O triunfo sobre a morte
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 156 viewsNotes
Transcript
Cumprimento a todos com a paz do Senhor.
Abra em 1Co 15:12-26.
Agradecimentos.
Vamos Ler 1Co 15:12-26
12 Ora, se o que se prega é que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês afirmam que não há ressurreição de mortos? 13 E, se não há ressurreição de mortos, então Cristo não ressuscitou. 14 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e é vã a fé que vocês têm. 15 Além disso, somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos testemunhado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. 16 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. 17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a fé que vocês têm, e vocês ainda permanecem nos seus pecados. 18 E ainda mais: os que adormeceram em Cristo estão perdidos. 19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo.
20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 21 Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. 23 Cada um, porém, na sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. 24 E então virá o fim, quando ele entregar o Reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. 25 Porque é necessário que ele reine até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte.
Repita comigo:
” Na Cruz está o pagamento da dívida e na ressureição a esperânça da Vida Eterna.”
Nós muito ouvimos falar que Jesus morreu pela humanidade e é verdade Ele morreu por mim e por você, para pagar os nossos pecados, mas eu quero hoje te lembrar que ele não só morreu mas ressucitou, está vivo, e garantiu a Vida Eterna para todo aquele que nele crê. E hoje nós vamos refletir sobre a Ressureição.
Introdução
Introdução
Eu gostaria de recomendar um filme do ano de 2017 chamado : Em defessa de Cristo, esse filme retrata a vida de um jornalista muito bem sucedido chamado Lee Strobel, um Ateu confesso, no qual a esposa acaba se convertendo ao Cristianismo e além dos problemas comuns que todo casamento enfrenta, eles começam a ter diversas brigas por conta da fé que sua esposa agora professa. Lee Strobel começa a estudar e procurar formas de provar para sua esposa de que ela está seguindo uma farsa, algo inventado, e usando seus dotes investigativos de jornalista ele começa a pesquisar tudo sobre esse tal de Jesus de nazaré. Um amigo dele dá uma dica e diz: !Estude sobre a ressureição, pois toda fé Cristã está fundamentada nela, se você provar que não houve ressureição você ganha o jogo”. Ele começa a fazer uma série de pesquisas sobre a ressureição, vai a diversos estudiosos para entender como seria possível invalidar a ressureição de Jesus, e bem, eu não vou contar o final do filme, que virou até livro, mas vale muito a pena assistir, embora o tema : Em defesa de Cristo seja bem sujestivo ao que acontece no fim, prefiro que você veja em primeira mão.
“A cruz sem a ressurreição é símbolo de fracasso e não de vitória. Se Cristo não tivesse ressuscitado, Ele não poderia ser Salvador” (hernandes Dias Lopes)
Fora a ressureição de Jesus, na bíblia temos 10 ocasiões de ressureição sendo elas:
Elias- filho da viúva Sarepta (1Re17)
Eliseu -filho de um casal em suném (2Re4)
O homem morto jogado no túmulo de Eliseu que ao encostar nos ossos do profeta ressucita (2Re 13)
O filho da viúva em Lc 7
A filha de jairo em Lc 8
A ressureição de lázaro em Jo11
Muitos santos quando jesus morre em Mt27
Tabita em atos 9
E o Jovem Eutico em Atos 20,
Más todos esses homens e mulheres que ressucitaram, voltaram a morrer, e aqui está a grande diferença: Jesus Ressucitou de uma vez por todas, ele venceu a morte por nós e está vivo para Todo Sempre!!
E Paulo aqui em 1 coríntios está tratando justamente disso, dessa dúvida sobre a ressureição que exixtia no meio do povo, pois em corinto a grande maioria não acreditava em ressureição, pois a filosofia grega, pregada na época, era totalmente contra esssa ideia do espirito retornar ao corpo, pois para eles o corpo era a prisão da alma, então essa idéia de retornar para o corpo era abominável para os gregos, e a minoria dos que acreditava que Cristo tinha ressucitado, não acreditavam que homens comuns poderiam ressuscitar .
Você pode ver isso claramente em Atos 17 no discurso de Paulo no Areópago, onde os versículos 30 e 31 dizem:
30 Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ele ordena a todas as pessoas, em todos os lugares, que se arrependam. 31 Porque Deus estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. E deu certeza disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
E o texto continu dizendo:
32 Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns zombaram, e outros disseram:
— A respeito disso ouviremos você em outra ocasião.
