As Lentes da Gratidão

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 67 views
Notes
Transcript

As Lentes da Gratidão

2Crônicas 20.21 (BSAS21)
Depois de consultar o povo, designou cantores para o Senhor, que saíssem na frente do exército, vestidos de trajes sagrados, louvando e cantando: Dai graças ao Senhor, porque o seu amor dura para sempre.
NÃO É FÁCIL VIVER A GRATIDÃO. Em primeiro momento isso pode parecer meio estranho pra você. Como assim, não é fácil viver a gratidão? Viver com gratidão não é fácil para ninguém. Não é algo natural nem para o cristão.
Sabemos que devemos contar as bênçãos, mas é muito mais fácil falar das nossas desgraças. Agimos assim mais naturalmente. Todos nós sabemos: dificuldades e angústias capturam nossos pensamentos e interrompem nossos dias mais facilmente do que as bênçãos e as alegrias delas decorrentes. O problema é que contar nossas misérias faz encolher nossa alma e, no final, ficamos mais miseráveis do que quando começamos.
Contar nossas bênçãos pode ser tarefa árdua a princípio, um ato de tributar obediência e não um transbordar de alegria, mas, no final, abrirá espaço no nosso coração. Quando escolhemos nos concentrar naquilo que nos foi concedido, em vez de remoer o que está nos faltando, sentimo-nos mais feliz. Mais contentes. Menos agitados.
Quando escolhemos encarar nossas misérias, olhando-as nos olhos, para ver nelas bênçãos, algo milagroso acontece dentro da gente. Passamos a enxergar toda a vida de maneira diferente. Vemos nossas circunstâncias através das lentes da fé. Somos capazes de declarar com confiança que, mesmo nas piores circunstâncias, Deus ainda é bom e há muito pelo que agradecer.
Hoje estamos aqui com essa família para sermos gratos pelas bênçãos alcançadas. Às vezes isso parece ser algo tão fácil de fazer, porém não. Na verdade poucos de nós fazemos.
Quer um exemplo? Eu gosto sempre de lembrar da pandemia. Março de 2020, início da pandemia, algo que agitou o mundo todo. Muita gente morrendo e muitos com medo da morte. Por um período houve uma crescente de pessoas demonstrando uma fé jamais vivida, igrejas sendo fechadas e pessoas desesperadas para o seu retorno, as igrejas reabrem, uns voltam outros jamais voltaram. Onde fica a nossa gratidão? Quantas pessoas no momento de adversidade se aproxima de Deus e logo depois de receber as bençãos esquecem de ser grato e até mesmo esquecem de Deus.
O tempo que estamos vivendo é um tempo de muita dificuldade, sim ou não? Sim! Porém quando olhamos para um passado não muito distante podemos perceber que as coisas eram ainda piores.
Hoje muitos daqueles que lá atrás passaram dificuldades, mesmo hoje nós vivendo tempos difíceis, ainda são melhores. Às vezes aqueles que por muitas vezes comeram canjiquinha feita de óleo e sal, hoje tem na sua mesa carne para comer "Porém não param agradecer".
Muitos que no passado eram empregados, hoje são empresários, "Porém não param para agradecer".
Talvez dentro do nosso contexto geográfico, muitos eram meeiros, hoje são donos de propriedades, "Porém não param para agradecer", reconhecendo que isso é a mão de Deus.
Há uma parte de uma canção que diz:
Lembra de onde você veio, e aonde você chegou.
Lembra de todos os livramentos que você já passou.
Nem era para você está aqui, mas Deus falou assim: "Esse aí vou levantar, e onde colocar a mão eu vou abençoar"
Quantas vezes Sr Sebastião e Dona Casturina tiveram momentos ruins, mais superaram, venceram, e hoje o Sr Sebastião está aqui agradecendo a Deus pela sua vida, por mais um ano de vida. Mais do que adiantaria eles ao longo da vida terem recebido as benção, mas se eles não reconhecerem que foi a mão de Deus. Isso para mim significa escolha de foco. É eu focar a minha gratidão no lugar certo.
