A poderosa oração de um prisioneiro

Carta aos Colossenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

Introdução

A cidade de Colossos ficava há 160 km de Éfeso. A igreja foi fundada por Epafras.
Colossenses 1.7 NVI
7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,
Ele foi alcançado pelo evangelho através de uma visita à cidade de Éfeso através da pregação de Paulo (At 19.1-10), visto que, o apóstolo esteve durante três anos em Éfeso.
Na igreja estava surgindo falsos ensinos (Cl 2.8-15) e talvez Epafras preocupado com essas questões foi até Roma ao encontro de Paulo que estava preso (Cl 4.12-14). Paulo escreveu essa carta por volta de 60-62 d.C.
Os falsos ensinos diziam:
Negavam a divindade de Jesus, a carta apresenta Jesus como Deus (Cl 1.16-18).
Negavam a humanidade de Cristo, o apóstolo afirma que Cristo se encarnou (Cl 1.22).
Acrescentavam normas e crenças, que não deixadas na Palavra de Deus (Cl 2.20-23).
Ensinavam a adoração a anjos (Cl 2.18-19).
Ensinavam que a salvação de pecados é por meio de regras, por exemplo, a circuncisão (Cl 2.11-13).

Ideia Central

A oração poderosa de Paulo é para que o povo, alcançasse o crescimento espiritual e o conhecimento a respeito da vontade de Deus.

Transição

Veremos os três pedidos de oração de Paulo em favor da igreja em Colossos.

Desenvolvimento

1° Pede por capacidade espiritual (v. 9)

1. Para que os cristãos tenham o conhecimento da vontade de Deus

9 Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus,
Paulo quando ouviu falar a respeito da igreja na cidade de Colossos se alegrou pela conduta do povo (Cl 1.4-5) e desde esse momento ele começou a interceder pela igreja. O propósito da oração é para que o povo tenha a capacidade de entender de forma clara e verdadeira a vontade de Deus.
Paulo usa a expressão “pleno conhecimento” que vem da palavra “plenitude” que significa tornar completamente cheio ou preencher ao máximo. O conhecimento que Paulo almeja que a igreja alcance, é de um conhecimento profundo a respeito de Deus, ou seja, que não é algo raso ou superficial.
O conhecimento a respeito de Deus está nas Escrituras Sagradas, não o conhecimento que misturava filosofia, ciência e crenças judaicas como o gnosticismo ensinava.

2. Para que os cristãos tenham sabedoria

9 com toda a sabedoria
A sabedoria é a capacidade de discernir a verdade. No contexto a igreja estava sofrendo ataques de vários falsos ensinos, por isso Paulo ora para que Deus dê sabedoria ao povo, para que eles sejam capazes de discernir entre a mentira propagada pelos falsos mestres e a verdade que está nas Escrituras.
A sabedoria dos falsos mestres é mundana, ela é detestável aos olhos de Deus. Porque ao invés de aproximar o homem de Deus, ela o afasta. Ela não glorifica a Deus, mas exalta o ego do homem. Mas, a sabedoria que Paulo deseja, é aquela vinda da parte de Deus, onde o povo alcança o discernimento e se aprofunda na palavra de Deus.

3. Para que os cristãos tenham entendimento espiritual

9 e entendimento espiritual.
O entendimento espiritual é a capacidade de entender que algo é importante. Isso significa que o entendimento é a compressão das verdades que está na palavra de Deus e a aplicação dela na vida prática, visto que, é importante para a vida de um servo de Deus.

2° Pede por comportamento prático (v.10)

1. Porque os cristãos precisam viver de maneira digna

10 E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo,
O cristão precisa viver de acordo com a vontade de Deus, esse é o assunto chave do NT, pois a vida prática do cristão precisa trazer evidências de que Cristo o resgatou das trevas e o trouxe para a maravilhosa luz.
O conhecimento a respeito de Deus é demonstrado na vida prática, ou seja, a forma com que a pessoa está andando com Deus, a forma que a pessoa fala, a forma que se comporta, a forma que se veste, a forma que lida com os negócios, etc. Não adiante ter um conhecimento intelectual, se não é demonstrado no dia a dia.
Agradar a Deus é ser santo como Deus é santo, é andar como Jesus andou, é mata o pecado todos os dias, é buscar viver uma vida de devoção ao Senhor, através da leitura bíblica e da oração.

2. Porque que os cristãos precisam dar frutos

10 frutificando em toda boa obra,
O fruto espiritual é através da união com Cristo, ou seja, é está conectado na videira verdadeiro, visto que, Jesus é a videira e o cristão é o ramo. Então, só é possível frutificar se permanecer em Jesus.
João 15.5–8 NVI
5 “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. 6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. 7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. 8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
A frutificação vem através da presença do Espírito Santo, o qual produz frutos na vida do cristão.
Gálatas 5.22–23 NVI
22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
E o cristão precisa praticar boas obras, porque ao se tornar um salvo, o crente deve realizar boas obras.
Efésios 2.10 NVI
10 Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
Boas obras é ajudar o próximo, dá cestas básicas, visitar as viúvas e os órfãos. Ajudar os irmãos na fé em alguma necessidade material, física ou espiritual. Evangelismo é praticar boas obras.
A prática de boas obras não salva, mas é a evidência de que alguém foi salvo por meio de Cristo. Por isso que Tiago ensina que para ter fé, é necessário demonstrar por meio das obras.
Tiago 2.17 NVI
17 Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

