Contexto de Éfeso

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript
Efesios - Presente
Não só os propósitos da vida pessoal estão sendo avaliados, como os propósitos institucionais têm sido discutidos. Instituições como a família, a escola, o trabalho, o governo e a igreja têm sido questionadas nos seus valores e finalidades.
Neves, I. (2015). Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia (I. Mazzacorati, Org.; Primeira edição, p. 30). Rádio Trans Mundial.
Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia (Introdução)
A carta de Paulo aos Efésios é um documento que fala sobre o propósito de Deus, em Cristo, para a igreja, para a sua nova criação, para o corpo de Cristo. Quando pensamos, refletimos e avaliamos a igreja, estamos pensando, refletindo e avaliando a nós mesmos e, assim, no estudo desta carta, ao mesmo tempo em que falarmos da igreja estaremos falando de nós, e ao mesmo tempo em que falarmos de nós estaremos falando da igreja.

Vivendo a vida cristã

Precisamos recuperar a imagem da igreja no mundo, precisamos mostrar ao homem contemporâneo o propósito, o valor e a missão da igreja. Mas só faremos isso quando recuperarmos a nossa imagem pessoal, vivendo melhor a vida cristã de forma madura e responsável.

A relevância da Igreja cristã para o mundo contemporâneo somente será evidenciada ao destacarmos os seus personagens principais.

Éfeso

Desde o ano 133 a.C., com uma população próxima a meio milhão de pessoas, Éfeso era a capital da província romana da Ásia e residência oficial do governador. Estava situada em um lugar privilegiado da costa do Mediterrâneo, com um porto de muito tráfego e uma importante via de comunicação com o interior da Ásia Menor. Contribuía para aumentar o prestígio da cidade o culto à deusa Diana, em cuja honra se havia erigido um templo em Éfeso, ao qual devotos de “toda Ásia e o mundo” (At 19:23–41) acudiam em peregrinação.

o apóstolo Paulo certamente desejou orientar os efésios e todas as igrejas daquela região sobre a batalha espiritual que todos os cristãos enfrentam depois de abandonarem os ídolos para servir o Deus verdadeiro (o contexto da conversão dos efésios foi claramente relatado por Lucas, em At 19.8–20).
ÉFESOCidade muito importante localizada perto da costa ocidental da Ásia Menor. Tinha um teatro ao ar livre (At 19:29) e um famoso templo dedicado à deusa Diana (At 19:27). Paulo a visitou várias vezes (At 19:1; 1Co 16:8) e deixou Timóteo encarregado da igreja ali estabelecida (1Tm 1:3). Uma das sete cartas do Apocalipse foi dirigida a essa igreja (Ap 2:1–7).
Sociedade Bíblica do Brasil. (2002). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil.
A cidade de Éfeso era um forte centro comercial, político e religioso e ali se destacava o templo de Diana (ou Ártemis), deusa da fertilidade. O templo de Diana era uma das sete maravilhas do mundo antigo, recebendo todo tipo de honra que hoje se presta em algumas cidades-santuário em nossos dias. Muitos peregrinos vinham de todas as partes para cultuar Diana, a “deusa mãe”, cuja imagem era uma escultura preta com seios ao redor do corpo para “amamentar” seus adoradores. Os artesãos de Éfeso ganhavam um bom dinheiro com a fabricação de imagens de Diana, pois supostamente eram eficazes na cura de diversas enfermidades.
Neves, I. (2015). Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia (I. Mazzacorati, Org.; Primeira edição, p. 19). Rádio Trans Mundial.

Quem fundou a igreja de Éfeso?

Em aproximadamente 52 d.C., o apóstolo Paulo passou pela cidade de Éfeso durante sua segunda viagem missionária. Ele estava acompanhado de outras pessoas, como Priscila e Áquila. A Bíblia diz que em Éfeso, Paulo entrou na sinagoga e disputou com os judeus. Naquela ocasião parece que a comunidade judaica de Éfeso recebeu bem a mensagem de Cristo, pois os judeus pediram que Paulo ficasse ali mais um tempo (Atos 18:19-21).
Paulo tinha um compromisso em Jerusalém e não pôde ficar na cidade. Mas Priscila e Áquila permaneceram em Éfeso e pouco depois acabaram conhecendo Apolo, um judeu de Alexandria. Foi esse casal de amigos do apóstolo Paulo que anunciou o Evangelho a Apolo, que depois disso se tornou um valoroso pregador das boas novas de salvação em Cristo (Atos 18:24-28).
Mais tarde Paulo retornou a Éfeso e acabou encontrando alguns discípulos de João Batista. Paulo lhes anunciou as verdades de Cristo e eles foram batizados e receberam o Espírito Santo (Atos 19:1-7).
Depois Paulo pregou com ousadia durante três meses na sinagoga judaica em Éfeso. Foi nesse tempo que muitos judeus endurecidos rejeitaram o Evangelho e se tornaram violentos opositores aos cristãos (Atos 19:23-41).
Mas o apóstolo Paulo continuou trabalhando em Éfeso por quase três anos. A Bíblia diz que “Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias” (Atos 19:11). Então houve um verdadeiro avivamento local naquela cidade. O nome do Senhor Jesus era engrandecido ali, e muitos judeus e gentios creram e receberam o Evangelho. Inclusive, muitos dos habitantes da cidade que seguiam artes mágicas trouxeram seus livros e os queimaram publicamente (Atos 19:17-20).
A igreja de Éfeso cresceu de forma tão extraordinária que a economia da cidade que dependia da venda de artefatos religiosos, foi ameaçada. Nesse contexto um ouvires chamado Demétrio, liderou um princípio de tumulto na cidade (Atos 19:24-41). Contudo, a obra do Senhor naquela cidade não podia ser impedida. A igreja de Éfeso estava estabelecida e serviu como um centro propagador do Evangelho para as regiões vizinhas. Além de Paulo, Timóteo e o apóstolo João estiveram envolvidos na igreja de Éfeso.
Related Media
See more
Related Sermons
See more