A poderosa mensagem do evangelho
Carta aos Colossenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
A cidade de Colossos ficava há 160 km de Éfeso. A igreja foi fundada por Epafras.
7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,
Ele foi alcançado pelo evangelho através de uma visita à cidade de Éfeso através da pregação de Paulo (At 19.1-10), visto que, o apóstolo esteve durante três anos em Éfeso.
Na igreja estava surgindo falsos ensinos (Cl 2.8-15) e talvez Epafras preocupado com essas questões foi até Roma ao encontro de Paulo que estava preso (Cl 4.12-14). Paulo escreveu essa carta por volta de 60-62 d.C.
Os falsos ensinos diziam:
Negavam a divindade de Jesus, a carta apresenta Jesus como Deus (Cl 1.16-18).
Negavam a humanidade de Cristo, o apóstolo afirma que Cristo se encarnou (Cl 1.22).
Acrescentavam normas e crenças, que não deixadas na Palavra de Deus (Cl 2.20-23).
Ensinavam a adoração a anjos (Cl 2.18-19).
Ensinavam que a salvação de pecados é por meio de regras, por exemplo, a circuncisão (Cl 2.11-13).
Ideia Central
Ideia Central
O evangelho é poderoso para transformar vidas, gerando frutos e crescimento espiritual a todo o que crê.
Transição
Transição
Veremos três verdades sobre o evangelho de Jesus Cristo.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° O evangelho traz bênçãos espirituais (v. 1-2)
1° O evangelho traz bênçãos espirituais (v. 1-2)
1. A bênção de ser santo e fiel a Deus
1. A bênção de ser santo e fiel a Deus
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,
2 a aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos:
Paulo é o autor dessa carta, o apóstolo de Jesus Cristo, ou seja, o mensageiro de Deus para anunciar a poderosa mensagem do evangelho. Ele era Saulo, perseguidor da igreja, mas foi resgatado das trevas do pecado e viveu na luz de Cristo. O apóstolo é considerado o maior plantador de igreja de toda a história do cristianismo. Timóteo era o seu discípulo, que foi preparado para servir ao Senhor e se tornou pastor da igreja de Éfeso.
Paulo ao escrever para a igreja de Colossos, ele reconhece que o povo é “santo” e “fiel”. Essa é uma bênção espiritual que eles vivem em suas vidas, buscando a santidade, ou seja, ser separado para Deus, aqueles que não vive na prática do pecado, mas buscam uma vida de fidelidade ao Senhor. O povo consagrava as suas vidas ao Senhor, eles deixaram a crença pagã para servir a Deus.
2. A bênção de receber a graça e a paz de Deus
2. A bênção de receber a graça e a paz de Deus
2b A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Paulo em sua bênção apostólica, ele sempre cumprimenta as pessoas com a graça e a paz. A expressão “graça” significa favor imerecido, já a palavra “paz” quer dizer um estado de paz recebido da parte de Deus, ou seja, é um fruto graças a reconciliação que o povo teve com Deus, porque eles viviam nas trevas do pecado e seriam condenados eternamente. Mas por meio da mensagem poderosa do evangelho é que eles foram salvos e receberam a graça e a paz de Deus.
2° O evangelho traz virtudes espirituais (v. 3-5)
2° O evangelho traz virtudes espirituais (v. 3-5)
1. O evangelho traz a virtude da gratidão
1. O evangelho traz a virtude da gratidão
3 Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês,
Paulo tinha um sentimento de gratidão a Deus pela vida dos irmãos em Colossos, por esse motivo, ele orava agradecendo a Deus pela vida da igreja. Ele dá graças a Deus, porque a razão da igreja está em um bom estado espiritual é por causa da graça de Deus.
O povo foi alcançado pela mensagem do evangelho. Isso alegrou o coração do apóstolo Paulo, porque essa mensagem ao chegar até Colossos, transformou o coração desse povo. Por isso que o evangelho ele traz alegria e gratidão, pois é maravilhoso ver pessoas sendo salvas pela mensagem da cruz.
2. O evangelho traz a virtude da fé e do amor
2. O evangelho traz a virtude da fé e do amor
4 pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor que têm por todos os santos,
O motivo da gratidão de Paulo por essa igreja, é que eles traziam evidências notórias de que o evangelho alcançou o coração deles. A igreja tinha a virtude da fé em Cristo Jesus, ou seja, eles depositavam a sua confiança no Senhor. O cristão é salvo pela fé, vive pela fé e anda pela fé, isso significa que a fé deve fazer parte da vida do servo de Deus.
A igreja também tinha a virtude do amor por outros cristãos. Essa é uma outra evidência de que a mensagem poderosa do evangelho transformou o coração do povo de Colossos, pois o amor é uma grande evidência da salvação em Jesus Cristo.
34 “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. 35 Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.