3. Porque os cristãos precisam crescer no conhecimento

10 crescendo no conhecimento de Deus
O crescimento espiritual vem através de uma vida de intimidade com Deus. Não é simplesmente conhecer a Deus de forma teórica ou de forma intelectual, mas aprofundar o relacionamento com Deus, é fechar a porta do quarto e ficar a sós com o Senhor. É ter amor pela palavra de Deus, é buscar ter sede e fome de aprender mais a respeito de Deus por meio das Escrituras.
Salmo 119.18 NVI
18 Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.
Salmo 1.2 NVI
2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
Para crescer espiritualmente é necessário buscar aprender as doutrinas bíblicas da fé cristã, amar o próximo e viver uma vida de obediência ao Senhor.

3° Pede por caráter moral (v. 11-12)

1. Para que os cristãos persevere nos momentos difíceis (v. 11)

11 sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança
Paulo ora para que o povo seja fortalecido pelo Senhor, ou seja, que Deus por meio de sua graça fortaleça os cristãos em Colossos. Estar fortalecido pelo poder de Deus, significa estar equipado com a força que vem do Senhor, para capacitar o cristão a suportar as lutas e as dificuldades.
A perseverança quer dizer ser “resistente” ou “inabalável” diante das tribulações e adversidades. Mas isso só é possível com a capacitação do Senhor, visto que, o ser humano é falho e pecador, tendo a tendência de murmurar diante dos problemas. Por isso Paulo pede para que Deus os fortaleça.
Perseverar é ter a paciência diante das tribulações, é lutar e guerrear diante dos desafios, não desistir mesmo quando está difícil, mas perseverar até vencer a adversidade. Tiago diz que a provação produz perseverança, e o propósito da perseverar é um caráter aprovado.
Tiago 1.2–4 NVI
2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, 3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.
Jó foi um homem que perseverou mesmo em um momento de provação em sua vida, suportou com paciência e esperou até o fim, depois de tudo o que passou, ele entendeu que o seu relacionamento com Deus foi mais profundo do que antes, também que nada pode frustrar os planos de Deus.
Jó 42.2 NVI
2 “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Jó 42.5 NVI
5 Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.

2. Para que os cristãos exerçam a paciência com as pessoas (v. 11)

11 e paciência com alegria,
Paulo ora para que os irmãos tenham longanimidade, ou seja, paciência para lidar com as pessoas difíceis. O propósito desse pedido é para que o povo possa ser tolerante, é não pagar o mal com o mal, perdoar ao invés de praticar a vingança, é ter a atitude de abençoar e não amaldiçoar, é quando alguém bateu na face esquerda e oferecer a direita.
Essa prática é desafiadora, porém, Cristo ao vir nessa terra e se tornar um homem, teve que lidar com pessoas difíceis. Por exemplo, foi rejeitado pelos judeus como o Messias, os fariseus o procurava querendo matá-lo e na crucificação foi zombado pelos homens. Diante disso, Cristo sempre exerceu amor e exortou com firmeza, dá mesma forma os cristãos devem exercer a paciência com alegria e não por obrigação.

3. Para que os cristãos agradeçam a Deus pela herança futura (v. 12)

12 dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.
A gratidão precisa fazer parte da vida do cristão, porque Deus faz grandes coisas pelo cristão, mesmo sem merecer e sendo falho e pecador.
Efésios 5.20 NVI
20 dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
1Tessalonicenses 5.18 NVI
18 Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
O texto destaca uma obra maravilhosa que Deus fez na vida do cristão, que é a herança eterna no reino de Cristo, ou seja, o céu e a vida eterna. O cristão não se auto qualificou para entrar no reino de Deus, mas o próprio Senhor tornou o crente digno de participar do reino. A igreja já desfruta do reino aqui na terra, mas não em sua plenitude, ou seja, de forma completa, porque isso acontecerá quando Cristo voltar.

Conclusão

Paulo intercede a Deus pela igreja que está na cidade de Colossos, para que o povo possa alcançar o crescimento e o conhecimento a respeito de Deus. Orando pela capacidade espiritual, para que o povo viva de maneira santa diante de Deus e que eles sejam fortalecidos, para perseverarem nas tribulações. E que eles vivam uma vida de gratidão ao Senhor, por pertencerem ao povo de Deus.
Os cristãos precisam viver uma vida que agrada a Deus, ou seja, buscando a santidade no seu dia a dia. Conhecer a Deus, se relacionar com Deus precisa ser demonstrado na prática e não ficar apenas na teoria. Outra questão importante é gerar frutos, porque se o ramo não gera frutifica ele é cortado fora e lançado no fogo.

Aplicação

Busque conhecer a Deus todos os dias de sua vida, para que você compreenda a vontade de Deus.
Se você é um salvo em Cristo Jesus, você deve demonstrar a sua fé por meio da prática de boas obras.
Procure exercer a paciência com aquela pessoa que você julga ser difícil de lidar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more