ESTÊVÃO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Então, lhe perguntou o sumo sacerdote: Porventura, é isto assim? Estêvão respondeu: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e lhe disse: Sai da tua terra e da tua parentela e vem para a terra que eu te mostrarei.
Pode causar estranheza o uso desse texto para falar sobre criação de filhos, família, esperança, afinal, o texto se refere a um diácono e primeiro mártir da Igreja Cristã.
Porém, veremos que a vida de Estêvão tem muito a nos ensinar como pais, educadores e líderes em ambiente eclesiástico.
Estêvão compreendeu muito bem o que de fato VALIA A PENA NA VIDA. Por isso, tomou decisões acertadas, ainda que duras, que o levaram a morte, como veremos.
Antes de mais nada precisamos ter uma compreensão mais clara sobre o que quer dizer a expressão VALE A PENA. O que é algo que VALE A PENA.
ILUSTRAÇÃO. “HAVERÁ PENALIZAÇÕES, MAS PELO PROPÓSITO, VALE A PENA”.
Dito isso, vamos conhecer um pouco da trajetória de Estêvão. Ele aparece na Bíblia no capítulo seis de Atos, em que a Igreja está elegendo homens para agirem em uma demanda da comunidade. Esses homens deveriam ser DE BOM TESTEMUNHO, CHEIOS DOS ESPÍRITO E DE SABEDORIA. Estêvão foi um dos eleitos, logo ele era um homem com essas credenciais. Era também cheio da graça e poder de Deus, e por meio dele Deus fazia maravilhas e sinais. Isso gerou oposição contra ele, e membros da sinagoga subornaram pessoas para dizerem que ele estava blasfemando contra Moisés e contra Deus. Eles prenderam Estêvão e o levaram ao Sinédrio, e é aqui que está o texto que lemos, pois o sumo sacerdote dá a ele a possibilidade de defesa, perguntando
Então o sumo sacerdote perguntou a Estêvão: “São verdadeiras estas acusações?”
Estêvão poderia se esquivar, dizer não é bem assim, pedir perdão, falar uma saudação respeitosa ao Imperador e sair tranquilo daquela situação. Mas ele sabia o propósito máximo de sua vida que era glorificar a Deus, e resolveu, mesmo sabendo das penalizações que aquele ato traria, apresentar a glória de Deus naquele ambiente hostil. ESSE É O PONTO!
Estêvão respondeu: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã,
Ele apontou para o Deus da glória em um ambiente hostil, e começou a narrar a história do povo desde Abraão. PORQUE ELE FEZ ISSO? Porque foi ensinado, e carregava os ensinos na mente e no coração. Ensinado por quem? Pela família nos primeiros anos, e depois o auxílio de Mestres e líderes religiosos, como era costume Judeu na educação dos filhos. Tudo começava na família.
Irmãos, a família é a primeira igreja de seu filho. Estêvão teve essa criação, e nós devemos criar nossos filhos assim.
Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
PAIS, as palavras de vida de nosso Senhor Jesus Cristo DEVEM ESTAR EM SEUS CORAÇÕES, e devem depois serem inculcadas na mente de seus filhos. Vocês têm valorizado as Palavras de vida? Elas têm transformado vocês? O ambiente em suas casas é propício para a transmissão das palavras de vida a seus filhos?
Essas instruções no caminho começam na mais tenra idade. A educação judaica começava com a apresentação do modelo que as crianças tinham que imitar. E elas imitam com maestria.
A medida que cresciam, os pais começavam a usar palavras reforçadas pelo exemplo que perdurava. A primeira igreja de seu filho é sua casa. Dê exemplo, viva, faça com que seu filho imite coisas boas.
Mas é muito difícil para nós, pois o tempo é curto com os filhos. O trabalho suga nossas energias e a rotina é dura. Vocês terão que sacrificarem alguma coisa. Em alguma coisa vocês sofrerão na pele uma penalização. PARA UM PROFISSIONAL LIBERAL, DIMINUIR A JORNADA no local de trabalho possa trazer a penalização de ganhos menores no fim do mês, que podem ser comprometedores. MAS PELO PROPÓSITO, VALE A PENA! Talvez você verá penalizações no seu sono, acordando mais cedo ou dormindo mais tarde, MAS PELO PROPÓSITO, VALE A PENA! A PRIMEIRA IGREJA DE SEU FILHO É SUA CASA!
Quando o menino chegava na pré adolescência a família recebia o auxílio de mestres da lei, que auxiliavam na memorização da Torá e da história do povo. Hoje precisamos gastar tempo definindo quem serão nossos parceiros na educação cristã de nossos filhos. E a escolha de uma Escola que auxilie nisso, é muito importante. Busque bolsa, sacrifique, mas busque colocar em uma Escola Cristã, que apresentará os valores cristãos, éticos e morais. Mesmo que a condição financeira permita o estudo em Escola pública, seja presente lá, acompanhe tudo. Você receberá a penalização de seu tempo, indo mais a Escola, conferindo os cadernos e tarefas, mas PELO PROPÓSITO, VALE A PENA.
Estêvão foi criado nessa cultura, e no momento mais difícil para ele, soube escolher proclamar a glória de Deus e apresentar o Deus que ele cria. Ele estava no Sinédrio, e qualquer palavra fora do que eles queriam escutar geraria morte para ele. E ele escolheu manter-se firme no que ele foi instruído. Essa instrução foi que levou Daniel a não se envolver com as iguarias do rei, a menina serva de Naamã a ser agente de bênção na vida de um senhor pagão, José manter-se íntegro e fiel a Deus diante das aflições que enfrentou, e Estêvão escolheu as pedras, mas PELO PROPÓSITO DE GLORIFICAR A DEUS SEMPRE, tomaram a decisão que de fato valeu a pena.
Irmãos, ambientes hostis estão preparados para nossos filhos, e eles terão que tomar decisões cruciais: ou se entregam à cultura do lugar, ou decidem ser diferentes, proclamando a glória de Deus, mesmo que isso traga penalizações terríveis. Eles vão tomar a melhor decisão se estiverem alicerçados na Palavra. Isso precisa ser semeadura o quanto antes.
MACKENZIE CAMPINAS...
Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e rilhavam os dentes contra ele.
Seus filhos enfrentarão a fúria de colegas. Nossos filhos estarão firmes fitando os olhos em Jesus, como Estêvão. Como vão fazer isso se Cristo não for apresentado a eles?
Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita,
Eles precisam entender que o propósito máximo de todo homem é glorificar a Deus. Pelo propósito, VALE A PENA.
Estêvão teve um fim triste, mas glorioso.
E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu.
Ele morreu glorificando a Deus, firme nos ensinos recebidos pelos pais e mestres.