RASCUNHO DE TEOLOGIA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 38 views
Notes
Transcript

TEOLOGIA

Teologia - É a ciência que estuda quem Deus é, e sua relação com a obra criada por Ele. Theos = Deus, Logos = ciência, estudo. A teologia busca compreender Deus e sua obra.
A Teologia pode ser dividida em quatro partes.
TEOLOGIA BÍBLICA - busca o significado do texto bíblico, e classifica-o de acordo com os livros e autores da bíblia.
TEOLOGIA SISTEMÁTICA - procura sistematizar, reunir num corpo de doutrinas, tudo o que a teologia bíblica e a teologia histórica fornecem.
TEOLOGIA HISTÓRICA - elabora a história da doutrina e a história da igreja
TEOLOGIA PRATICA - trata da aplicação da teologia bíblica e teologia histórica na vida dos seres humanos. (Evangelismo, missões, homilética)

BIBLIOLOGIA

A bíblia possui 66 livros. A bíblia é dividida em Antigo Testamento (39 livros) e Novo Testamento (27 livros).
A bíblia foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por mais de 40 escritores diferentes inspirados por Deus.
Todas as palavras da Bíblia são Palavras de Deus, não crer na Bíblia é não crer no próprio Deus. Todos os escritores da Bíblia foram inspirados pelo Espirito Santo, para que as coisas que eles escreveram sejam exatamente o que Deus desejou revelar aos homens. A Bíblia não contem erros. A Bíblia é suficiente para se tornar um cristão, viver como um cristão e crescer como um cristão, sendo assim, a Palavra de Deus é a nossa unica regra de fé e pratica.
O Espirito Santo ilumina o leitor para que percebam que a Bíblia é diferente de qualquer outro livro. A Bíblia é a verdade, sendo o aferidor final pela qual toda suposta verdade deve ser avaliada. Devemos confiar nas Palavras das Escrituras, assim procedendo, estaremos confiando no próprio Deus. A necessidade da Escritura, significa que é preciso ler a Bíblia ou ter alguém que nos diga o que nela se encontra para conhecer Deus pessoalmente, obter perdão de nossos pecados e saber com clareza o que ele quer que façamos. A leitura e estudo regular da Palavra de Deus é fundamental para a vida espiritual.
Versículos-Chave
2Timóteo 3.16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,”
1Pedro 1.11–12 “investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.”
2Pedro 1.20–21 “sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”
Salmo 119.1 “Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor.”
João 10.27 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.”
João 17.17 “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”
Romanos 10.14 “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?”
Romanos 10.17 “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”
Mateus 4.4 “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”