Isso é tão sério que Mateus 28:11-15 vai dizer que os sacerdotes e anciãos subornaram os guardas que cuidavam do túmulo de Jesus para dizerem que os discípulos roubaram o corpo durante a noite e diz que essa mentrira se espalhou entre os Judeus e alguns creram nela.(observe a luta da verdade contra a mentira, a respeito da ressureição).
Mas o texto de Atos 17 continua e diz que alguns homens se uniram a Paulo e creram, entre eles Dionísio, um membro do conselho do Areópago, uma mulher chamada dâmaris e alguns outros homens. E eu vim aqui hoje te convidar a Crer nessa mensagem, se você ainda não entendeu que Cristo ressucitou, estou aqui hoje para desfazer a mentira que te falaram, e para aqueles que creem eu te digo Ele está Vivo e está aqui conosco! Aleluia.
Paulo Escrevendo a igreja de Corinto para rebater as mentirar e sanar as dúvidas levanta 3 situações possíveis em relação a ressureição e inicia com uma pergunta no versículo 12 ao qual lemos, que diz:
12 Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
Então Paulo dos versículos 13-19 expõe as consequêmcias de não have ressureição, dos versículos de 20 a 22 ele faz um contraponto afirmando e explicando as influências da ressureição e por fim dos versículos de 23-26 ele trata da promessa futura envolvendo a ressureição da qual eu creio Que todos nós participaremos quando Jesus vier em glória com seus exércitos celestiais e se você também crê glorifica esse Deus poderoso, adore a ele!
SE NÃO HÁ RESSUREIÇÃO DOS MORTOS, TAMBÉM CRISTO NÃO RESSUCITOU (Paulo afirma no Vs. 13)
Pregação e fé são inúteis (vs.14)
somos falsas trestemunhas de Deus (vs. 15)
a fé é inutil e ainda estamos em pecado (vs.17)
os que morreram crendo em Cristo esttão perdidos(vs. 18)
E ele finaliza dizendo no versículo 19 que se a esperança em Cristo é só para essa vida nós somos os mais miseráveis, os mais infelizes, os piores homens que existem.
Calma o texto não para ai, vamos ao segundo ponto!
2. Paulo diz no versículo 20 : MÁS, NA VERDADE, (repita comigo) CRISTO RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS
Paulo vai voltar ao jardim do Éden, lebrando de Adão ( lembra? Deus disse: se comerem do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal certamente morrerás,…) e paulo faz a ponte dizendo : Como a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressureição dos mortos! porque assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo Jesus, nosso Senhor e salvador!
A bíblia vai relatar que Jeuss apareceu a várias pessoas depois que ele ressucitou, sendo elas:
Maria madalena mc16:9
algumas mulheres mt 28:9
dois discípulos no caminho de Emaús Lc 24:15
mais de 5 vezes aos discípulos
a 500 Cristão de uma só vez em 1co15:6
a Tiago meio irmão de Jesus 1co15:7
a Paulo em atos 9
E muitos perguntam, por que ele não apareceu para mim? só acredito se eu vê-lo, você sabia que Tomé, um discípulo de Jesus fez essa mesma pergunta e olha só o que Jesus disse a tomé juntamente com os outros discípulos em Jo 20:26-29
26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. 28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.
Ei é melhor não ver e crer, pois Jesus afirma que é mais feliz o que não tocou mas acreditou nele ! No filho de Deus.
E a prova de que alguém crê está totalmente ligada ao tempo destinado aquilo que ela crê.
Exemplo:
Obra missionária
leitura e estudo da bíblia
oração
Guarde isso no seu coração: A FÉ SE MOSTRA PELAS OBRAS E AS OBRAS EXIGEM TEMPO DE QUEM AS FAZ.
Por fim o último ponto
3. A PROMESSA FUTURA DA RESSUREIÇÃO
Paulo fala que a ressureição de Cristo não fica condicionada somente a ele más repassa para nós, pois Cristo ressuscitou primeiro e depois os que lhe pertencem ressuscitarão na sua vinda. Isso fica mais detalhado em 1Ts 4:13-18 que diz:
13 Irmãos, não queremos que vocês ignorem a verdade a respeito dos que dormem, para que não fiquem tristes como os demais, que não têm esperança. 14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, na companhia dele, os que dormem.
