Acampamento IPBV, sermão 5 - Remindo o tempo
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Andar com sabedoria é definido como ter consciência do caráter maligno do tempo presente e, portanto, fazer bom uso desse tempo (5:16).
Isto é, compreender e fazer a vontade do Senhor (5:17).
O termo para usar o tempo tem a ver com ‘comprar’ ou talvez ‘resgatar’, significando “aproveitar ao máximo cada oportunidade”.
Isso não sugere que o crente deva se retirar do mundo, mas a perceber uma maneira totalmente nova de engajar-se.
1) A primeira metade da carta (caps. 1—3) enfoca o plano de Deus para reconciliar e unificar todas as coisas em Cristo,
um plano efetuado pela morte de Cristo e demonstrado na salvação e unificação da Igreja.
“Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.” Efésios 1:9-10.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.” Efésios 1:3.
“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos… Pois Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade”. Efésios 2:10, 14.
A missão de Deus para unir e reconciliar a criação fragmentada começou em Cristo e continua na Igreja.
2) A segunda metade (caps. 4—6) aponta para um estilo de vida cruciforme e contracultural, que é vivido de modo semelhante ao de Cristo, em antecipação à ao futuro de Deus,
como uma espécie de guerra contra as forças espirituais que se opõem à Igreja no mundo, capacitada pelo Espírito.
“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados”. Efésios 4:1.
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. Efésios 6:10-13.
“Andar” dignamente da grande vocação em unidade e amor. “Andar” é algo proposital, até mesmo missionário. Não é meramente viver uma existência santa em uma célula ou mesmo em uma comunidade, mas trata-se de um movimento corporativo em direção de cumprir a vocação divina.
3) Estar em Cristo, sendo parte de seu corpo, é experimentar a plenitude da vida como Deus planejou. Ou seja, a plenitude de Deus em Cristo (3:19), na Igreja.
“Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando enraizados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus”. Efésios 3:17-19.
Conclusão:
A mensagem de Efésios conecta a graça de estar em Cristo, e incorporado ao grande plano de Deus, com as responsabilidades associadas a estar nele e participar de seu grande propósito.
Estar em Cristo é permanecer agindo no mundo, em Cristo.