DEUS

Deus existe e criou todas as coisas. A bíblia em nenhum lugar tenta provar a existência de Deus, ela simplesmente assume. O Deus que se revela a nós no tempo e espaço é o mesmo Deus que habita além deles.
Gênesis 1.1 “No princípio, criou Deus os céus e a terra.”
Salmo 19.1“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.”
Deus é espírito.
João 4.24“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”
1Timóteo 1.17“Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!”
Deus é onipotente. Deus tem todo o poder de fazer o que deseja de acordo com sua natureza.
Salmo 135.6“Tudo quanto aprouve ao Senhor, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos.”
Salmo 93.4“Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o bramido das grandes águas, do que os poderosos vagalhões do mar.”
Salmo 115.3“No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.”
Mateus 19.26“Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.”
Gênesis 18.14“Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.”
Deus é onisciente. este atributo refere-se ao conhecimento perfeito de Deus de si mesmo e daquilo que ele criou. O conhecimento de Deus é ilimitado, abrangente e perfeito em todos os sentidos.
Salmo 33.13–15“O Senhor olha dos céus; vê todos os filhos dos homens; do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra, ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.”
Salmo 139.1–4“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda.”
Jó 36.4“Porque, na verdade, as minhas palavras não são falsas; contigo está quem é senhor do assunto.”
Mateus 10.30“E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.”
Deus é onipresente. Deus está presente em todos os lugares e não esta limitado a qualquer lugar e espaço. Deus está esta presente em todos os lugares, ele não preenche os lugares como afirmam os panteístas, Deus se faz presente porque não está localizado em nenhum lugar, Ele é criador do espaço e o senhor do espaço, está livre de limações.
Salmo 139.7–10“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.”
Atos dos Apóstolos 17.24–25 “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;”
Hebreus 4.13“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.”
Deus é eterno. Ele não teve um começo no tempo, nem terá um fim. Ele não existe dentro do tempo, mas antes do tempo e fora do tempo.
Salmo 90.1–2“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.”
Salmo 102.12 “Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre, e a memória do teu nome, de geração em geração.”
1Timóteo 6.16“o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!”
Isaías 57.15“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.”
Deus é infinito. Deus é perfeito em tudo o que ele é, transcede sua criação e o unico que é alem dos limites.
1Reis 8.27“Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.”
Isaías 66.1“Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?”
Salmo 145.3“Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável.”
Efésios 3.20“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,”
Deus é imutável - Existindo fora do tempo, ele é tudo o que ele é em um momento imutável, livre do movimento e desenvolvimento da história.
Malaquias 3.6“Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.”
Tiago 1.17“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”
Salmo 102.26–28“Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste, como roupa os mudarás, e serão mudados. Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim. Os filhos dos teus servos habitarão seguros, e diante de ti se estabelecerá a sua descendência.”
Números 23.19“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”
Romanos 1.23“e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.”
Deus é bom.
Lucas 18.19 “Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.”
amor,
Deus é santo.
Salmo 99.9 “Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o seu santo monte, porque santo é o Senhor, nosso Deus.”
Isaías 6.3 “E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”
Deus é justo.
Deuteronômio 32.4 “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.”
Romanos 3.26 “tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.”
Deus é zeloso.
Deus é livre.
Salmo 115.3 “No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.”
Deus é perfeito.
Mateus 5.48 “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.”
Todas as pessoas tem um profundo senso interior de que Deus existe, entretanto muitos rejeitam essa verdade.
Romanos 1.19 “porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.”
Salmo 10.4 “O perverso, na sua soberba, não investiga; que não há Deus são todas as suas cogitações.”
Embora nunca conheçamos a Deus plenamente, podemos conhece-lo pessoalmente.
João 17.3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
Jeremias 9.24 “mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.”
Versículos-Chave
Atos dos Apóstolos 17.24–25; Salmo 90.2; Salmo 102.27; Malaquias 3.6; Salmo 90.2; Efésios 1.4; Judas 25; Jeremias 23.23–24; Salmo 139.7–10; 1João 3.20; Hebreus 4.13; Jeremias 10.10; Gênesis 18.14; João 4.24; 1João 4.8; 1João 1.5;

A TRINDADE

O Deus Triúno são três pessoas distintas, Deus Pai, Deus Filho (Jesus) e Deus Espirito Santo, entretanto há apenas um Deus.
A Bíblia ensina claramente que existe somente um Deus ( Dt.6.4; Is.42.8; Tg.2.19)
A Bíblia também ensina claramente que o Pai é Deus, que o Filho é Deus, e que o Espirito é Deus. Cada um Deles fazem coisas que só Deus pode fazer, e recebe adoração devida somente a Deus.
A Bíblia também ensina claramente que o Pai, o Filho e o Espirito não são idênticos um com os outros, entretanto cada pessoa da Trindade é totalmente Deus, Eles compartilham da mesma essência.
A doutrina da Trindade distingue o Cristianismo de outras religiões monoteístas. Ser Cristão é ser trinitariano porque, embora a palavra Trindade não apareça em nenhum lugar da Palavra de Deus, a mensagem e a experiencia do Evangelho é incompreensível sem ela.
Versículos-Chave
Mt 28:19; Jo 10:22–30; Jo 14:1–28; Jo 16:4–15; 2Co 13:14; Gl 4:6; Ef 2:18; Jo 14:20; Jo 17:1–26; Cl 2:9; 1Pe 1:2; Mt 11:27; 1Co 15:27–28; Mt 3:16–17; Gênesis 1.26; Mateus 28.19; Judas 20–21.

