Uma comunidade saudável e equilibrada - 2

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 29 views
Notes
Transcript
UMA COMUNIDADE SAUDÁVEL E EQUILIBRADA
A conjunção é exatamente essa, uma conjunção coordenada sindética aditiva. Não é uma coisa ou outra, é SAUDÁVEL E EQUILIBRADA.
Nossa intenção com essa palavra é aferir a temperatura, avaliar os indicativos, para que possamos continuar saudável e equilibrado.
Se você não esteve na outra quarta-feira, nós pensamos a partir de Atos 6 e nós destacamos três grandes princípios. Uma comunidade saudável e equilibrada ela entende o servir como um chamado para todos, ela cresce mais não se perde, e em terceiro lugar ela mantém acesa, ela alimenta constantemente a visão e a missão que recebeu.
1Timóteo 4.11–16 (BSAS21)
Ordena e ensina essas coisas.
Ninguém te menospreze por seres jovem, mas procura ser exemplo para os fiéis, na palavra, no comportamento, no amor, na fé e na pureza.
Enquanto aguardas a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação e ao ensino.
Não deixes de desenvolver o dom que há em ti, que te foi dado por profecia, com a imposição das mãos dos presbíteros.
Ocupa-te dessas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que todos possam ver teu progresso.
Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nessas coisas. Dessa forma, salvarás tanto a ti mesmo como os que te ouvem.
Quero começar essa palavra com uma citação feita por um pastor - "AS IGREJAS NÃO PODEM EXISTIR PARA ANTIGAMENTE". Andy Stanley
A Igreja da atualidade precisa avançar para alcançar a geração do presente, já pensando na geração futura. E toda mudança vai gerar desconforto em algumas pessoas. Pessoas que vão dizer a seguinte frase: "Não se faz pastor mais como antigamente". Pessoas que vão dizer: "Não tem mais culto como antigamente". (liturgia) A direção do culto, sim é para Deus.
Irmãos a gente precisa entender que em tese esse pensamento não está totalmente fora de contexto, até porque penso eu que realmente os pastores de hoje não é para antigamente e nem os cultos de hoje (estrutura litúrgica, também não é para antigamente), as coisas evoluíram, o tempo é outro, e a geração é outra. Exemplo: Meu pai, um excelente pastor, minha referência, não só pastoreou com excelência as igrejas por onde passou, como pastoreou com excelência seu primeiro ministério que era a sua família. Mais na parte eclesiologia (igreja), eu como pastor e como filho desse pastor, ensinado por ele até hoje, não tem como eu pastorear da mesma forma (gerações diferentes) e nós enquanto igreja precisamos ter ciência disso. Alguns ficam agarrados na liturgia de uma celebração do passado e que não faz tanto sentido para o presente. Eu não estou dizendo que o que a igreja viveu no passado não é e nem foi relevante, pelo contrário, a igreja só é o que é por causa do passado.
O pastor Andy fala que "AS IGREJAS NÃO PODEM EXISTIR PARA ANTIGAMENTE", porque ele diz isso? Porque os tempos mudam, os desafios mudam com as mudanças dos tempos, na verdade nós mudamos, as demandas mudam. É óbvio que nem toda mudança é boa e nem toda mudança é saudável e nem é sinônimo de crescimento, mais a mudança é real (basta você olhar para o espelho que você vai ver o quanto você mudou, eu pegar uma foto atual e comparar com uma foto de alguns anos atrás) tudo muda. Ou seja, com o passar dos tempos as coisas mudam.
Então se tornar uma comunidade saudável e equilibrada, é ter a capacidade de fazer a leitura correta do seu tempo, da sua geografia, a leitura correta da sua comunidade. É saber saber as demandas do seu tempo. O problema de muitas igrejas e consequentemente o problema de muitas lideranças de igrejas locais ao ponto de estarem se tornando comunidades, igrejas irrelevantes, é porque são igrejas e líderes que estão respondendo perguntas que ninguém está fazendo e ao mesmo tempo estão dando respostas que são meramente respostas de que os outros estão falando.
COMO ATENDER BEM ÀS DEMANDAS DO NOSSO TEMPO?
A igreja saudável e equilibrada é uma igreja que cresce, é uma igreja que entra no processo de expansão. É uma igreja que é intencional, é uma igreja que consegue fazer a leitura do seu tempo e com isso consegue se posicionar estrategicamente.
UMA CONSIDERAÇÃO: NEM TODO CRESCIMENTO É SAUDÁVEL, MAIS TUDO QUE É SAUDÁVEL CRESCE NATURALMENTE.
