A EXCLUSIVIDADE DE DEUS! Êxodo 20.3
Dez Mandamentos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 29 viewsCrer em um único e exclusivo Deus é a base para todas as demandas que temos para termos uma vida que O agrade em tudo.
Notes
Transcript
Grande ideia: Crer em um único e exclusivo Deus é a base para todas as demandas que temos para termos uma vida que O agrade em tudo.
"Ao ordenar lealdade única, Deus não apenas afirma que é superior a outros deuses. Nem mesmo nas pragas, ele demonstra simplesmente que é mais forte que outros deuses: Deus declara que eles não existem. Eles nada mais são do que a vã imaginação de uma mente obscurecida. A primeira palavra é mais do que uma proibição de adorar a deuses menores; é um convite à realidade. “Eu sou o Senhor, e não há outro; além de mim não há Deus” (Is 45.5). Por que Israel não deveria adorar a outros deuses diante de Deus? Porque não há outros deuses." (from "Dez mandamentos para a vida" by Jen Wilkin, Renata do Espírito Santo, Ingrid Andrade)
Jesus respondeu:
— “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.”
"Grande Mandamento é o princípio fundamental para toda vida correta. Naturalmente, as Dez Palavras seguem o mesmo padrão de cumprimento da lei: primeiro para com Deus e, em seguida, para com o homem. As Dez Palavras são encorajadoras, destinadas a nos dar esperança — esperança de que viveremos de forma correta, orientados para Deus e para as outras pessoas, e esperança de que cresceremos em santidade.6 Elas não são dadas para desencorajar, mas para alegrar. Não são nada menos do que palavras de vida." (from "Dez mandamentos para a vida" by Jen Wilkin, Renata do Espírito Santo, Ingrid Andrade)
Conforme Deuteronômio 11.16, existem quatro quedas consecutivas no caminho da idolatria: o engano do coração, o desviar-se, o servir a outros deuses, e, finalmente, o prostrar-se diante deles.
— Tenham cuidado para que não aconteça que o coração de vocês se engane, e vocês se desviem, sirvam outros deuses e se prostrem diante deles.
1. A exclusividade da adoração a Deus. (v. 3)
(a) Os “dez mandamentos” foram palavras ditas pelo próprio Deus.
Lutero:
Temos, pois, os Dez Mandamentos, modelo de doutrina divina para o que devemos fazer, a fim de que toda a nossa vida agrade a Deus, e a verdadeira fonte e canal de onde deve manar e por onde deve fluir tudo quanto quer ser boa obra. Deus se apresenta de inicio, como aquele que deu ao povo a dignidade humana, na libertação do jugo da escravidão.
"John MacArthur, (…) afirma corretamente que “a lei é boa ou útil porque reflete a vontade santa de Deus e seu padrão justo (Salmos 19:7; Romanos 7:12), à qual cumpre seu propósito de mostrar aos pecadores os seus pecados (Romanos 3:19) e sua necessidade de um Salvador (Gálatas 3:24)”.[236] MacArthur pontua que a lei serve tanto para expor o pecado quanto como uma diretriz de vida ao refletir a vontade do Criador." (from "Defesa e Exposição dos Dez Mandamentos na Nova Aliança" by Fernando Angelim).
A lei do Senhor é perfeita
e restaura a alma;
o testemunho do Senhor é fiel
e dá sabedoria aos simples.
Assim, a lei é santa e o mandamento é santo, justo e bom.
Ora, sabemos que tudo o que a lei diz é dito aos que vivem sob a lei, para que toda boca se cale, e todo o mundo seja culpável diante de Deus.
De maneira que a lei se tornou nosso guardião para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados pela fé.
(b) Kevin DeYong: É possível ser cheio de adoração sincera e ainda assim adorar o deus errado. Essa é a razão do primeiro mandamento.
(c) O primeiro mandamento fala para não termos outros deuses diante da face do Senhor.
Êxodo 20.3 (Bíblia Sagrada: Nova Versão Transformadora)
3“Não tenha outros deuses além de mim.
Êxodo 20.3 (BKJ 1611)
3 Não terás outros deuses diante de mim.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 03942 לפני liphnay
לפני liphnay
procedente do prefixo preposicional (para ou por) e 6440; DITAT - 1782b; prep
1) diante, à face de
R. Alan Cole:
Literalmente “à minha face”. Esta frase vagamente incomum também parece ser usada em relação ao ato de tomar uma segunda esposa enquanto a primeira ainda estivesse viva. Tal uso, de uma quebra de relacionamento pessoal exclusivo, ajuda a explicar o seu significado aqui. A frase está relacionada à descrição de YHWH como um “Deus zeloso”, no versículo 5.