CRISTOLOGIA

Jesus Cristo é a Segunda pessoa da Trindade, Salvador da humanidade, é Deus filho encarnado, plenamente humano e plenamente Deus na unidade integral de sua pessoa sem separação de suas naturezas.
Para completar a missão de redenção que lhe foi confiada pelo Pai, o Filho assumiu nossa natureza humana. Sem deixar de ser o que sempre foi, o Filho entrou no ventre da virgem Maria e encarnou-se como homem, inaugurando assim o Reino de Deus. Em sua natureza humana, padeceu necessidades, foi tentado mas não só não cometeu pecados como era incapaz de pecar, pois Ele era Deus, a pessoa divina do Filho de Deus que sofreu e morreu na cruz para nos salvar do que merecemos e nos conduzir à vida com Deus em união com ele pela Fé.
Jesus como nosso mediador tomou nosso lugar para pagar o preço do pecado humano, obteve perdão e nova vida para nós, agora advoga com o Pai em nosso favor, e um dia nos trará ao descanso final na presença de Deus.
Jesus também é considerado pelas escrituras como o segundo Adão, isto é, como um novo começo da raça humana e um novo homem representativo. Todos nós morremos no primeiro Adão e devemos ser ressuscitados para uma nova vida no segundo. ( 1Co.15.22)
Jesus assumiu e cumpriu três oficios.
Profeta - Ele era um profeta no sentido de que ele proclamou a palavra de Deus, mas diferente dos profetas do A.T., ele era a própria Palavra proclamada.
Ele era um sacerdote, semelhante ao sumo sacerdote do antigo Israel, mas superior porque Ele era o próprio sacrifício e esse sacrifício era eterno.
Cristo como Rei o designa como Filho de Davi que senta em um trono eterno, que reina sobre toda a terra, e que constrói a igreja com a palavra de seu poder.
Versículos-Chave
Mt 1:20–23; Lc 4:16–24; Mt 16:15–18; Jo 5:30–46; Jo 8:48–58; Jo 17:1–26; Cl 2:9; Jo 11:25–27; Mt 16:13–17; Mt 1:21–23; Fp 2:10; Jo 10:11–14;Hb 12:22–24, 1Tm 2:5–6, Rm 6:5–14, Jo 17:1–26, Hb 9:11–10:18,Jo 3:14–16; Rm 5:5–8; Rm 5:10; 1Jo 4:8–10, 1Co.15.28, Ef.4.4, Hb. 4.14-5.10; Dt 18:15–22; Is 61:1–2; Ml 3:1; Mt 17:5; Mt 21:11; Lc 4:18–21; Jo 1:21–25; Jo 6:14; At 3:22–26; Ef 2:17; Hb 1:1–2;1Sm 2:35; Sl 110:4; Zc 3:1–10; Zc 6:9–15; Jo 17; Hb 1:3; Hb 2:5–18; Hb 4:14–16; Hb 5:1–10; Hb 7:1–28; Gn 49:8–11; Dt 17:15–20; 2Sm 7:9–14; Sl 2:6; Sl 45:6; Sl 110:1–2; Is 9:6–7; Is 11:1–10; Dn 2:44; Mt 1:1–17; Mt 27:28–29; Lc 1:32–33; Jo 18:36–37; Hb 1:8; Ap 19:16; Mt 4:1–11, Lc 4:1–13, Mt 26:36–46, Lc 22:39–46, Hb 4:15

PNEUMATOLOGIA

O Espirito Santo é a terceira pessoa da trindade. Ele é a pessoa que realiza a obra consumada de Cristo e a aplica a nós. O Espirito Santo foi pedido a Deus por cristo para que o enviasse. O espirito Santo foi enviado para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. O Espirito Santo é co-autor das Escrituras sagradas, ele inspirou homens a escrever. O Espirito Santo capacita a Igreja com dons espirituais, a comunhão dos crentes é fortalecida por sua presença na sua adoração e vida comum. O Espirito Santo ora por nós, sente ciumes e pode ser entristecido. O Espirito Santo sela, nos dando uma nova vida e dons específicos que promovem a propagação do Evangelho. Amor, alegria, paz, paciência, longanimidade dentre outros são frutos do Espirito Santo na vida do crente. O proposito final do Espirito Santo é glorificar a Jesus Cristo e revelar seu Reino no mundo, até o momento em que o próprio Cristo retornara estabelecendo definitivamente seu Reino.
Versículos-Chave
At.15.28; At.5.3-4 ; 2Co.3.18; Gl. 5.22; Jo.14-17; Jo.15.26; Jo.16.8; 1Co.12.4-11; At.2.1-40; Rm.8.26; Jo.14.15-27; Jo.16.4-15; Ap.2.1-3.22;2Pe.1.21;Ef.1.13-14; Ef.4.30-32; Tg.4.5-10

