Arrependimento e conversão
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
Jr 8.4-8.
Introdução
1. O que é preciso da nossa parte, que venha produzir a consciência de andar conforme o que agrada a Deus?
2. Todos que creem em Cristo tem a percepção que nada podemos fazer para nos salvar. Não é? E se nada podemos fazer, então não seria inteligente correr para quem criou todas as coisas?
3. Vemos como os homens e mulheres são dominados por pensamentos e comportamentos malignos. Quando somos alertados pela Palavra, que diz - “não há um justo, nem um sequer” naturalmente há quem pense, será? E vai fazer uma cara de descontentamento; porque, bem… eu acho que não seja assim!
4. A única forma de ter certeza será conhecendo a verdade, e a verdade não está em nós. Não está fora de Cristo. O que eu acho, nunca será a verdade de Deus.
I - O que é arrependimento?
5. O arrependimento que produz a fé, não é uma obra penitencial, nem o arrependimento de um ato. O arrependimento que transforma a mente, se dá por meio da experiência com o Espírito de Deus.
6. E o Espírito Santo te revela Cristo e Deus da justiça, que requer de nós santidade. E nos revela que o pecado está nos matando.
7. O arrependimento produz sentimento de tristeza e alegria ao mesmo tempo. A tristeza vem da consciência de um estado de pecado, que estávamos nele até ali. A alegria vem da consciência de libertação e do amor de Deus em revelar a sua glória. Outro fator de alegria vem da segurança imediata, quando Cristo é revelado aos nossos corações.
8. Que fiz eu? Esse sentimento de erro, de como a pessoa estava errada, com pensamentos errados, comportamentos errados. É como estivesse caminhando por uma estrada escura, e sendo levado pela ignorância e a influência do mundo.
9. É como se um quarto estivesse escuro a muito tempo, e a luz iluminando mostra toda a sujeira ali acumulada. Ratos, baratas, traças, teias de aranhas aparecem no meio de toda a imundícia.
10. Arrependimento faz mudança na mente, não apenas faz você saber quem é Jesus. Mas faz a pessoa saber o que Jesus é, e o que significa a cruz e o juízo merecido por todos. Arrependimento faz você conhecer quem você é.
11. Eu era indigno de viver, agora sou digno de morrer. Indigno de Deus, indigno de Cristo.
12. O arrependimento traz alegria pelo fato de ser perdoado, e agora viver por causa da justiça de Cristo (2Co 5.21).
II - O Castigo é inevitável (v.14)
13. Para quem é o castigo? O castigo de Judá é um juízo parcial, que mostra a ira de Deus sobre o pecado sem arrependimento.
14. Cada um corre a sua carreira (v.6c). O que significa? Orgulho, obstinação, desobediência à Palavra de Deus deliberadamente.
15. Agora, o que foi escrito não tem apenas um sentido histórico. Não é apenas para ficarmos sabendo o que aconteceu. O que foi escrito tem um sentido profético para todas as gerações, que alcança cada um de nós.
16. Pensamos num Deus que é amor e que aceita tudo. Ex: ouvimos certos “pastores” dizendo que para um igreja ter sucesso é preciso ver as necessidades das pessoas. E o que se requer, na verdade é aprovar “certos” comportamentos. A questão é que esses comportamentos estão alinhados por uma cultura doentia. E a doença do século não pode ser curada sem remédio que cure de verdade.
16. Olhe para o v.11 - curam superficialmente. Como curar a doença da alma? Aprovando o que o mundo pensa?
17. Preste atenção - Is 8.19 -22 - Consultai os mortos - a consulta é seguir o que os inimigos de Deus pensam e praticam. O que os falsos pastores dizem? Está tudo bem…Deus é bom… basta você confiar nele. Sem mudanças e arrependimento interior, sem chorar seus pecados? Sem sincero arrependimento? O castigo é inevitável...
III - Toda criação glorifica a Deus (v.7).
18. Tudo continua da mesma forma. Deus ordena o sol, a lua, as estrelas. E os animais conhecem suas estações - eles obedecem o propósito da criação. Eles vão e voltam para o lugar da sua migração.
19. Todos são chamados e obedecem. Porque o homem diz NÂO!