1 CO 1-40 Sobre casamento, recasamento, divórcio e sexualidade.
1Coríntios 7 • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 28 viewsNotes
Transcript
1 Co 1-40 Sobre casamento, recasamento, divórcio e sexualidade
1 Co 1-40 Sobre casamento, recasamento, divórcio e sexualidade
Verso 1-9 Contexto do texto:
1. Havia uma libertinagem sexual muito grande naquela cidade e naquele tempo devido. Alguns para combater uma sexualidade deturpada sugeriam que “é bom que homem não toque em mulher"
2. Muitos acreditavam na volta iminente de Cristo. Verso 29: confirma a tese de que todos estavam aguardando a volta iminente de Jesus e seu grande encontro com sua igreja. E se isso fosse verdade, casar para quê?
Então consideravam que viver exclusivamente para Cristo era melhor "pensar e se ocupar com as coisas daqui” poderia ser uma perda de tempo, se comparado a servir a Deus em tempo integral. Cuidado com os excessos. Equilíbrio e sobriedade é a chave para ter uma boa vida.
Ideia central do capítulo 7:
I. Casamento e celibato em resposta aos questionamentos dos Coríntios:
Casamento: Uma União Abençoada O apóstolo Paulo inicia este capítulo falando sobre o casamento. Ele nos lembra que o casamento é uma instituição divina, uma união abençoada por Deus entre um homem e uma mulher. No versículo 4, Paulo nos lembra da importância do respeito mútuo e da intimidade no casamento, destacando que os cônjuges são responsáveis por satisfazer as necessidades um do outro. Paulo também afirma que o celibato é uma opção para quem tem domínio próprio e nesta condição
Orientação de Paulo diante do homem não tocar em mulher: é bom que homem não toque em mulher (sem casamento), pensando aqui sobre a liberdade de viver exclusivamente no e para o serviço do Senhor, mas em Gn 2.8 diz que não é bom que o homem ande só. Verso: 7 Paulo vai explicar que cada um tem um dom de Deus, seja para ser solteiro seja para se casar.
O marido e mulher devem viver um para o outro e ao mesmo tempo em detrimento da satisfação mutua.
Paulo afirma na verdade que quem decidiu viver o Celibato, o faz para Deus de tempo integral, mas quem escolher o casamento, permaneça no firme propósito de não pecar na questão sexual.
Verso 10,11 Separar nunca foi opção enquanto uma escolha simples. veremos os critérios: ambos verdadeiros crentes. julgo desigual pode quando afetar a integridade físico e mental.
Verso 15,16 Deus tem chamado de paz para o casamento. Julgo desigual (melhor prevenir do que remediar, melhor casar com pessoas da mesma fé e ordem do que com quem não teme ao Senhor); Se ambos são verdadeiros crentes, temem ao Senhor e se respeitam mutuamente, confie no Senhor, Ele restaura casamentos, Lembre-se instituição divina.
Crente que é abandonado pelo cônjuge não crente, pode ser casar de novo.
Verso 17 e 24 Nem todos vão se casar, mas independente da decisão viva em santidade ao Senhor. Se quer se casar que case, se quer manter-se sem se casar que o faça. Não é porque se converteu que tem viver só ou casado, como disse Paulo: permaneça na vocação em que foi chamado.
Verso 28C Pense que no compromisso do casamento, além dos prazeres. Temos responsabilidades, deveres e circunstâncias que não gostaríamos de passar. Mas se assumimos o casamento, devemos nos manter firmes no propósito de “até que a morte os separe”
Aplicações práticas para o pré namoro no casamento:
Antes de namorar certifique-se de que
O hálito está em dia
Se você está devidamente higienizado (Banhado e perfumado)
Se neste dia ou momento você foi rude ou a ofendeu (se redima)
Se a roupa está ok.
Já deu um apelido carinhoso e exclusivo para seu cônjuge?
Expectativa versus realidade:
Não coloque expectativas altas demais em seu cônjuge que talvez nem você mesmo tenha:
Mulheres: Só espere um namorar um Thor se você for a Mulher Maravilha
Homens: Só espere encontrar a Capitã Marvel se você for o Gavião arqueiro!
As vezes você quer namorar com seu cônjuge mas lembre-se: Nem todo dia é dia santo! Respeite, a dor, a luta, a prova e o cansaço de seu cônjuge! Mas se esforce por oferecer ela(a) o melhor.
Excesso de redes sociais, Dorama, novelas turcas e filmes românticos são ficções, coloque o pé no chão e não espere mais do seu cônjuge do que ele pode oferecer.
Conclusão:
1. Permaneça Fiel ao casamento.
2. Usufrua da sexualidade do casamento para se satisfazer, mas não antes de satisfazer seu cônjuge.
3. Como regra a vontade de Deus é que você: Jamais, dentro do possível, abandone o casamento, ele é uma instituição divina.
4. O sexo matrimonial é algo criado por Deus para abençoar o cônjuge através do prazer e ao mesmo tempo para suprir um ao outro para evitar o pecado sexual ou que seu cônjuge se exponha a tentações seja através do adultério, pornografia ou perversão e deturpação sexo santo!
5. Seja fiel ao seus votos matrimoniais. O amor é sempre uma decisão: então decida amar seu cônjuge e ser feliz com Ele(a).