ANTROPOLOGIA

O homem foi criado por Deus e é imagem e semelhança de Deus. Quando Deus fez Adão e Eva, Ele fez boas criaturas originalmente justas. Mas então nós radicalmente caímos, por causa do pecado, a imagem de Deus em nós ficou distorcida. O pecado distorce nosso julgamento moral, obscurece nosso pensamento e dificulta nossa comunhão com os outros.
Entretanto, Deus esta restaurando essa imagem distorcida pelo pecado por meio da vida, morte e ressurreição de Jesus, dando aos cristãos uma nova natureza que esta sendo renovada em conhecimento, à imagem do seu Criador.
Nós humanos fomos feitos de corpo e alma; há uma parte física de nós e uma parte não física de nós.
As características notáveis dos seres humanos são: razão, emoção e vontade.
Humanos podem ser masculinos e femininos, podendo vir de diferentes nações e culturas.
O homem foi Criado para a glória de Deus e o objetivo de sua vida é glorificar a Deus seu criador
Versículos-Chave
Gn.1.27; Gn.2.7; Sl.8; Ef.2.1-3; Is.43.7; Sl.16.11; Sf.3.17; Rm.8.29; Cl.3.10;

HAMARTIOLOGIA

O pecado destroça tudo e todos.
O pecado é qualquer falha em obedecer a lei moral de Deus em atos, atitudes ou natureza. Deus odeia o pecado porque este contradiz tudo o que Ele é.
O pecado existiu em satanás e seus demônios antes de Adão e Eva pecarem, que então entrou no mundo através da decisão deles, nem Deus nem Satanás obrigaram eles, fizeram isso de livre e espontânea vontade e assim pecaram contra Deus.
O pecado tornou-se algo que Adão naturalmente praticava e também nos fez herdar uma natureza pecaminosa (pecado original), que é naturalmente oposta a Deus e a sua lei moral. Para Deus todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo.
Recebemos não só a natureza pecaminosa de Adão, mas também a culpa gerada pelo pecado, todos os homens pecaram, todos estão destituídos da Gloria de Deus, não ha ninguém que faça o bem. A consequência do pecado é a morte, entretanto, em Cristo somos restaurados da condenação do pecado.
Versículos-Chave
Gn.2.17; Gn3.6; Rm.7.18; Jr.17.9; Sl.51.5; Sl.58.3; Is.64.6; Rm 5.12; 5.19; 1Rs.8.46; Sl.14.3; Rm.3.23; 6.23;