O texto que lemos diz: Dai graças ao Senhor, porque o seu amor dura para sempre. Dar graças ao Senhor é escolher o foco da gratidão. ESCOLHA SEU FOCO - Viver uma vida de gratidão ou uma vida de ingratidão. Uma vida de reconhecimento ou uma vida de murmuração.
Eu invejo os bons fotógrafos. Eles vêem coisas, objetos, animais, ângulos ou pessoas que eu nunca notaria. Sabem ver as coisas e usar a luz em seu favor.
Eu? Por mais que esteja diante de um celeiro velho e destruído em alguma fazenda antiga, contemple um prédio em ruínas precisando de reforma ou esteja face a uma das mais belas maravilhas do mundo, minhas fotos nunca serão boas. Por quê? Eu não sei ver. Não tenho olhos fotográficos. Meus olhos, nesse sentido, não são artísticos.
Nossa perspectiva depende de onde direcionamos nossas lentes. O foco deve ser a glória de Cristo. O ângulo é o da nossa santificação. A luz é a do evangelho da glória de Cristo. Esta perspectiva nos levará a enxergar a vida com as lentes da gratidão. E isto mudará tudo.
A GRATIDÃO NOS AJUDA A VER, A ENXERGAR AS BENÇÃOS DE DEUS.
A gratidão nos ajuda a ver a glória de Cristo. Como assim?
Infelizmente, além de não ser para nós natural a gratidão, geralmente não experimentamos alegria em Deus através da gratidão.
Costumamos agradecer por causa de algum sentimento de obrigação. É mal educado não agradecer. Fica feio. Não é mesmo? Aprendemos que é assim, desde cedo na vida. Ocorre a mesma coisa em relação a Deus: agradecemos as bênçãos de Deus por dever, obrigação (“temos que agradecer!”), e dessa forma nós não compreendemos como a gratidão nos ajuda a ver a gloriosa misericórdia de Deus, aumentando nossa alegria.
O problema, como já dissemos, está em enxergarmos a ação de graças, a expressão de gratidão como uma obrigação a ser cumprida. Ou seja: Deus fez algo por mim e agora eu devo a ele a minha gratidão. E depois que eu digo “obrigado”, minha dívida foi paga.
Mas não é assim que a Bíblia fala sobre ação de graças. Considere, primeiro, como a palavra de Deus, frequentemente, liga ação de graças com alegria.
Salmo 97.12 “Ó justos, alegrai-vos no Senhor e rendei graças ao seu santo nome.”
Salmo 107.22 “Ofereçam sacrifícios de louvor e proclamem suas obras com alegria!”
Então, alegria e ação de graças estão conectados. Mas como?
Quando damos graças, nos alegramos com o que Deus deu. Pense, por exemplo, na alegria que sentimos ao sermos promovido no trabalho ou ao sermos curados de alguma enfermidade. Certamente, a alegria nos dons ou dádivas de Deus faz parte da gratidão. Mas não é a única alegria da gratidão. E não é a maior alegria.
Descobrimos qual é a maior alegria da gratidão ao observarmos quantas vezes a palavra de Deus vincula ação de graças com louvor.
Salmo 35.18 “Então te darei graças na grande assembleia e te louvarei entre grande multidão.”
Salmo 69.30 “Louvarei o nome de Deus com um cântico, e o engrandecerei com ação de graças.”
Não podemos deixar de citar Lc 17.15-16 | 15 Um deles [dentre os 10 leprosos], ao ver-se curado, voltou a Jesus, louvando a Deus em alta voz. 16 Lançou-se a seus pés, agradecendo-lhe pelo que havia feito. Esse homem era samaritano.
Perceba que, num primeiro momento, não dá para distinguir ação de graças e louvor. Mas, claro, em algum sentido elas são diferentes: a ação de graças se concentra mais no que Deus faz, enquanto o louvor se concentra em quem Deus é.
Não obstante à diferença, os versículos que lemos demonstram que sempre há uma conexão entre ação de graças e louvor. A ação de graças (gratidão pelo que Deus faz) se liga ao louvor por não ignorar quem é Deus. Assim, render graças ao SENHOR, agradecer nos ajuda a ver e louvar quem é Deus. E esse ato de ver e louvar a Deus é a maior alegria da gratidão.
Quem é Deus para você?
Como é que isso funciona?

