A Bíblia e o Cuidado Cristão da Alma

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
por Eric L. Johnson
A força propulsora central e fundamental de toda a Bíblia é uma articulação da glória do Deus Triúno... A tradição cristã clássica – de Gregório de Nissa e Agostiinho, passando por Bernardo, Tomás de Aquino, Julian de Norwich, Lutero, Calvino, van Mastricht e Edwards, e chegando a Bavinck, Barth e Belthasar – reconheceu que esse objetivo – embora, falando de modo estrito, extrínseco à natureza humana – foi, apesar disso, plenamente atingido por meio da participação humana em seu cumprimento. De acordo com Edwards, por exemplo, a verdadeira felicidade dos seres humanos está diretamente relacionada a sua participação na manifestação da glória de Deus, encontrando seu cumprimento total no relacionamento com Deus. Julian de Norwich disse isso de modo sucinto: “minha intenção foi viver mais para a glória de Deus e meu proveito”. Quando a Bíblia é lida dessa maneira, sua prioridade teocêntrica é compreendida como um projeto que simultaneamente (embora de forma secundária) promove o bem-estar humano.
A Bíblia é um livro pós-quedista(escrito após a Queda no pecado), dado em parte para ajudar a “re-formar” a humanidade danificada, não apenas em uma imagem mais semelhante a Deus, mas em semelhança a Cristo, a Forma perfeita de humanidade. Esse processo de “re-forma” escriturística fornece uma exibição singular da glória de Deus.
Mais do que manifestar a Forma de Deus, a vida, morte e ressurreição de Cristo comunicaram a Forma aos seres humanos por meio da união com Cristo e da fé na Palavra que a descreveu.
As Escrituras do Antigo e Novo Testamentos são aretegênicas, isto é, elas têm uma função moldadora de virtudes como os meios textuais de percepção da excelência ético-espiritual conhecida como a Forma de Cristo. Com a ajuda do Espírito Santo, a Palavra de Deus reconfigura a mente dos que creem, calibra de novo o coração e remodela a vida, levando-os, em comunidade, a um modo de vida teocêntrico cada vez maior que, de modo gradual, começa a se assemelhar, individualmente, à Forma de Cristo e, como um corpo, à comunhão da Trindade.
Ao longo das Escrituras, as palavras de Deus são tidas como valiosas, já que ele é a bondade absoluta. A tentação da serpente foi hermenêutica em natureza e consistiu em questionar a veracidade das palavras de Deus e a bondade de suas intenções. Antes de a serpente falar, havia uma palavra e um caminho. As palavras da serpente articularam e constituíram um caminho alternativo de interpretação, caminho esse que reformulava ou contextualizava de novo as palavras de Deus.
A fala de Deus é de importância fundamental para o bem-estar humano. A humanidade cometeu a ação mais infame quando rejeitou a palavra de Deus e se lançou na miséria. Em contraste, o bem-estar humano é encontrado em ouvir a palavra de Deus, aceita-la e obedecer a ela.
Salmo 19.7–8 “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos.”
Salmo 119.1–2 “Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração;”
Salmo 119.111 “Os teus testemunhos, recebi-os por legado perpétuo, porque me constituem o prazer do coração.”
Salmo 119.143 “Sobre mim vieram tribulação e angústia; todavia, os teus mandamentos são o meu prazer.”
Salmo 119.50 “O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.”
Salmo 119.52 “Lembro-me dos teus juízos de outrora e me conforto, ó Senhor.”
Salmo 119.76 “Venha, pois, a tua bondade consolar-me, segundo a palavra que deste ao teu servo.”
Salmo 119.82 “Esmorecem os meus olhos de tanto esperar por tua promessa, enquanto digo: quando me haverás de consolar?”
Salmo 119.92 “Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia.”
Salmo 119.171 “Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus decretos.”
Salmo 119.133 “Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniquidade alguma.”
Salmo 119.88 “Vivifica-me, segundo a tua misericórdia, e guardarei os testemunhos oriundos de tua boca.”
Salmo 119.107 “Estou aflitíssimo; vivifica-me, Senhor, segundo a tua palavra.”
Salmo 119.157 “São muitos os meus perseguidores e os meus adversários; não me desvio, porém, dos teus testemunhos.”
Salmo 119.159 “Considera em como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua bondade.”
Salmo 119.176 “Ando errante como ovelha desgarrada; procura o teu servo, pois não me esqueço dos teus mandamentos.”
2Timóteo 3.15–17 “e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
2Pedro 1.2–4 “graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,”
Romanos 15.1–4 “Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim. Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.”
Colossenses 1.25–29 “da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus: o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.”
Efésios 4.11–16 “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more