O ZELO DE DEUS! Êxodo 20.4-6
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Grande ideia:
1. A fé na incomparabilidade de Deus. (vv. 4-6)
(a) Se o primeiro mandamento tinha a ver com a adoração no coração (“não terás”), esse tem a ver com a adoração no culto pessoal: “não farás”.
(b) É um pecado gravíssimo tentar limitar Deus em uma representação idólatra:
Calvino:
A verdadeira imagem [plena] de Deus não é [ou está] para ser encontrada em qualquer parte do mundo; consequentemente... Sua glória é profanada, e sua verdade corrompida pela mentira, sempre que ele é apresentado aos nossos olhos de uma forma visível... Portanto, projetar qualquer imagem de Deus é em si mesmo ímpio; porque por essa corrupção a sua majestade fica adulterada, e ele é imaginado diferentemente do que ele é na realidade.
(c) O nosso culto ao Senhor precisa ser regulado pelos princípios que encontramos nos lábios de Jesus:
Mas vem a hora — e já chegou — em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
(d) Em uma expressão muito comum no hebraico, o texto bíblico apresenta a extensão da maldição (limitada) e a da benção (ilimitada).
A mensagem:
4-6: Não tenham deuses esculpidos de nenhum tamanho ou forma nem com aparência de coisa alguma, seja de coisas que voam, seja de coisas que andam, seja de coisas que nadam. Não se curvem a elas nem as sirvam, pois sou o Eterno, o Deus de vocês, e sou um Deus ciumento, que pune os filhos pelos pecados dos pais até a terceira e quarta gerações dos que me odeiam. Mas sou leal a milhares que me amam e guardam meus mandamentos.
(e) Entenda corretamente essa passagem: esse texto não está falando de pecados pessoais dos pais, mas sim de influência espiritual:
J. P. Willes:
Acrescenta-se que o Senhor é um Deus zeloso, para demonstrar que ele não tolerará rival algum, e sim vingará o insulto cometido contra a sua glória, se esta for transferida a criaturas ou imagens de escultura; e que essa vingança será visitada nos netos e bisnetos, visto que estes seguirão nos maus passos dos seus pais.
Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.