A antiga promessa

Consolador  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Introdução

Recapitulação
Oração
Colportei em Natal no ano 1999. Peguei chuva terrível e aprendi uma lição…
Joel 2.28–32 “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. Mostrarei maravilhas no céu e na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor. E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.”

O que estava acontecendo?

Considerando que foi escrito entre 700-601 a.C.
O livro é dividido em duas partes: (1) l:l a 2:17, o profeta descreve uma terrível invasão de "gafanhotos" (ver com. de Jl1:4), aparentemente acompanhado de uma seca, e (2) 2:18 a 3:21, a promessa de restauração do favor divino.
“Em hebraico, a palavra para espírito pode também significar vento. No antigo Oriente Próximo a palavra para vento/espírito era usada em relação a sonhos e visões, desde os tempos sumérios. O deus dos sonhos era chamado de "os ventos". Em acadiano, o nome do deus que enviava sonhos era Zaqiqu, que deriva da palavra para vento/espírito. Portanto, existe um a longa tradição da associação entre espírito e revelação através de sonhos e visões que, com freqüência, resultavam em profecias.” (ATOS, 787).

A promessa de restauração

Ezequiel 39.29 “Não mais esconderei deles o rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre a nação de Israel. Palavra do Soberano, o Senhor”.”

Os últimos dias

O plano divino de restauração da condição de Israel.
Se considerarmos que foi escrito no séc. VII, então Deus estava fazendo uma promessa para a saída do cativeiro.

Conclusão

Related Media
See more
Related Sermons
See more