(Rm 6:15-23) Escravos da Justiça e seu Dom Gratuito
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 84 viewsNotes
Transcript
15-18 >>
15 > Pecaremos… debaixo da graça?
No verso 14 Paulo diz que não estamos mais debaixo da Lei e sim da graça. Isso quer dizer que não podemos ser salvos por obras da Lei como Adão. Também, para os que estão em Cristo Jesus, a lei não pode nos condenar.
No verso 15 Paulo explica que isso não significa que podemos viver do modo que quisermos. Estar debaixo da graça não é viver na libertinagem. Esse é um problema teológico antigo chamado antinomianismo.
16, 18 > Sois servos.
Paulo explica que, se vivemos no pecado, pecamos deliberadamente, somos então escravos do pecado. Esse raciocínio serve para os que estão livres do pecado, e vivem na prática da justiça. Estes são, portanto, escravos da justiça. Em outras palavras, a graça nos liberta para nos tornar seus servos. Agora, em Cristo Jesus, somos servos da Graça.
Estar livre do pecado significa viver na justiça
17 > Obedecestes de todo coração à forma de doutrina.
“Graças a Deus”. Paulo deixa claro que essa liberdade foi conquistada por Deus.
“De coração”. Essa nova vida na justiça conquistada pela graça de Deus é vivida com todo o coração. Zelo, paixão, entrega completo.
“Forma de doutrina”. Paulo está dizendo que essa entrega total é àquilo que eles aprenderam, é à doutrina, à Palavra. Não é uma paixão cega, irracional, fanática. Vocês foram alcançados pelas doutrinas da graça, pela Escritura, por isso vocês as amam e as praticam.
19-21 >>
19 > Assim apresentai agora os vossos membros para… santificação.
Paulo usa a ilustração da escravidão para dar maior compreensão da situação espititual a que estamos sujeitos.
Ele afirma que da mesma que um dia fomos entregues, devotos e metódicos na nossa vida de pecado, assim também devemos ser em nossa nova vida, para santidade.
20 > Estavam livres.
Antes, na escravidão ao pecado, nos dedicávamos apenas àquele senhor - ao pecado. Dele era nossa fidelidade e confiança, nossa devoção. Não dávamos satisfação a nenhum outro.
21 > Coisas de que agora vos envergonhais.
O resultado daquela vida antiga são coisas que de hoje temos vergonha. Não há nada em nossa antiga vida dedicada ao diabo de que possamos nos orgulhar. Apenas coisas que hoje nos entristecem. Como podemos em sã consciência querer voltar àquela vida maldita?!
22-23 >>
23 > O salário… mas o dom gratuito.
A palavra salário aqui equivale ao pagamento de um soldado. A recompensa de toda vida de pecado é a morte. O pecado dá luz à morte. Nosso mérito é a morte. Não há vantagem, dignidade nem prazer final. Se você pensa assim, está sendo enganado pelo diabo e por seu próprio coração, como meu amigo...
Mas a nova vida em Cristo Jesus, além de ser dada de graça - “graças a Deus” - o resultado final dela também é uma dádiva gratuita - a vida eterna. Conher a Deus, andar em comunhão com ele e viver para ele é vida eterna. Vida eterna não diz repeito apenas ao tempo sem fim, mas à qualidade dessa vida. Uma vida muito melhor melhor, delícias perpétuas (Salmo 16.11 “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.”).
APLICAÇÕES
Vivam como escravos da justiça. Se você foi salvo pelo Senhor Jesus,, se foi salvo da tirania do pecado e do diado, saiba que você ainda contniua um escravo, mas agora você é um escravo da justiça, da graça e da pureza. Você é um escravo do Senhor Jesus. Quer que essa liberdade que você ganhou de Jesus não é libertinagem, não é liberdade para fazer o que quiser, é liberdade para fazer o que Deus quer. É liberdade para viver para o Senhor. E essa é a melhor maneira de viver, essa é a verdadeira liberdade. A questão toda é a quem você serve. Quem é o senhor da sua vida? O que determina a maneira como você vive ou viverá? O que tem dominado você? Se você é um escravo da justiça, um servo de Deus, então obedeça a ele. Não tenha a sua lei como um peso, um fardo, uma lista pesada de regras. Tenha a lei de Deus como o seu prazer. Tenha prazer em obedecer. Obedeça com alegria, sabendo que você está imitando, honrando e agrandando ao Senhor. Sabendo que você tem um galardão nos céus. Sabendo que não há uma forma melhor de viver nessa vida, ainda que você seja perseguido por viver como um crente, sua recompensa é eterna. Viva para o Senhor como seu escravo, sabendo que ele chama seus escravos de filhos e de amigos.
Aborreça e se afaste do seu antigo modo de viver. Muitas vezes nos pegamos com saudade da nossa vida antiga, ou dos nossos sonhos antigos, sonhos mundanos, sonhos fúteis, sonhos que abandonamos quando nos convertemos. Temos saudades de praticar coisas que entristeciam a Deus e nos mantinham afastados dele. Vejam a igreja evangélica, o que estam fazendo nessa época de carnaval: blocos de carnaval gospel. Isso é a saudade do mundo. Veja o que a saudade do mundo está fazendo com aqueles que se dizem igreja. Estão vivendo como o mundo, com a única diferença de que se reunem pra cantas umas músicas evangélicas. Devemos nos envergonhar do modo como víviamos. Não sejamos como o israel que saiu do egito e pouco tempo depois estam desejando voltar a comer a iguarias do Egito. Depois de terem sido libertos de uma terrível escravidão, desejam voltar… Que Deus nos livre dessa insensatez. Lute contra a saudade do mundo. Não deixe que o desejo e o apreço por esse mundo floreça em seu coração. Não dê oportunidade para a saudade do mundo. Se satisfaça com a sua nova vida agora.
Viva para a eterdidade. Vida eterna não é apenas algo que vamos ganhar no futuro. Vida eterna começa agora, quando nascemos de novo, quando somos regenerados pelo Espírito de Deus, quando temos fé e confessamos o Senhor Jesus como nosso único Senhor e Salvador. Vida eterna é apenas uma vida sem, é um vida melhor, é uma vida vivida intensamente para a glória de Deus. É vida em abundância. Vida eterna é uma vida poderosa, uma vida apaixonada por Deus. Como você pode dizer que ganhou o dom gratuito da vida eterna, se você não vive pra a eternidade?! Como a vida a eterna pode ser uma realidade em sua vida, se você vive uma vida carnal, voltada para este mundo?! Isso não pode ser vida eterna. Isso ta longe de vida eterna. A vida eterna é um dom gratuito, um presente de Deus, que não é conquistado por nós. Por isso, por ser um gratuito, aquele que vive pra eternidade vive com eterna gratidão. Eu não merecia, mas eu ganhei a vida eterna. Portanto, viver para a eternidade, é viver para o louvor daquele que me deu vida eterna de graça. Tudo o que eu faço, o que eu penso, o que eu falo agora é para o louvor da graça de Deus. Vida eterna é uma vida vivida para o Deus eterno.