Calvino entendeu o mandamento neste último sentido. Ele disse que o pecado aqui é “como uma mulher desavergonhada que adultera diante dos olhos de seu próprio marido, apenas para atormentar o máximo que puder a mente dele”.
— Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força.
Deem ao Senhor a glória devida ao seu nome,
adorem o Senhor na beleza da sua santidade.
Quem tenho eu no céu além de ti?
E quem poderia eu querer na terra além de ti?
Não haja no meio de vocês nenhum deus estranho,
nem se prostrem diante de um deus estrangeiro.
William Douglas:
Nada de idolatrar seres humanos, com suas falhas e seus deslizes. Ninguém é Deus, senão o próprio: nem o cônjuge, a conta bancária, o trabalho, o lazer, os bens de consumo, a fama, o poder ou o que for. Aposente de vez a imagem equivocada de um Pai celestial ciumento e possessivo, que deseja de forma egoísta adoração apenas para ele. Na verdade, temos um Deus que ensina a dar o valor exato às coisas e não pôr sobre nada nem ninguém a dificílima tarefa de ser divino. Ele é Deus único e insubstituível.
(d) Ter outro deus constitui a base da idolatria:
Martinho Lutero dizia assim: As pessoas que confiam e se apoiam na sua grande habilidade, na sua inteligência, no seu poder, na sua misericórdia, nas suas amizades e na sua honra também têm um deus, mas tal deus não é o Deus único e verdadeiro... Portanto, repito: “ter um Deus” significa, numa interpretação correta, possuir algo no que o coração confia, ao que ele se consagra e em que ele se alegra por inteiro.
Ó Senhor, quem é como tu
entre os deuses?
Quem é como tu,
glorificado em santidade,
terrível em feitos gloriosos,
que operas maravilhas?
Temam o Senhor, seu Deus, sirvam a ele e jurem somente pelo nome dele. Não sigam outros deuses, nenhum dos deuses dos povos que estiverem à sua volta, porque o Senhor, seu Deus, é Deus zeloso no meio de vocês, para que a ira do Senhor, seu Deus, não se acenda contra vocês e os destrua de sobre a face da terra.
(e) Você se identifica com essa descrição?
José Saramago, em sua obra “A Caverna” criticou a apropriação religiosa do mercado evidenciada nos shopping centers (no Brasil ele surgiram em meados dos anos de 1960). Saramago diz algo mais ou menos assim: Observe que quase todos os shopping centers possuem linhas arquitetônicas de catedrais estilizadas. São os templos do deus mercado. Neles não se entra com qualquer traje, e sim com roupa do culto de domingo. Percorrem-se os seus claustros marmorizados ao som do “sacro” pós-moderno. Ali dentro tudo evoca o paraíso: não há mendigos nem pivetes, pobreza ou miséria. Com olhar devoto, o consumidor contempla as capelas que ostentam, em ricos nichos, os veneráveis objetos de consumo, acolitados (servidos, oferecidos) por belas sacerdotisas. Quem pode pagar à vista se sente no céu; quem recorre ao crediário, no purgatório; quem não dispõe de recurso, no inferno. Na saída, entretanto, todos se irmanam na mesa “eucarística” do McDonald's.
(f) Logo:
"Portanto, devemos adorar somente a Deus. Michael Horton explica que “adorar significa submeter a própria consciência a ele em adoração, concordando que ele tem o direito de nos governar e que seu governo é justo e bom”.[246] Sendo assim, reflitamos: nossa fé está depositada no único Deus verdadeiro ou existem crendices, superstições e ídolos aos quais precisamos abandonar? Sobre esse aspecto, do que o mandamento promove, Collins resume na segunda parte de sua resposta à pergunta sobre o que o Primeiro Mandamento exige, ele diz: Que eu sinceramente reconheça o único Deus verdadeiro, confie nele somente, que eu busque nele todo o bem; que eu, de forma humilde e paciente, ame-o, tema-o e honre-o com todo meu coração. Em suma, que eu desista de qualquer coisa que de alguma forma vá contra a sua vontade." (from "Defesa e Exposição dos Dez Mandamentos na Nova Aliança" by Fernando Angelim)
2. Outras aplicações:
(a) Jesus cumpriu os dez mandamentos, tendo esse como o principal: jamais ter algum outro deus, que não seja o nosso Deus. Ele nos libertou “dos ídolos para Deus”.