Pense comigo. Nem tudo o que cresce é saudável, exemplo: Uma doença que tem matado muitas pessoas, o câncer. O câncer maligno cresce, e não é saudável, e em muitos casos mata. Se tratando de uma comunidade de fé saudável e equilibrada, o indicativo primário da sua saúde, do seu equilíbrio, não é o crescimento da sua audiência, das pessoas que se juntam a ela, e sim a saúde espiritual de seus membros. Gente que ama a palavra, gente que tem comportamento semelhante ao comportamento do seu mestre. Gente que entende a importância da veia da devoção. Em uma comunidade, em um igreja saudável e equilibrada, o indicativo primário do seu crescimento, da sua saúde, não são por exemplo, em um tempo tão midiático, não são por exemplo, vídeos, ou fotos que publicamos mostrando nossas celebrações. Em uma comunidade saudável e equilibrada, um indicativo que afere saúde é exatamente a transformação e o impacto que são gerados na sociedade.
Um pensamento adequado: "HOJE, TEMOS E SOMOS UM POUCO MAIS DO QUE ONTEM, PORÉM MENOS DO QUE TEREMOS E SEREMOS AMANHÃ". O pensamento é para frente, o pensamento é de expansão.
Pastor Carlito Paes, líder da Igreja da Cidade ele diz em seu livro Liderança que prevalece "A FÉ ESPERA E ANTECIPA O FUTURO, ENQUANTO A ANSIEDADE PRECIPITA E ADIA A VISÃO".
Como nós somos uma sociedade ansiosa, plantamos hoje e já queremos colher amanhã, não respeitamos as fases do processo.
Preste atenção: Viver de forma ansiosa nos leva a superestimar o que podemos fazer em um ano e ao mesmo tempo desprezar o que deveríamos fazer em 10 anos. (Nós estamos trabalhando para a transformação de uma comunidade), os resultados podem não acontecer da forma que nós imaginamos (no tempo que estabelecemos) mais uma igreja saudável e equilibrada, porque respeita o processo chamado tempo, tem certeza que pode até demorar, mais vai acontecer. NÓS NÃO PODEMOS ESPERAR QUE DEUS FAÇA DAR CERTO, AQUILO QUE DECIDIMOS COMEÇAR DE FORMA ERRADA.
Por isso quero olhar para esse texto e fazer dois destaques. Paulo está escrevendo a sua carta, uma carta destinada para um jovem pastor cujo o objetivo principal era prepará-lo para o grande desafio de pastorear a mega igreja da cidade portuária, a cidade de Éfeso.
Timóteo, um jovem, considerado como um filho espiritual, um filho na fé do apóstolo Paulo. Paulo está tão preocupado, ao ponto desta carta ser escrita, ou ser considerada numa classificação canônica, como sendo uma carta pastoral. São orientações práticas que o apóstolo Paulo está dando para Timóteo, a fim de que Timóteo possa desenvolver habilidades no pastoreio daquela comunidade. Paulo por exemplo aconselha Timóteo acerca das heresias que eles viviam naquele tempo. Paulo fala como Timóteo deveria agir e reagir aos falsos apóstolos, ou falsos mestres que estavam infiltrados naquela comunidade. Paulo aqui neste capítulo 4 nos primeiros versículos faz questão de ensinar Timóteo, ou advertir, exortar, instruir Timóteo a respeito da apostasia dos últimos tempos. E dos versículos 11 ao 16, versículos que nós lemos nesta noite Paulo está completamente preocupado com a vida de Timóteo. É por isso que Paulo diz: "Timóteo, eu ordeno a você essas coisas: Primeiro; ninguém o menospreze pelo o fato de você ser jovem. Paulo está tão preocupado com a vida do jovem Timóteo ao ponto dele dizer: Timóteo procure ser exemplo para os fiéis na palavra, no comportamento, no procedimento, no amor, na pureza e na fé. Paulo está tão preocupado com o cuidado, com o amparo, com o pastoreio sob Timóteo ao ponto de Paulo dizer: Timóteo, você deve guardar a minha chegada, de que forma? Aplicando-se a leitura da escritura, à exortação, ao ensino, você deve desenvolver o dom que você recebeu com palavra profética, com imposição de mãos. E no último versículo que lemos, Paulo diz o seguinte: Timóteo, CUIDA DE VOCÊ MESMO, E DA SÃ DOUTRINA. Qualquer tradução da bíblia que você for analisar a ordem direta sempre será essa. Você não encontrará nenhuma tradução do Grego para qualquer outro idioma dizendo para Timóteo: Cuide da Sã doutrina e de você mesmo. A tradução sempre será: CUIDE DE VOCÊ MESMO E DA SÃ DOUTRINA.
Quando ele leio essa perícope, a aplicação que o Espírito Santo traz para a mim mente é:
Que em uma igreja saudável e equilibrada:

1. A AUTOLIDERANÇA VALE MAIS DO QUE GRANDES CONQUISTAS

Timóteo, eu estou preocupado com você, eu não estou preocupado com o que você vai fazer. Porque o que você vai fazer é reflexo de quem você se tornou. Se você cuidar do seu coração todas as suas atitudes serão coerentes para a decisão que você decidiu não inclinar o seu coração. Portanto Timóteo, mais que ensinar a sã doutrina, cuide do seu coração, para que a sã doutrina ensinada por você seja coerente com o seu procedimento, com a sua fé, com o seu comportamento. Por isso Timóteo, antes de ensinar você precisa ser exemplo para os fiéis e dos fiéis, na palavra, na pureza, na fé, no trato. Ou seja, o que Paulo está ensinando a Timóteo é sobre autocuidado, é sobre autoliderança; Timóteo, antes de liderar os outros, lidere-se a si mesmo.
Uma igreja saudável e equilibrada, entende o valor da autoliderança. É uma igreja que entende o valor do autocuidado. É uma igreja que sabe por exemplo que autocuidado e autoliderança vale mais do que grandes conquistas. Tem muita gente querendo conquistar, liderar, sem antes auto liderar.
Nesta carta pastoral Paulo estava preparando Timóteo para a liderança de uma grande e importante Igreja. E no pensamento do apóstolo Paulo diante dos desafios que Timóteo teria, como ensinamentos errados da época, os falsos mestres presentes no meio do povo. No pensamento de Paulo, Timóteo deveria exercitar o auto cuidado. "CUIDA DE VOCÊ MESMO".
Não foi sem propósito que o sábio Salomão compondo Provérbios 16.32 “Quem tem paciência é melhor que o guerreiro; quem tem domínio próprio é melhor que aquele que conquista uma cidade.” Autoliderança vale mais do que grandes conquistas. "Mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade".
Cuida de você!
Uma comunidade saudável e equilibrada, apenas não enxerga a autoliderança como mais valiosa do que grandes conquistas. Mas num segundo momento, percebe que:

2. A AUTOLIDERANÇA É O COMBUSTÍVEL PARA A RESILIÊNCIA.

O Dicionário descreve pessoas resilientes como: "Pessoas capazes de crescer com as dificuldades e superar os problemas com mais facilidade".
Olha que coisa impressionante. Isso significa que são pessoas capazes de enfrentar e de recuperar das fortes crises, ou das fortes perdas pessoais, com habilidades, sem baixar a cabeça, sem se entregar.
Eu me lembrei de um livreto escrito por um psiquiatra asiático Victor Frankl onde ele diz: "QUEM TEM UM "PORQUÊ" ENFRENTA QUALQUER "COMO". - Resiliente - Quem sabe para onde vai não desiste em meio ao deserto, sabe que tem terra prometida, sabe que foi dado pelo poder de Deus. Você sabe para onde está indo?
"DESERTOS SÃO OS MELHORES AMBIENTES PARA CRESCERMOS NA AUTOLIDERANÇA, POIS SÓ CRESCE EM AUTOLIDERANÇA QUE SE TORNA FORTE INTERIORMENTE". John Piper
O apóstolo Paulo escrevendo a sua carta aos Romanos 12.12 ele diz: "Suporte as provações, sedes fortes, dediquem-se a oração". Essa expressão: "Suporte as provações" é suportar de forma heróica, ser resiliente, não desistir, prosseguir.
Entenda: Estar envolvido em algo para Deus, é estar envolvido em algo nobre.
Sabe, o preço de realizar, de liderar alguma coisa para Deus, o preço é altíssimo (não é fácil). Mas pode acreditar, custa caro, mas a recompensa é superior a entrega.
Nós não somos o povo da desistência. Desistir é permitir que o momento presente se torne maior, se torna mais poderoso do que a visão recebida. Eu gosto da frase do Rick Warren "Uoren"quando ele diz: "NÃO DESISTA NAS TREVAS DO QUE DEUS LHE ENTREGOU NA LUZ". Na hora dos olhos lacrimejando, do descontrole emocional, tem muita gente abrindo mão de privilégios que deveriam conservar para o resto da vida.
É possível perder a visão? É óbvio que é!
É possível perder a visão durante a jornada por causa do medo do fracasso. É possível a visão ao longo da jornada por conta do conformismo por causa daquilo que já foi conquistado. É possível perder a visão ao longo da jornada por causa das perdas sofridas em meio a caminhada, sejam perdas financeiras, seja perdas relacionais. Porém, uma igreja saudável e equilibrada, é uma igreja resiliente, é uma igreja composta de pessoas que não desistem.
Palavra pastoral:
Ibavale: "PODEMOS PERDER MUITAS COISAS, SÓ NÃO PODEMOS PERDER A VISÃO QUE DEUS NOS ENTREGOU". Nós vamos conquistar VARGEM ALEGRE PARA A GLÓRIA DE JESUS. Não sei em quanto tempo, mais nós vamos.
Novos níveis de conquistas, trarão consigo sempre novos níveis de desafios - Timóteo, você está no desafio de um grande ministério. Porém, mais importante do que saber ensinar para eles, CUIDE DE VOCÊ MESMO, pratique o autocuidado, pratique a autoliderança.
Nos desafios é possível permanecer lutando - resiliência. Nós não fomos chamados para desistência. Deus está trazendo uma palavra aqui nesta noite para gente que está decidindo desistir. Ei, ainda está muito cedo, levante-se se onde você está, o seu chamado não é para prostração, levanta-se em nome de Jesus, erga a sua cabeça, Deus deseja manter você de pé.

Você tem duas decisões para tomar nesta noite.

a) Você assumir a dianteira e aproveitar as oportunidades. (levantar dessa prostração, desse mimimi, desse chororô. Levante a sua cabeça)
b) Podemos assumir a postura miserável da comiseração, autopiedade, e vitimização e contabilizar os prejuízos. (você não foi chamado para ficar contabilizando os prejuízos), Porque a bíblia diz que por causa de Cristo nós podemos declarar que somos mais do que vencedores.
CONCLUSÃO:
"ESSE É O TEMPO DA EXPANSÃO, ESTE É O TEMPO DE MUITAS OPORTUNIDADES".
Eu tenho certeza absoluta do que Deus vai fazer através de você. Porém o processo hoje é: Antes de você ser usado, antes d'eu ser usado "QUE EU SEJA CURADO". Antes que eu seja enviado "QUE EU SEJA PREPARADO". A boca fala do que o coração está cheio.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.