Uma nova história com Cristo (2Co 5:11-17) (2)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 31 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO: Há pessoas que pensam que podem resolver sozinhos os problemas da sua vida, como se não houvesse necessidade de um salvador. Ignoram que o pecado lá na queda de Adão e Eva nos fez sermos incapazes de obtermos a salvação sozinhos.
E agora, como podemos ter a solução para vivermos uma nova história?
CONTEXTUALIZAÇÃO: Para os cristãos em Corinto é tudo muito novo. A mensagem da salvação em Cristo ainda é muito recente para eles, a segunda carta foi escrita para os coríntios cerca de meio século depois da morte e ressurreição de Cristo.
Havia muita gente má na cidade de Corinto. A prostituição e o egoísmo estavam muito presentes, e até mesmo os cristãos não queriam largar a velha vida, mas sim continuar a velha história, seguir nos mesmos pecados. Paulo está combatendo os ensinos errados acrescentados ao Evangelho. Assim, ele está ensinando que o Evangelho de Cristo é suficiente para tocar e transformar o coração de quem está perdido.
No texto que lemos, Paulo busca firmeza por parte dos irmãos a fim de desfrutarem a nova vida em Cristo e viverem uma nova história, como uma nova criatura. A preocupação do apóstolo é com a vida espiritual daqueles irmãos e irmãs que se encontram perdidos em tantos conceitos e filosofias misturadas, pois valorizam mais a vida física, o corpo, do que o espírito e a vida na eternidade que Cristo proporciona.
Paulo evidencia o Evangelho como a forma de viver uma nova história, história esta que somente Cristo pode oferecer. Por isso, irmãos, nesta noite, gostaria de falar a todos nesta igreja sobre o seguinte tema: UMA NOVA HISTÓRIA COM CRISTO. Como podemos entender e viver essa nova história?
Dobradiça: Em primeiro lugar, a nova história em Cristo se dá no momento em que podemos:
1. VIVER SEU VERDADEIRO AMOR (v. 14-15)
2Coríntios 5.14 ARA
14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.
Explicação: Paulo está ensinando algo muito profundo aos irmãos da igreja em Corinto. Ele está falando sobre a essência do Evangelho com o objetivo de interromper a ação dos que se misturaram no meio do povo para causar divisões.
Assim, Paulo afirma que o amor de Cristo nos constrange, ou, numa melhor tradução, este amor nos controla, nos dirige. É importante reforçar àqueles irmãos que Cristo não morreu em vão, morreu porque os ama intensamente, com um amor que este mundo jamais conheceu e jamais conhecerá um dia.
É interessante que o Novo Testamento utiliza a expressão “amor de Cristo” apenas três vezes, e o texto que lemos é uma delas. Em Romanos 8.35, Paulo afirma:
Romanos 8.35 ARA
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Efésios 3.18–19 ARA
18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
Aqui no texto de 2Coríntios, Paulo afirma que o amor de Cristo controla as nossas vidas. Primeiramente, a origem deste amor é o próprio Deus, Aquele que enviou o único Filho, Cristo, em favor dos pecadores a fim de que fossem salvos da condenação e morte eterna.
O verbo “constranger” pode ser traduzido como a ideia de que o amor de Cristo impulsiona o cristão, leva todos a avançarem, domina por completo, enfim… na essência, a ideia é que todos os cristãos são envolvidos por este amor que faz com que não fiquem parados, mas tenham uma vida mais perto de Deus.
2Coríntios 5.15 ARA
15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Quando o cristão está envolvido no amor de Cristo, a partir do momento em que Cristo morreu, todo verdadeiro cristão também morreu. Morreu para a velha vida, para o velho homem, para o pecado. Isto é o “não viver para si mesmo” que o apóstolo está destacando.
Aplicações: Irmãos, a morte de Cristo não foi em vão! Será que temos valorizado a morte de Cristo ou estamos apenas vivendo para nós mesmos? Você acredita que consegue, neste mundo caído, caminhar com as próprias pernas? Está se enganando quando pensa que tem o poder de viver sem precisar de Deus, seja neste mundo, seja no porvir, principalmente na eternidade.
O amor de Cristo impulsiona você a prosseguir, mesmo diante de uma sociedade egoísta, individualista e vingativa? O amor de Cristo te faz crer que, ainda que o mal continue no mundo, a morte e a ressurreição de Cristo já fizeram Ele triunfar e, consequentemente, você também está triunfando sobre todo o mal?
Ficamos preocupados com o amanhã, ficamos inquietos quando parece que o mundo todo está contra nós por sermos de Jesus. Se Cristo sofreu tudo o que sofreu para que tivéssemos a oportunidade de viver para Deus, todo sofrimento que temos hoje não pode ser capaz de tirar a nossa paz e a nossa alegria.
Nos dedicamos pelas pessoas que amamos, e nosso amor, quando é expressado de maneira prática, demonstra que é, de fato, um amor verdadeiro e sincero. Este foi o amor de Cristo por nós ao Se entregar.
Pense que, agora, você foi chamado para uma nova vida. Agora você está vivendo e dedicando sua vida para Aquele que te amou
Dobradiça: Para desfrutar uma nova história com Cristo, vivemos Seu verdadeiro amor e, em segundo lugar, precisamos:
2. VIVER SUA NOVA VIDA (v. 16-17)
2Coríntios 5.16 ARA
16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.
Explicação: No v. 16, Paulo está comentando que o sentido de “a ninguém conhecemos segundo a carne” dá a ideia de julgamento, e a carne, aqui, é a aparência exterior, são as atitudes humanas que demonstram uma busca por reconhecimento e glória deste mundo, não do Reino de Deus.