1 Tessalonicenses 1.9-10
Porque, no que se refere a nós, as pessoas desses lugares falam sobre como foi a nossa chegada no meio de vocês e como, deixando os ídolos, vocês se converteram a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro e para aguardar dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.
"Jesus se mostra o verdadeiro e melhor Moisés, guiando-nos até o sopé do Monte Sião para trocar a lei de pecado e morte pela lei de amor e vida. Foi para a liberdade que Cristo, o verdadeiro e melhor Moisés, nos libertou.5" (from "Dez mandamentos para a vida" by Jen Wilkin, Renata do Espírito Santo, Ingrid Andrade)
Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem,
O Filho, que é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
(b) Os deuses que estão em nosso entorno são falsos deuses. São deuses rivais que exigem cultos rivais. Abandone a idolatria. Adore somente a Deus.
Quanto a comer alimentos sacrificados a ídolos, sabemos que o ídolo, por si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus.
para nós, porém, há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem todas as coisas existem e por meio de quem também nós existimos.
Ilustr.:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fanny_Crosby:
Frances Jane Crosby, também conhecida como Fanny Crosby (Brewster, 24 de março de 1820 – Bridgeport, 12 de fevereiro de 1915) foi uma compositora lírica conhecida por tornar-se a mais prolífica autora de hinos sacros conhecida, a despeito de ter sido cega desde criança.
Com notável facilidade em compor, algumas canções surgiam em poucos minutos. Utilizou mais de 200 pseudônimos para escrever mais de oito mil hinos, o que faz dela um dos maiores nomes entre os compositores cristãos. Seu primeiro hino foi composto aos 45 anos de idade. Muitas de suas canções encontram-se publicadas em diversos idiomas por todo o mundo.
Perto de Jesus 292 Cantor Cristão
Meu Senhor, sou teu, tua voz ouvi
A chamar-me com amor
Mas de ti mais perto eu almejo estar
Ó bendito Salvador!
Mais perto da tua cruz
Quero estar, ó Salvador!
Mais perto, para a tua cruz
Leva-me, ó meu Senhor!
A seguir-te só me consagro já
Constrangido pelo amor
E meu coração bem contente está
Em servir-te a ti, Senhor!
Oh, que pura e santa delícia é
Aos teus santos pés me achar
E com viva e mui reverente fé
Com o Salvador falar
"“Creio que a maior bênção que o Criador me proporcionou foi quando permitiu que a minha visão externa fosse fechada. Consagrou-me para a obra para a qual me fez. Nunca conheci o que é enxergar, e por isso não posso compreender a minha perda. Mas tive sonhos maravilhosos. Tenho visto os mais lindos olhos, os mais belos rostos e as paisagens mais singulares. A perda da minha visão não foi perda nenhuma para mim.” Fanny Crosby" (from "As Canções Que Abriram Meus Olhos: Uma Breve Biografia de Fanny Crosby" by Filipe Filgueiras)
"Apesar de tudo, Fanny descreve sua cegueira como providência divina. Ela cita em sua autobiografia que, apesar de ter sido um erro médico, não foi um erro de Deus[1]. Ela acreditou que era um propósito de Deus que ela vivesse na escuridão física para estar preparada para cantar louvores e inspirar outros a também se achegarem a Deus. Sobre sua cegueira, ela disse: “Parecia planejado, pela providência santificada de Deus, que eu deveria ser cega toda minha vida, e eu lhe agradeço a dádiva. Se visão terrestre perfeita me fosse oferecida amanhã, eu não a aceitaria. Eu não poderia ter cantado hinos de louvor a Deus se eu estivesse distraída pelas coisas bonitas e interessantes ao meu redor.”[2] Ao longo da vida de Fanny Crosby, é possível observar que ela demonstra ter total discernimento da soberania de Deus em sua vida. É importante ressaltar que sua visão não foi totalmente anulada. Seus relatos dizem que ela conseguia ver vultos, porém sem distinguir." (from "As Canções Que Abriram Meus Olhos: Uma Breve Biografia de Fanny Crosby" by Filipe Filgueiras)
"“Se eu tivesse tido a oportunidade de fazer apenas um pedido no dia em que nasci, pediria para ter nascido cega, pois quando eu chegasse no céu o primeiro rosto que eu teria o prazer de contemplar seria o rosto do meu Salvador” Fanny Crosby" (from "As Canções Que Abriram Meus Olhos: Uma Breve Biografia de Fanny Crosby" by Filipe Filgueiras)