15 E, pela palavra do Senhor, ainda lhes declaramos o seguinte: nós, os vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, de modo nenhum precederemos os que já morreram. 16 Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolem uns aos outros com estas palavras.
Isso nada mais é do que o cumprimento da promessa de Jo 11:25-26
25 Então Jesus declarou:
— Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. 26 E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisto?
Ainda que você morra fisicamente, espiritualmente você permanece e ainda terá seu corpo ressuscitado e glorificado, Paulo nos versículos posteriores de 1co 15 compara o corpo com a semente que cai naterra e morre primeiro pra depois virar uma arvore.
E no versículo 26 ele fala de Cristo vencendo o último inimigo, a morte, de uma vez por todas. ai aqui você consegue entender Ap 12:11 que fala dos martires de Cristo vencendo o acusador da nossa alma, o texto diz:
11 Eles o venceram
por causa do sangue do Cordeiro
e por causa da palavra
do testemunho que deram
e, mesmo diante da morte,
não amaram a própria vida.
Pois eles sabiam que a morte foi tragada pela vitória da Cruz e que o Cristo que ressucitou dos mortos também os ressucitaria.
ai começamos a entender textos como 2Co 4:8-11 que diz:
8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; ficamos perplexos, porém não desanimados; 9 somos perseguidos, porém não abandonados; somos derrubados, porém não destruídos. 10 Levamos sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida dele se manifeste em nosso corpo. 11 Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal.
ai começamos a entender 2Co 5:1-5 que diz :
1 Pois sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos humanas, eterna, nos céus. 2 E, por isso, neste tabernáculo gememos, desejando muito ser revestidos da nossa habitação celestial; 3 se, de fato, formos encontrados vestidos e não nus. 4 Pois nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 5 Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, dando-nos o penhor do Espírito.
ai começamos a entender 2Co 4:16-18 que diz :
16 Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, 18 na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas.
Escute: A forma de pensar e ver o mundo influencia e determina a vida prática de qualquer pessoa!
Por isso Paulo diz em 2Co 5:14-17
14 Pois o amor de Cristo nos domina, porque reconhecemos isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. 17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
NÃO VIVO EU MAS CRISTO VIVE EM MIM
10 Se, porém, Cristo está em vocês, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o Espírito é vida, por causa da justiça. 11 Se em vocês habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou Cristo dentre os mortos vivificará também o corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.
12 Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne, como se estivéssemos obrigados a viver segundo a carne. 13 Porque, se vocês viverem segundo a carne, caminharão para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificarem os feitos do corpo, certamente viverão. 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Meus irmãos muitas pessoas receberam promessas de carro, casa, vaga de emprego e dão glórias a Deus, choram, fazem propósito por essas coisas, gastam suas vidas por isso e até certo ponto é legal você conquistar, crescer na vida, ter um conforto, deseja isso não é errado, mas o perdão dos pecados, a transformação da mente, e a promessa de uma ressureição para viver com Cristo eternamente nas mansões celestiais, com ruas de ouro, tem que ser o maior motivo das suas glórias a Deus, tem que ser o maior motivo das suas orações e súplicas, tem que ser o maior motivo de você querer se relacionar com Deus e adorá-lo, lembre-se :
SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO É APENAS PARA ESTA VIDA SOMOS OS MAIS MISERÁVEIS DE TODOS OS HOMENS.
MAS SE CREMOS NESTA MENSAGEM SOMOS MAIS QUE VENCEDORES POR MEIO DAQUELE QUE NOS AMOU, POIS ESTOU CONVENCIDO DE QUE NEM MORTE, NEM VIDA, NEM ANJOS, NEM DEMÕNIOS, NEM O PRESENTE NEM O FUTURO, NEM QUISQUER PODERES, NEM ALTURA, NEM PROFUNDIDADE, NEM QUALQUER OUTRA COIS PODE NOS SEPARAR DO AMOR DE DEUS QUE ESTÁ EM CRISTO JESUS.
FIQUEM EM PÉ, BRUNA VEM CANTAR,
50 Com isto quero dizer, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
51 Eis que vou lhes revelar um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita:
“Tragada foi a morte pela vitória.”
55 “Onde está, ó morte, a sua vitória?
Onde está, ó morte, o seu aguilhão?”
56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
58 Portanto, meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês não é vão.