Ou seja, os coríntios precisam entender que, desde o momento em que Cristo transformou o coração do homem, todo aquele que foi transformado já não vê mais o cristão de acordo com pensamentos e atitudes humanas, mas de acordo com a transformação que Cristo traz.
Cristo deu uma nova visão aos que receberam um novo coração, uma nova vida. Se, anteriormente, era esperado de Cristo uma restauração humana, uma vitória sobre os inimigos deste mundo, agora deveriam estar todos reconhecendo que a vitória é sobre os inimigos espirituais, sobre nosso maior inimigo, Satanás, e a vitória sobre o pecado, a qual Cristo luta em nosso favor, e por meio dEle, nós vencemos.
2Coríntios 5.17 ARA
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
É aí que Paulo declara este tão conhecido versículo. Ser uma nova criatura é não ser visto como uma criatura deste mundo caído, uma criatura pecadora. Por meio de Cristo, todos aqueles pelos quais Ele morreu são tornados criaturas transformadas, uma nova vida é possível, uma nova história está sendo construída.
Aplicações: Ele morreu para que, hoje, nós desfrutássemos de uma nova vida, não para ficarmos presos nos mesmos erros de quando não conhecíamos ao Senhor.
O que é a nova vida em Cristo, meus irmãos? O que é ser nova criatura? A nova vida é, primeiramente, arrependimento e a evidência de que fomos salvos por Jesus se dá no momento que reconhecemos que somos pecadores e que precisamos da graça dEle, que precisamos da misericórdia dEle.
Você não é salvo pelo que faz ou deixa de fazer, você é salvo pelo que Cristo fez na cruz, e isso já está consumado, já foi consolidado.
Mas não é porque tudo já foi consumado, que você não precisa tomar uma atitude de crer. Crer em Jesus não é somente acreditar que Ele existiu, não é correr para Ele somente no momento de desespero, o Pastor Hernandes Dias Lopes coloca isso como uma “fé circunstancial”, ou seja, é ter fé em Jesus somente quando a coisa aperta, sabe?
Acima de tudo, crer em Jesus é ter certeza de que Ele Se fez homem e Se entregou em favor da sua vida, meu irmão e minha irmã, e tudo isso para te dar a vida eterna!
Se fosse para continuar com o mesmo pensamento errado sobre a vida, se fosse pra permanecer com as mesmas atitudes e palavras de quando estávamos mergulhados em uma vida de pecado, não teria sentido Cristo ter morrido na cruz. Um dos objetivos da morte de Cristo foi te fazer ser diferente!
Jesus não quer apenas que você frequente uma igreja, ser cristão vai além disso. Claro que é muito importante que você esteja aqui com a gente, mas precisa entender que a vida com Deus é muito mais, é tudo o que temos e o que somos. Uma nova vida em Cristo não é somente o fato de ter sido ou não batizado.
Se eu e o Pb. Irto, por exemplo, não tivermos comunhão com Deus no nosso dia a dia, sermos chamados de pastor e presbítero se tornam apenas um título. Nós também enfrentamos nossas lutas, nossos momentos de tristeza, desânimo, e, se não estivermos com nossos pés e a nossa mente firmada em Jesus, estamos vivendo sem sentido em nossas vidas!
Um pastor americano chamado Paul Washer diz:
“Veja sua vida, veja o jeito que você anda, veja o jeito que você fala, olhe para as paixões do seu coração, por acaso Jesus está aí, em algum lugar? Ou Ele é só um acréscimo que você adiciona em sua vida? Ou é só uma coisa que você faz nas quartas e domingos? Ele é só alguém que você aceita apenas intelectualmente, mas não de coração? Ele é um acessório? Ou Ele é o centro da sua vida?”
Como cristãos, todos aqui, seja pastor, diácono, presbítero, alguém que toca no louvor ou ensina a Palavra em outro momento, ou você que não possui nenhum cargo na igreja, todos aqui servem ao mesmo Jesus, estão debaixo da mesma autoridade: Cristo!
Agora, com Ele, as coisas velhas já passaram, temos de viver a nova vida e deixar para trás tudo o que é motivo de vergonha. Viva para Cristo, e somente para Ele!
PONTE CRISTOCÊNTRICA: A obra de Cristo já foi consumada na cruz, e isso é motivo de alegria e exaltação!
Efésios 2.4–10 ARA
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Não há nada em nós, não há nada de bom que possa se comparar a tudo o que recebemos de Cristo. E não precisamos de mais nada!
CONCLUSÃO: Não caia na ideia de que você é o autor da própria história, pois sem Jesus, nem você nem eu conseguimos ter alguma perspectiva de bom futuro. Cristo é o Autor da nossa história para este mundo e principalmente para a eternidade!
Neste mundo, muitas histórias foram encerradas, muitas vidas foram perdidas. Mas muitos destes que perderam sua vida aqui estão já desfrutando da nova vida com Cristo, a nova história que todos ansiamos e desejamos ardentemente em nossos corações!
Não há nada neste mundo que possa nos dar esperança. A única esperança que temos é que, um dia, viveremos na eternidade, uma nova história com Cristo, a qual jamais poderá ser tirada de nós, um presente que não precisamos fazer nada para merecer.
Se você está vivendo esta nova história com Cristo, o amor do Senhor está em seu coração, então viva, se alegre e desfrute deste amor nesta vida e na vida que está por vir!
Se você está vivendo esta nova história com Cristo, já é uma nova criatura, o Espírito Santo habita em você! Não fique indiferente a esta mensagem, ao que o Espírito falou com você nesta noite!
Que Jesus abençoe grandemente a sua vida!
Related Media
See more
Related Sermons
See more