Os benefícios do sofrimento

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Introdução:

Meus amados irmãos, todos nós sofremos neste mundo. Seja um crente ou um ímpio. Temos visto isto nos salmos. Todos nós passamos por momentos tristes, de lagrimas, de uma alma abatida como a do salmista. Ele diz no ínicio do verso 3, que suas lagrimas tem sido o seu alimento.
O salmista, que são os filhos de Corá, estão sofrendo por dois motivos:
De acordo com o verso 3b: O seus inimigos zombavam deles.
As pessoas estavam vendo eles sofrerem e questionando: onde está o Deus que você serve? Você que diz servir um Deus soberano, que está no controle de tudo e todas as coisas, onde está Ele? Será que Ele não está vendo este sofrimento que você está passando. As pessoas estavam questionando o salmista, dizendo: onde estava Deus em meio ao sofrimento que ele tem passado!?
De acordo com o v4 - O salmista estava longe da casa de Deus, não conseguindo ir até lá.
Para entender isto, é preciso conhecer um pouco da geografia de Israel. Essa nação foi formada pelas 12 tribos, que são os 12 filhos de Jáco. Depois de um tempo, devido uma briga, eles se separaram em dois reinos. Um chamado de Judá, que era o Reino do sul. O outro chamado de Israel, que era o Reino do norte. O lugar que estava o templo, em que o povo de Deus se reunia para adorar a Deus era Jerusalém, que estava no Reino do sul.
Porém, o salmista, que são os filhos de Corá, estão longe desse lugar. O verso 6 nos diz que eles estão lá nas terras do Jordão. As terras do Jordão é próxima do rio Jordão. É lá que o salmista está, longe da casa de Deus. O salmista queria estar o povo de Deus, reuniado na casa de Deus, para adorar a Deus. Mas ele não podia. Estava longe demais.
Meus irmãos, não congregar com o povo de Deus, deveria ser uma tristeza em nosso coração. Porém, tem crente que nem se importa com isto. Não fica triste quando está impossibiltado de vir congregar. Não deseja isto. Nós não podemos ser assim.
Pois bem, esses são os dois motivos do porque o salmista está triste, com a alma abatida. Nós podemos estar passando por situações semelhantes, ou por outros tipos de situações que nos deixam tristes. As vezes é a perda de um ente querido, que machuca. Ou um problema familiar. As vezes uma dificuldade financeira, será que vou conseguir suprir minha família? Pagar as contas? Isto gera ansiedade, preocupação, abatimento na alma. As vezes é uma doença, que deixa com dor (as crianças, vão concordar comigo, quem gosta de ir ao médico tomar uma injecção?)
objetivo: Nós sofremos neste mundo. Todos sofrem. Devido ser um mundo caído, manchado pelo pecado. Porém, o sofrimento nos traz benefícios. Isto não quer dizer que é gostoso sofrer. Mas o que eu estou querendo dizer é que se olharmos corretamente para o sofrimento, veremos que ele também nos trás coisas boas. Aprenderemos isto nesta manhã, através deste salmo. Veremos que Deus nos ensina atráves dos sofrimentos. O sofrimento nos traz benefícios.

Quais são os benefícios do sofrimento?

1) O sofrimento nos faz reconhecer que precisamos mais de Deus (v1-2)