SOTERIOLOGIA

O homem está morto em seus delitos e pecados, sendo incapaz de salvar-se. A salvação para o homem por si só e impossível mas para Deus é possível.
Salvação significa libertação da condenação do pecado, a salvação é completa e segura a partir do momento em que o homem confia em Jesus como seu salvador.
Podemos dividir a salvação em quatro etapas:
REGENERAÇÃO - É a ação divina pela qual Deus renova o homem caído para que reflita o seu caráter. A regeneração é a resposta para a corrupção moral causada pelo pecado. E essencial par a participação do reino de Deus. Na conversão Deus concede ao crente uma nova vida e uma nova identidade em Cristo, João chama isso de nascer de novo, Paulo “uma nova criação”. Em ambos os casos essa mudança é provoca pelo Espirito Santo, que vem habitar no crente. Somente Deus sabe o momento exato em que a regeneração acontece, diferente da conversão que é uma resposta humana ao convite do evangelho, a regeneração é a ação divina de renovação que segue a conversão.
JUSTIFICAÇÃO - é uma aceitação judicial do cristão por Deus como não culpado porque seus pecados não são considerados contra ele. Todos os que creem em Jesus são justificados pela fé. A Justiça de Jesus é imputada a nós.
SANTIFICAÇÃO - É a obra sobrenatural de Deus em andamento para transformar pecadores justificados à imagem de seu Filho: torna-los santos, à semelhança de Cristo e capacitados a fazer boas obras. Este processo, não acontece em um momento, mas é a obra continua do Espirito Santo ao longo da vida do Crente, sendo transformado em todas as áreas de sua vida: interior e exterior, coração e ação, relacionamentos e propósitos. Embora a santificação seja um processo sobrenatural de Deus, exige-se, uma cooperação do crente neste processo, como por exemplo: oração,leitura e meditação da Palavra de Deus, comunhão com os crentes na igreja, dentre outras coias.
GLORIFICAÇÃO - É a conclusão final da salvação, o momento mais esperados pelos cristãos, o corpo caído e corrupto sera transformado e glorificado, será um tempo de alegria eterna com Deus e nunca mais haverá choro.
Versículos-Chave
Ef.2; Mt.19.26; Jo.6.47; Jo.3.3-7; Rm.3.24-25,28; Jo.3.3; 2Co.5.17; Mt 19:28; Rm 8:1–17; Rm 8:19–23; Ef 2:1–6; Ef 4:22–24; Cl 3:9–10; Ez 11:19–20; Tt 3:5; 2Co 5:17; Ef 5:26–27; Fp 2:12–13; Jo 17:17–19; Rm 8:12–13; Rm 15:16; 1Ts 5:23; 2Ts 2:13; Hb 10:10–13; Hb 13:12; Hb 13:20–21; 1Pe 1:2; Cl 1:22; 1Co 1:2; 1Co 1:30;1Co.15.51-58.

ANGELOLOGIA

Anjos são seres inteligentes, morais e espirituais que possuem poderes e que são criados por Deus que o adoram e realizam sua vontade.
Suas funções principais, são se envolver na adoração de Deus no céu e realizar seus propósitos na terra. Deus comissiona a anjos para proteger seu povo, livra-los do perigo, transmitir mensagens divinas e encorajar crentes. São organizados em hierarquia, Miguel nomeado como arcanjo e, portanto, aparentemente, o principal líder dos anjos. existem também os querubins e os serafins, nenhum dos quais é explicado. Os anjos desempenharam um papel importante na historia da redenção, aparecendo frequentemente em momentos como o nascimento de Cristo, a ressurreição, e a ascensão.
Versículos-Chave
Hb 1:14; Hb 13:2; Is 6:2–3; Dn 10:10–14; Lc 1:26–38; 2Rs 19:35; Jó 1:6; 2Pe 2:11; Cl 1:16; Mt 22:28–30; Lc 15:10; Zc 1:9–10; Sl 103:20–21; Ez 10:1–22
Satanás - Também conhecido como diabo, serpente, o grande dragão, o príncipe da potestade do ar, o deus desta era, maligno, acusador, tentador, é o chefe dos demônios e liderou sua rebelião contra Deus; ele agora os guia em propagar o mal no mundo. Embora poderoso não é igual a Deus. Após seu retorno, Cristo derrotará completamente a Satanás e seus demônios e os lançara no lago de fogo.
Versículos-Chave
Gn 3:1–15; Jó 1:6–12; Jó 2:1–10; Ap 12:1–12; Mt 4:1–11; 1Pe 5:8–9; 1Jo 3:8; Jo 8:44; Jó 1:6–12; 1Co 7:5; At 5:3; Ap 20:1–6
Demônios - São anjos caídos que se rebelaram contra Deus e continuam a propagar o mal no mundo. Embora os demônios sigam apos satanás, e mesmo agindo contra a vontade de Deus, a soberania do Senhor, coloca limites e faz com que o mal se converta em bem para a glória dEle.
Versículos-Chave
1Tm 4:1–3; Ap 12:1–12; Mc 5:1–20; Ef 6:11–16; Lc 4:33–41; 1Rs 22:19–23; Dn 10:10–14; 2Pe 2:4; Jd 1:6; Mt 25:41; Dt 32:17; Mt 12:45; 1Sm 16:14–16

