A reconciliação, obra exclusiva de Deus
A obra de Cristo na Cruz • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 76 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
A igreja de Corinto era uma igreja muito complicada, cheia de pessoas rebeldes, não tinha amor pelos irmãos e tinha pecado no meio da igreja e viviam divididos. Paulo escreve a primeira carta para combater esses problemas, mostrando que os membros precisavam estar unidos e não divididos. Na segunda carta, aconteceu que alguns falsos apóstolos estavam se infiltrando na igreja, começaram a atacar o ministério de Paulo. E a igreja não defendeu o apóstolo, mas houve arrependimento deles, então o apóstolo escreve aliviado e grato por eles terem se arrependido de não o defender o seu ministério.
No capítulo 5 a partir do versículo 11, ele irá relatar sobre o a reconciliação, mostrando a mensagem do seu ministério, que é a reconciliação entre Deus e o homem. Nesse momento será estudado sobre “A reconciliação, obra exclusiva de Deus”.
Ideia Central
Ideia Central
Deus ao enviar Jesus na cruz do calvário, foi para que o homem pudesse ser reconciliado com Deus.
Transição
Transição
Veremos três afirmações sobre a reconciliação.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° A reconciliação vem de Deus (v. 18-19)
1° A reconciliação vem de Deus (v. 18-19)
1. Porque Deus tomou a iniciativa de reconciliar o pecador
1. Porque Deus tomou a iniciativa de reconciliar o pecador
18 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
Deus decidiu salvar pecadores, essa iniciativa veio da parte de dEle. Isso significa que em todos os aspectos da conversão de um pecador vem de Deus, visto que, ninguém consegue se salvar do seu próprio pecado.
O pecador morto em seus delitos e pecados, está perdido em um mundo cheio de trevas, longe de Deus e condenado a morte eterna. E o do ser humano pecado ofende a Deus, que é santo e justo, o homem está em um estado de ser inimigo de Deus e amigo dos seus prazeres e da suas vontades.
Diante dessa situação do homem, Deus decidiu resolver o problema do pecado, enviando Jesus para morrer na cruz do calvário. Através do sacrifício do Senhor, é que o homem pode ser reconciliado com Deus, ou seja, ter acesso a Deus, se relacionar com Deus.
Jesus afirmou que para chegar até o pai, é necessário passar por Ele, isso quer dizer que ninguém pode chegar ao céu ou até Deus de outras formas a não por meio de Cristo. Infelizmente muitos tentam se reconciliar com Deus, por prática de boas obras ou de outras formas. Mas Cristo é o único caminho.
6 Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
O ministério da reconciliação é que Deus reconcilia o pecador consigo mesmo por meio de Cristo. Esse ministério é dado somente para aqueles que nasceram de novo.
2. Porque Deus reconciliou o mundo sem levar em conta os pecados cometidos
2. Porque Deus reconciliou o mundo sem levar em conta os pecados cometidos
19 ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.
Pecado significa errar o alvo, isto é, o homem tem um alvo que é Deus, porém, quando ele comete pecado erra esse alvo e ocorre a quebra do relacionamento entre Deus e o homem. Então, a reconciliação é para que o pecador consiga se relacionar com Deus, isso é por meio de Cristo.
O texto diz que Deus estava reconciliando o mundo, a palavra “mundo” não quer dizer no sentido universal, ou seja, que no final todos serão salvos. Mas a palavra “mundo” significa que as pessoas de todas as etnias, povos, línguas, nações, ou seja, toda a raça humana.
Deus ao reconciliar o ser humano com Ele mesmo, não levou em conta os pecados, ou seja, Deus colocou a culpa do pecado em Cristo, ao invés de colocar a culpa no pecador, isso quer dizer que aconteceu uma transferência de culpa.
A tradução Almeida Revista e Atualizada diz:
19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
Essa é a doutrina da justificação, onde Deus declara o pecador justo por meio de Cristo, onde o pecador não é mais condenado, mas justificado e reconciliado com Deus.
ILUSTRAÇÃO SOBRE IMPUTAÇÃO
ILUSTRAÇÃO SOBRE IMPUTAÇÃO
Um adolescente de 13 anos ganhou dos pais uma motocicleta. Em alta velocidade atropelou um outro garoto que veio a falecer. Os pais estão sendo processados e terão de responder pelo crime e pagar a indenização à família da vítima, pois a lei proíbe menores de idade guiar veículos motorizados. A culpa do filho passa (imputado) aos pais.
