Exemplo de Humildade
Sua humildade não procedeu da Sua pobreza, mas da Sua riqueza. Sendo rico, fez-Se pobre. Sendo Rei, fez-se servo. Sendo Deus, fez-se homem. Sendo soberano do universo, cingiu-Se com uma toalha e lavou os pés dos discípulos.
Era costume lavar os pés antes de se assentar à mesa.
Jesus estava no cenáculo com eles.
Jesus esperou que tomassem a iniciativa de lavar os pés uns dos outros. Mas eles eram orgulhosos demais para fazer um serviço de escravo. Ninguém tomou a iniciativa.
Aliás, os discípulos abrigavam no coração a dúvida de quem era o mais importante entre eles
Eles pensavam que privilégios implicavam grandeza, reconhecimento, aplausos e regalias
Jesus, porém, reprova a atitude deles, mostrando-lhes que, entre os que O seguem, mede-se a grandeza de qualquer um pelo serviço prestado.
Jesus repreende o orgulho dos discípulos com Sua humildade.
A grandeza no reino de Deus não é medida por quantas pessoas estão a seu serviço, mas a quantas pessoas você está servindo.
Devemos ter o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Ele, sendo Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus. Ele Se esvaziou. Ele Se humilhou. Ele sofreu morte humilhante, e morte de cruz
Jesus, sendo o Soberano do universo, cingiu-Se com uma toalha. Sendo o Rei dos reis, inclinou-Se para lavar os pés sujos dos Seus discípulos. Ah, como precisamos dessa lição de Jesus hoje! Temos hoje muitas pessoas importantes na igreja, mas poucos servos. Muita gente no pedestal, mas poucas inclinadas com a bacia e a toalha na mão. Muita gente querendo ser servida, mas poucas prontas a servir. A humildade de Jesus repreende o nosso orgulho.