A virtude da fé é o relacionamento vertical, ou seja, o relacionamento entre o cristão e Deus. Já o amor fraternal, é o relacionamento horizontal, isto é, o relacionamento entre os irmãos em Cristo. Essas duas virtudes são inseparáveis, pois não tem como alguém afirmar que tem fé em Cristo e se relaciona com Deus, se não ama o seu irmão.
3. O evangelho traz a virtude da esperança
3. O evangelho traz a virtude da esperança
5 por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho
Paulo era grato pela vida dos irmãos em Colossos, pois eles tinham a esperança da vida eterna em Cristo Jesus, era algo que eles estavam aguardando, porque eles ouviram o evangelho e creram nessa mensagem, ouvindo a verdade a respeito da esperança que todo o cristão tem a respeito do céu.
Os que vivem no mundo, não tem nenhuma esperança, visto que, eles caminham para a perdição eterna, vivendo mortos em seus delitos e pecados, seguindo os seus desejos carnais, como se não houvesse o amanhã.
3° O evangelho traz crescimento espiritual (v. 6-8)
3° O evangelho traz crescimento espiritual (v. 6-8)
1. Porque, onde o evangelho chega vidas são transformadas
1. Porque, onde o evangelho chega vidas são transformadas
6 que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.
O evangelho chegou até a cidade de Colossos, ou seja, a mensagem foi semeada no coração do povo e ao ouvir, eles foram impactados por essa poderosa mensagem, que os levou a serem transformados a imagem de Cristo, tornando-os novas criaturas por meio de Jesus, dando frutos e crescimento espiritual. Isso aconteceu porque eles entenderam e creram na verdade do evangelho.
O evangelho não se limitou apenas a cidade de Colossos, mas em todo o mundo, pois ele não se limita a um povo específico, etnia ou raça específica, mas é para todos os povos, línguas, nações e reinos. Porque o evangelho é as boas novas de que Deus salva pecadores.
A mensagem da cruz, vem dando frutos e crescendo em vários lugares diferentes. O evangelho começou em Jerusalém, depois foi para a Judéia, depois para Samaria e até os confins da terra. Jesus deixou essa missão para a igreja anunciar o evangelho e fazer discípulos.
2. Porque o evangelho tem sido pregado
2. Porque o evangelho tem sido pregado
7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,
8 que também nos falou do amor que vocês têm no Espírito.
Epafras levou o evangelho até a cidade de Colossos e o povo aprendeu através desse servo de Deus. Isso significa que Deus tem levantado pessoas para anunciar a mensagem do evangelho, muitos homens e mulheres tem estado a disposição do Senhor para pregar o evangelho. Porque todo o mundo precisa ouvir falar a respeito de que são pecadores e necessitam de um Salvador.
Epafras era um ministro de Cristo Jesus, ou seja, ele recebeu autoridade da parte de Jesus, para ser pastor da igreja em Colossos. Ele também era um cooperador do evangelho, porque ajudava na causa do evangelho.
A igreja de Colossos ao aprender o evangelho por meio de Epafras, eles creram nessa mensagem, tiveram o amor a Cristo Jesus e aos irmãos, esse amor foi operado pelo Espírito Santo. Paulo ao ouvir o relatório de Epafras sobre a igreja, ele se alegrou (Cl 1.3), porque ele falou muito bem da igreja, isso é louvável quando o pastor pode trazer boas referências da igreja a qual pastoreia.
Conclusão
Conclusão
Conclui-se que o evangelho é poderoso para transformar vidas, gerando frutos e crescimento espiritual a todo o que crê. A igreja de Colossos experimentou essa transformação espiritual, pois ela recebeu bênçãos espirituais que o evangelho traz, a bênção de ser santo e fiel a Deus. O povo vivia as virtudes do evangelho, amando uns aos outros, tendo fé em Cristo e tendo a esperança da vida eterna. A igreja se tornou frutífera e cresceu espiritualmente, porque ela foi transformada pelo evangelho, que foi pregado por meio de Epafras.
O evangelho transforma a vidas das pessoas. Infelizmente nos dias atuais, tem sido pregado um evangelho diferente do verdadeiro. Diante disso, é importante dá ouvidos apenas ao verdadeiro evangelho do Senhor Jesus Cristo.
O evangelho já transformou a sua vida? Você tem a certeza de que nasceu de novo? Lembre-se que onde o evangelho chega, ocorre transformação de vidas, através da pregação do evangelho.
Aplicação
Aplicação
Ao nascer de novo, o cristão vive a bênção do evangelho, que é viver em santidade e uma vida de fidelidade ao Senhor.
O cristão deve buscar viver as virtudes que o evangelho proporciona, a fé em Cristo, amar o irmão e ter a esperança da vida eterna.
O evangelho ao transformar a sua vida, você dará frutos para o reino de Deus e crescerá espiritualmente.