A corça é um animal muito comum naquela região. Eles são bem rapidos. Geralmente vivem próximo de água. Mesmo se ela estiver em uma região seca, ela tem uma capacidade de farejar onde tem água. O motivo disso não é porque ela precisa beber água para sobreviver. Pois, vários outros animais também precisam. A questão é que a corça tem um cheiro muito forte. De modo que, é fácil para os predadores dela saber onde ela está. Se uma corça encontrar uma leão, ela consegui vencer do leão na corrida. Pois, ela é rápida. O leão não é. Porém, a corça não tem resistência, mas o leão tem. Sendo assim, quando uma corça encontra um leão, ela logo começa a correr e o leão atrás dela. Por vezes, a corça consegui pegar uma boa distãncia do leão. Porém, o leão ainda continua atrás dela, pois sabe que ela se cansará rápidamente. Mesmo que a corça dispare na frente e ao se cansar, tente se esconder. O leão que tem resistencia, logo conseguirá farejar e saber onde ela está. Pois, a corça exala um cheiro forte, de modo que fica fácil para os seus predadores, como o leão, encontrar ela e matá-la.
Todavia, quando a corça entra na água e os seus pelos se molham, aquele cheiro forte sai dela. A água nos pelos dela, impede que o cheiro seja exalado. De modo que os seus predadores, como o leão, não consegui encontrá-la. Pois, aquele cheiro forte que denúnciava onde ela estava, sumiu. Devido os seus pelos estarem molhados. Portanto, a água para a corça é questão de sobrevivência. Ela depende de água para conseguir fugir dos seus predadores. Ela necessita desesperadamente estar próximo de águas correntes para conseguir viver.
Então, o salmista diz, assim como a corça suspira pelas águas, assim eu suspiro por ti, Oh Deus. Em outras, ele está dizendo: assim como a corça precisa e depende de água para sobreviver, eu preciso/ eu dependo de Deus.
Aplicação:
1) O sofrimento tem que nos levar a depender mais de Deus. Pois, quando tudo está dando errado, que estamos sofrendo, então percebemos o quão precisamos de Deus.
C. S. Lewis - O sofrimento é o megafone de Deus.
Quando perdemos entes queridos, quando passamos por problemas, quando tudo dá errado e sofremos por isto, Deus está anunciando neste sofrimento: “você não está controle de nada, você não consegui fazer nada sozinho. Venha para mim! Confie em mim! Descanse em mim, pois eu estou no controle de tudo”.
2) Só um coração verdadeiramente transformado por Deus, que agora ama a Deus, pode no meio do sofrimento, reconhecer que precisa mais de Deus. E desejar se encontrar com Deus. Perceba o desejo do salmista no final do verso 2. Em outras traduções está: Quando irei e me apresentarei diante da face de Deus? Ele tem um desejo de ver a Deus, face a face. Isto acontecerá quando chegarmos no céu.
Porém, um ímpio, que tem um coração de pedra, rebelde contra Deus, não deseja isto. Se você é um traficante fugitivo, a última pessoa que você deseja ver é o policial, pois ele vai te prender, e também você não deseja ver o juiz, pois ele vai te julgar e condenar. Semelhantemente a última pessoa que o ímpio, aquele que tem um coração de pedra, deseja ver, é a Deus. O ímpio não deseja isto.
Por este motivo, meus queridos, aqui está uma boa forma para darmos um dignóstico para nosso coração. As vezes eu e você podemos ter dúvidas, se o nosso coração foi transformado por Jesus ou não. Se somos ímpios, perdidos, ou crentes em Jesus, salvos por Ele. Aqui está um dos testes para sabermos disso:
a) Mesmo sofrendo, você continua buscando a Deus?
Mesmo passando pelas situações mais díficies, você não consegui abandonar a Deus? Pelo contrário, no meio do sofrimento, você busca mais Ele? O seu coração desejo o dia que se encontrará com Deus, face a face no céu, em que todas as nossas lagrimas serão enxugadas?
Essas seriam uma forte evidência de que o nosso coração foi transformado por Jesus e que somos salvos por Ele.
b) Porém, se quando sofremos, a primeira coisa que deixamos é de orar, de vir a igreja, de ter comunhão com Deus. Isto deixa claro que nosso coração está doente com o pecado.
Ou se nós não desejamos a Deus, se não temos sede de Deus, de querer ver ele face a face, de encontrar com aquele que nos amou e perdoou, é possívelmente porque não fomos salvos por Ele ainda. De modo que, isto revela que nossa coração é de pedra. Rebelde contra Deus.

2) O sofrimento nos leva ao amadurecimento na fé (v3 / 5a)

