilibrado em seus desejos e simpatia com pessoas e coisas. Não idolatre nada e nem ninguém.
Maldizente/fofoqueiro: Nunca, em circunstância alguma fale mal de alguém, em especial quando a pessoa em questão não está presente para se posicionar, se defender ou explicar a circunstância em que disse e/ou fez algo.
Ladrão: Nunca retenha o que não te pertence, nem ativa e nem pacivamente.
Beberrão: Cuidado com prazeres descomedidos, que te levam a perder a razão: álcool, drogas, sexo, hábitos e paixões.
Conclusão:
1. Não faça alianças que te levarão a ruína e…
2. Ao ser corrigido com disciplinado, não mude de igreja mude de vida (se entristeça com seu pecado, arrependa e lute intensamente por andar em novidade de vida).
3. Não racionalize ou justifique pecado. O crente sabe quando peca. Ao pecar confesse e abandone. Lembre-se: quem é bom argumento é ruim de arrependimento
3. Se há algum caminho mal em sua vida, mude de atitude hoje e agora!
Não devemos esquecer que Cristo deu a vida para que nós pudéssemos lidar com o pecado. Ao não lidar com o pecado, estamos tornando a morte de Cristo sem efeito sobre nós.
"Não copiem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme em uma nova pessoa, mudando a maneira como vocês pensam. Então vocês saberão o que Deus quer que façam e saberão como a vontade dele é boa, agradável e perfeita" (Romanos 12:2 NLT).
Related Media
See more
Related Sermons
See more