COLOCANDO AS LENTES DA GRATIDÃO

Digamos que você recebeu uma promoção e queria agradecer a Deus. A gratidão começa por ver o valor e a misericórdia dos dons ou dádivas de Deus.
Funciona assim: Você lembrará a si mesmo do valor dessa promoção — talvez seja um trabalho mais interessante, salário mais alto e uma carreira melhor. Daí, você vai refletir sobre a misericórdia dessa promoção — que, por ser um pecador que merece apenas o inferno, esse presente é uma misericórdia infinitamente cara, comprada para você pelo sofrimento de Jesus na cruz.
Então, na medida em que você agradece a Deus, recontando para si mesmo o valor e a misericórdia dessa promoção, a experiência será como colocar óculos — você começa a ver ainda mais claramente a glória da graça de Deus em Cristo. E isso aumentará sua alegria em Deus, porque contemplar a gloriosa misericórdia de Deus é a alegria que plenamente satisfaz.
Portanto, quando Deus nos chama para agradecer, ele não está apenas nos chamando para agradecer pelo que ele fez (ação de graças). Ele está nos chamando para nos alegrarmos com quem ele é (louvor), conforme ficou demonstrado no que ele fez. Agradecer a Deus nos leva a ver mais de Deus, e ver mais de Deus é a nossa maior alegria.

CRESCENDO EM DIREÇÃO À GRATIDÃO

Como podemos agradecer, render graças a Deus de uma maneira que aumente nossa alegria em Deus?
Permitam-me concluir, apresentando-lhes cinco etapas.
Primeiro, peça a ajuda do Espírito. O objetivo da ação de graças, ou de um Dia de Ação de Graças, é ver e sentir a glória da misericórdia de Deus, e nós não conseguiremos fazer isso sem a obra do Espírito. Então, peça. Ore a Deus. Peça a ajuda do Espírito.
Segundo, pondere o valor dos dons de Deus. Considere o valor de cada dádiva de Deus. Pense em saúde, amigos, comida na sua frente, trabalho, sustento, etc. Pense especialmente no Salvador, cuja morte pagou por seus pecados, permitiu-lhe desfrutas de coisas boas desta vida e adquiriu plenitude de alegria nele para sempre.
Terceiro, pense na misericórdia dos dons de Deus. Não apenas não merecemos esses dons ou dádivas de Deus, mas por causa de nossos pecados, tudo o que merecemos é o julgamento de Deus. Peça a Deus para ajudá-lo a ver isso, para que você se sinta mais maravilhado com a graça e a misericórdia exibidas neste presente comprado por sangue.
Quarto, faça isso até conseguir ver e sentir mais da gloriosa misericórdia de Deus. Continue orando pela obra reveladora de Jesus a você pelo Espírito, e continue pensando no valor e na misericórdia dos dons de Deus, até você sentir mais da gloriosa misericórdia de Deus em Cristo.
Quinto, expresse sua ação de graças e alegre louvor a Deus. Agradeça a Deus pelas dádivas, expressando o valor de cada uma e a misericórdia de cada uma, regozijando-se em como cada dádiva demonstra a glória da graça de Deus para você em Cristo.
Todos nós precisamos de ajuda para ver a gloriosa misericórdia de Deus em Jesus Cristo. E as lentes da gratidão podem ajudar. Então, para o bem da sua alegria em Deus, coloque as lentes de gratidão. E veja. Renda graças a Deus e louve.
Mostremos a nossa gratidão Cada cristão foi resgatado pelo amor de Deus manifestado na cruz de Cristo. A nossa gratidão nos motivará a adorar a Deus, viver por ele, e divulgar a boa nova para todos ao nosso redor. Ele merece isso, e muito mais! “Deem graças ao SENHOR; seu amor dura para sempre!”. (2Cr 20.21)
Cântico: Te Agradeço.
CULTO DE GRATIDÃO DA NA CASA DO FERNANDO E MARIA
SEBASTIÃO - MANTENÓPOLOS
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.