Professor Marcos Ribeiro, aula no IMPV, 2019.
2° A reconciliação tem sido pregada (v.20)
2° A reconciliação tem sido pregada (v.20)
1. Porque todo aquele que é reconciliado com Deus, se torna um mensageiro para anunciar a mensagem da reconciliação
1. Porque todo aquele que é reconciliado com Deus, se torna um mensageiro para anunciar a mensagem da reconciliação
20 Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.
O embaixador é aquele que representa o seu governo em outro país, a título de exemplo, alguém é autorizado pelo governo brasileiro para ir aos EUA, representando o Brasil. No contexto bíblico em que Paulo usa a expressão “embaixador” significa que o cristão representa Jesus Cristo nessa terra. Ele recebe autoridade da parte de Cristo para anunciar a mensagem da reconciliação (v. 19 b), ou seja, mostrar que os pecadores necessitam ser reconciliados com Deus.
A mensagem da reconciliação tem sido pregada e anunciada por homens e mulheres fiéis a Deus. Por amor de Cristo os cristãos anunciam essa mensagem aos pecadores que necessitam ser reconciliados com Deus. Além disso, eles suplicam/ imploram para que as pessoas se reconciliem com Deus. Esse é o ministério da reconciliação, a qual Deus confiou ao seu povo (v. 19 b).
IMPLICAÇÃO
IMPLICAÇÃO
Você que é um cristão salvo em Cristo, que nasceu de novo, passou pela conversão genuína, você deve anunciar a mensagem da reconciliação para as pessoas que estão perdidas, pois elas estão mortas em seus delitos e pecados e estão longe de Deus.
3° A reconciliação é por meio de Cristo (v. 21)
3° A reconciliação é por meio de Cristo (v. 21)
1. Porque Cristo morreu inocente, foi crucificado para reconciliar o pecador com Deus
1. Porque Cristo morreu inocente, foi crucificado para reconciliar o pecador com Deus
21 Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.
Cristo ao vir nessa terra como o Deus que se fez homem, Ele não conheceu o pecado e não cometeu nenhum pecado, porque era o próprio Deus. Ao morrer na cruz ele se tornou pecado, ou seja, foi crucificado como se tivesse cometido pecado, mas pagou o preço no lugar dos pecadores.
O sacrifício de Cristo tinha um propósito, para justificar o pecador de seus pecados, ou seja, para que seja declaro justo diante de Deus, ao invés de culpado. Também para que o pecador pudesse ser reconciliado com Deus. Isso quer dizer que o mérito da reconciliação entre Deus e o homem está na pessoa de Cristo Jesus, isto é, ninguém tem acesso a Deus se não confiar no sacrifício de Cristo.
Conclusão
Conclusão
A reconciliação é uma obra exclusiva de Deus, pois Ele teve a iniciativa de resolver o problema do pecado do ser humano, já que todos são pecadores e por causa do pecado estão afastados de Deus, condenados eternamente. Para resolver esse problema, Cristo se tornou homem e morreu na cruz, carregando o pecado de toda a raça humana, para que o pecador pudesse ser justificado e reconciliado com Deus.
A mensagem da reconciliação tem sido pregada e anunciada. Mas infelizmente muitos cristãos tem negligenciado o seu papel de ser “embaixador de Cristo”, ou seja, representar Cristo nessa terra, anunciando aos perdidos a mensagem da reconciliação.
Para o pecador ser reconciliado com Deus, é necessário nascer de novo, isso significa reconhecer que é pecador, arrepender dos pecados e crer no sacrifício de Cristo na cruz do calvário, isso é a conversão ao evangelho de Cristo Jesus, essa é uma obra que o Espírito Santo faz no coração do homem.
Aplicação
Aplicação
A reconciliação não é pelo seu esforço, mas pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, se arrependa e clame a Deus para que você seja reconciliado com Ele.
Você que é cristão e que já nasceu de novo, é necessário você pregar o evangelho por onde passar, sendo assim, um representante de Cristo nessa terra. Porque muitos estão perdidos e necessitam da salvação em Cristo.