ECLESIOLOGIA

A igreja é a comunidade de todos os verdadeiros cristãos em todos os tempos (igreja invisível). Entretanto temos a igreja visível, que é parte da invisível, compostas por pessoas regeneradas e não regeneradas. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal, antes, a igreja é um corpo constituído por pessoas regenerados por Deus. Pessoas chamadas para fora do pecado, que não participam do mal que opera no mundo.
A Bíblia é a unica regra de fé e pratica da igreja. Cristo foi quem edificou a igreja.
A igreja deve adorar a Deus, discipular seus membros e evangelizar o mundo.
A adoração a Deus, é realizado, como Paulo afirma, “salmos, hinos e canticos espiriruais com gratidão a Deus em seus corações. Oculto prestado a Deus na igreja
A igreja é formada de todos os verdadeiros cristãos em todos os tempos A igreja é santa e é chamada para ser santa, isso não tem haver com sua própria justiça ou poder, mas a obra expiatória de Jesus e a presença santificadora do Espirito Santo. Ela é o corpo de Cristo, onde Ele é o cabeça. Jesus é o fundador da igreja, o supremo pastor e sacerdote, a igreja desde sua fundação é guiada pelo Espírito Santo, que ensina, corrige e orienta os Santos para a sua caminhada. A igreja se fundamenta na doutrina dos apóstolos, a apostolicidade da igreja é a crença de que a igreja recebe, defende e entrega o evangelho de Jesus Cristo como testificado por seus apóstolos. Só existe uma igreja. A unidade da igreja é a união espiritual dos redimidos através da habitação do Espirito, que se manifesta no ajuntamento visível dos fiéis, entretanto podemos distinguir a igreja universal da igreja local. A primeira referi-se a união espiritual feita pelo Espírito Santo a todos os cristãos no mundo, tanto na era passada, presente e há por vir. A igreja local é parte da universal. É a congregação física em um espaço onde os crentes se reúnem para cultuar a Deus. Pelo que podemos dizer, a igreja sempre teve uma forma organizada de liderança, essa forma foi fornecida inicialmente pelos apóstolos, anciãos e outros lideres nomeados para governar, ensinar e ajudar o povo de Deus a cumprir seu propósito eterno.
Versículos-Chave
Mt 18.15-20; At 13.1-3, 20.17-31; 1Co 3.11-17, 4.17; Ef 2.20-22, 4.11-16, Cl 1.18; Hb 12.22-24; Ef 1.22-23; 1Tm 3.1-13; Tt 1.5-9; At 20.17,28

ESCATOLOGIA

Jesus disse a seus discípulos que voltaria à terra pela segunda vez. E as Escrituras deixam evidente que ninguém sabe o tempo exato desse retorno. Entretanto o cristão deve esperar por esse dia com muita expectativa. Existem passagens nas escrituras que nos fala de sinais que precederão a época da sua volta. Esses sinais nos foi dado para intensificar a expectativa do retorno de Cristo. A bíblia diz sobre o milênio, e existe algumas linhas de pensamento:
Pré - Milenialistas - acreditam que a segunda vinda de cristo ocorrerá antes do milênio, quando Ele governará as nações por mil anos até que a história termine.
Pós - Milenialistas - acreditam no retorno de Cristo apos a era milenar, quando haverá paz progressivamente no mundo por causa da propagação do evangelho e da influencia cristã sobre a sociedade.
Amilenialistas - não acreditam literalmente no milênio, afirmam que esse milênio já esta acontecendo nos corações dos crentes, e os crentes que morreram já reinam com Cristo, o milênio é uma figura de linguagem para um longo período de tempo, ou seja, toda a era da igreja desde o pentecostes até o retorno de Cristo.
Independentemente do tempo do fim, e mesmo não havendo consenso em relação ao milênio, a vitoria final é certa, os santos serão arrebatados, os mortos em Cristo ressuscitarão, os impios serão condenados, o diabo e os demônios derrotados, Jesus Cristo, o Rei vitorioso executará para sempre seu juízo final. Então, Ele reinara para sempre.
Versículos-Chave
Jo.14.3, At.1.11; 1Ts.4.16; Hb.9.28; 2Pe.3.10; 1Jo.3.2; Mc.13.32; Mt.24.44; Ap.22.20; Mc.13.10;Mt.24.14;Mc.13.19-20;Lc.21.25-27;Mt.24.29-30;2Ts.2.1,3-4;Rm.11.25-26; Lc.21.28; Ap.20.10; Ap.20.7-10.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.