Este amadurecimento acontece porque devido ele estar sofrendo, isto o leva a fazer perguntas difícies, primeiramente a Deus:
v3 - Eram as pessoas que questionavam ele, dizendo: “Ei, você está sofrendo aí, cade este Deus que você serve?” Só que o salmista agora está levando este questionando a Deus. Como se ele estivesse dizendo: “Deus, tem pessoas perguntando cade o Senhor na minha vida, e de fato, onde o Senhor está?”
v9,10 - Por que o Senhor se esqueceu de mim?
O sofrimento nos leva a fazer perguntas difícies: Deus cade o Senhor? Deus por que isto está acontecendo? Deus por que tinha que ser desse jeito?
Não podemos ter medo desses tipos de perguntas, achando que isto é falta de fé. Pois, não é. Nós vemos em vários momentos, homens que sofreram, como Jó, Jeremias, Habacuque, que em meio ao sofrimento, questionaram: Onde o Senhor está Deus?
O sofrimento nos leva a fazer perguntas difícies e essas perguntas trazem benefícios para nós: como o amadurecimento. Pois, quando você faz perguntas difícies, as respostas também serão. Nisto, você terá que amadurecer para aceitar para resposta.
Gostaria de exemplificar isto com a vida do profeta Habacuque. Eu recomendo que você leia este livro.
Geralmente nos livros dos profetas, você vê Deus falando com eles para denunciar um pecado do povo. Porém, o livro todo de Habacuque, você vê ele falando com Deus e Deus com ele. Essa conversa é de lamento. O livro tem apenas 3 cap.
cap 1-2 - Habacuque questiona a Deus, sobre a tamanha maldade no meio do povo. A Bíblia foi esquecida. Havia muita violência, corrupção, injustiça. Então Habacube clama a Deus em oração: “cade o Senhor em meio a tudo isto? Por que tanta maldade no meio da nação de Israel?
Você acha essa uma pergunta difícil?
A resposta de Deus foi mais díficil. Deus vai dizer para Habacuque que Ele está levantando um outro povo, chamada Babilonia. Na qual virá para fazer uma destruição na nação de Israel. Isto será fará em forma de juízo, por causa na maldade que existe no meio do seu povo.
Porém, Habacuque novamente questiona: Deus assim as coisas vão dificultar ainda mais! Pois, A babilonia praticavam uma maldade muito maior que Israel. Então com a babilonia vindo para destruir Israel, a maldade iria aumentar mais.
Deus então responde novamente Habacuque, falando que Ele tem uma plano com tudo isto. Apesar dele usar o povo da Babilonia para causar essa destruição em Israel, Deus depois vai destruir a babilonia e vai restaurar o seu povo. Deus iria usar deste sofrimento para tratar o seu povo, que estava bem distante dele. Hacabuque pela fé crê nisto.
De modo que diante dessas perguntas de habacuque, resposta de Deus; perguntas de habacuque, resposta de Deus; vem o conhecido cap 3 do livro. Que uma oração de habacuque, na qual você possívelmente já cantou alguma vez, em que ele diz:
Ainda que a figueira não floresça E não haja fruto na vide E o produto da oliveira minta Todavia eu me alegrarei
PORTANTO, quando sofremos, fazemos perguntas difícies, só que essas perguntas nos trás respostas difícies de aceitar. Porém, quando aceitamos e confiamos no Senhor, isto nos amadurecer.
EXEMPLIFICAR COM O CASO DO EDINHO

3) O sofrimento presente nos lembra da esperança futura que temos em Deus (v11)

Após fazer aquelas perguntas difícies, tanto para Deus, como para si mesmo, o salmista agora dá uma resposta para ele mesmo, do ele deve fazer. Que é esperar no Senhor.
NVI: Por que estás abatida, oh minha alma? Ponha a sua esperança em Deus. Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.
No meio daquele sofrimento, o salmista coloca a sua esperança em Deus. A esperança do salmista está que um dia, ele verá a Deus. Um dia ele estará na presença de Deus.
Meus amados, o sofrimento presente que passamos neste mundo, deve nos fazer pensar na esperança futura que temos em Deus. Pois, será isto que irá nos confortar diante de todo e qualquer sofrimento que passamos.
Por conta disso, o apóstolo Paulo diz:
Romanos 8.18 NAA
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
CONCLUSÃO: O sofrimento nos faz pensar no céu. Isto nos leva a ter mais esperança no futuro que Deus preparou para nós. Pois quando você sofre, seja pelo o que for, como crente o Senhor te faz lembrar que um dia, você estará em um lugar que não existe sofrimento, isto alegra o teu coração. Isto te faz se apegar mais as promessas de Deus em Cristo Jesus. O sofrimento trás este beneficio em nosso vida. E está verdade que vai consolar nosso coração, diante dos sofrimentos que passamos no presente momento.
EXEMPLIFIACAÇÃO: Uma vez um casal foi fazer uma viagem. Devido o emprego do marido. Foi necessário ele colocar em um barco a sua mulher e as 4 filhas e ele ir em outro barco, mais tarde. Ambos os barcos tinham o mesmo destino. Porém, no meio do caminho, um outro barco, bateu na embarcação em que estava a mulher e os 4 filhos. A mulher sobreviveu. Quando foi resgatada, chegando em uma cidade, mandou um telegrama para o marido com duas palavras: salva sozinha! O marido entendeu, que algo aconteceu, na qual a esposa ficou salva, mas as 4 filhas morreram. Na embarcação, sozinho, indo para encontrar a sua esposa nesta cidade, este homem escreveu o hino que nós cantamos hoje: aflição e paz!
Na última estrofe da canção ele diz:
A vinda eu anseio do meu salvador! Em breve virá me levar. Ao céu onde eu vou para sempre morar. Com remidos na luz do senhor!
Perceba, o sofrimento que este homem passou, ao perder suas 4 filhas, fez com que ele tivesse um desejo ainda maior pela volta de Jesus. O seu desejou ainda mais o dia que ele irá para o céu, com o Senhor morar. Pois, o sofrimento que passamos no presente, tem que nos levar a ter uma esperança ainda maior, neste grande e maravilhoso dia, que estaremos com o Senhor, no paraíso prometido.
Related Media
See more
Related Sermons
See more